Ricardo Vignini comemora 30 anos de carreira

O violeiro, compositor e produtor musical Ricardo Vignini celebra seus trinta anos de carreira, com 6 lives do Projeto Reviola contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo do Governo Federal…

 

 

 

 

No dia 20 de março de 2020 o violeiro Ricardo Vignini lançaria seu álbum Reviola no Sesc 24 de Maio, seu 19º álbum de carreira, o que era para ser uma data de celebração se tornou em um grande pesadelo pois foi exatamente nessa semana que o isolamento teve inicio devido a pandemia e não voltou mais ao que era “habitual”.

Isolado desde então Ricardo Vignini lançou em junho de 2020 o álbum Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo, gravado com Fernando Nunes no baixo e Ricardo Berti na bateria no dia 27 de novembro de 2019 e ainda em breve será lançado também um documentário sobre essa gravação. Ricardo não parou de produzir, e em dezembro de 2020 lançou mais um álbum, o Cubo totalmente concebido e elaborado durante o isolamento.

O Projeto Reviola contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo do Governo Federal, com estreia marcada para dia 20 de março de 2021, aniversário de um ano da data que aconteceria o lançamento do álbum, contará com a maior parte dos músicos que fariam parte do show presencial.

As lives serão um apanhado das músicas do violeiro Ricardo Vignini, que neste ano de 2021 completa 30 anos de carreira. Com 6 apresentações transmitidas por seu canal www.youtube.com/ricardovignini sempre às 18 horas, os espetáculos contam com Ricardo Vignini na viola, Fernando Nunes no baixo e a bateria de Ricardo Berti, e a cada fim de semana (sábado e domingo) o violeiro recebe músicos como Adriana Farias e Alzira E (20 e 21 de março), Socorro Lira e Uli (27 e 28 de março) e fechando as lives Zé Geraldo e Tuia ( 3 e 4 de abril).

Também nas comemorações dos seus 30 anos de carreira, Vignini prepara com financiamento coletivo o lançamento físico (apenas 500 cópias) dos 3 álbuns lançados em formato digital em 2020, “Reviola”, “Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo” e “Cubo” em um CD Triplo 30 Anos, com 32 músicas, e a edição limitada da versão física do livro “Ricardo Vignini – Viola Caipira | Partituras | Tablaturas”.

Reviola – Neste álbum o violeiro explora sua pesquisa relacionada à absorção de variados gêneros musicais para a linguagem da viola caipira. São 11 faixas autorais, algumas em parceria com compositores como André Geraissati, André Abujamra, Socorro Lira. Conta também com a participação de músicos do naipe de Lenine, Guarabyra, Zé Geraldo, e mais.

Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo – Esta obra surgiu de uma gravação ao vivo no estúdio Space Blues em São Paulo, documentado pelo cineasta Mário de Almeida, película ainda a ser lançada. Fernando Nunes encarrega-se do baixo e Ricardo Berti da bateria. Neste vigésimo álbum, Ricardo Vignini toca viola maciça, que resulta como uma guitarra.

Cubo – Foi concebido durante os meses de pandemia e teve apenas uma música gravada em estúdio. As restantes cada um dos catorze músicos gravou em seu estúdio. O trabalho, que contém 10 faixas, foi produzido, mixado e masterizado por Vignini. Há composições suas, e também de André Abujamra, Zé Ramalho, Socorro Lira, entre outros, e uma do compositor mexicano, já falecido, Lorenzo Barcelata. Ouvimos algumas releituras de músicas que não fazem parte do repertório tradicional violeiro, mas que soam bem no instrumento.

O crítico musical Júlio Maria em seu blog no jornal O Estado de São Paulo em 31 de dezembro de 2020 incluiu Ricardo Vignini em sua lista “meus melhores do ano”.

Como se percebe, será uma comemoração em alto estilo para os admiradores de todos os tipos de música, já que Ricardo Vignini flutua do rock ao blues, à música latina e à MPB. Uma celebração digna do talento maior de um artista que faz parte da elite do mundo musical brasileiro.

 

 

 

 

Ricardo Vignini
Reviola
Ricardo Vignini, violas
Fernando Nunes, baixo
Ricardo Berti, bateria
Temporada online
Pelo canal do Ricardo Vignino no YouTube 

Participações: Adriana Farias e Alzira E
Sábado, 20 de março, às 18h
Domingo, 21 de março, às 18h

Participações, Socorro Lira e Uli
Sábado, 27 de março, às 18h
Domingo, 28 de março, às 18h

Participações de Zé Geraldo e Tuia
Sábado, 03 de abril, às 18h
Domingo, 04 de abril, às 18h

 

Financiamento coletivo do CD Triplo 30 Anos
https://www.catarse.me/ricardo_vignini_30_anos_cd_triplo

www.ricardovignini.com.br

 

Sobre Ricardo Vignini

Nascido na cidade de São Paulo, o violeiro Ricardo Vignini é também produtor musical e pesquisador de cultura popular do sudeste. Gravou cinco CDs ao lado da banda Matuto Moderno e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil,

Integra o duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, obtendo grande repercussão nacional e internacional, apresentando versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin. Gravou e produziu 3 CDs e um DVD do violeiro Índio Cachoeira. Participou do CD Carbono do Lenine e do seu show no Rock in Rio 2016.

É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, amplificadores Gato Preto, e violas Rozini.

Em 2010 lançou seu primeiro CD solo “Na Zoada do Arame”, Dividiu o palco com artistas americanos como Bob Brozman – turnê brasileira em 2003 – e Woody Mann, em 2006 e 2008. Leciona viola caipira há 18 anos e produz CDs de vários artistas há 10 anos. Apresentou-se nos EUA, Canadá, Europa e América Latina.

Entre gravações e apresentações também trabalhou com Lenine, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Pena Branca, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, André Abujamra, Robertinho de Recife, Ivan Vilela, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Socorro Lira, Katya Teixeira, Maria Dapaz, Macaco Bong, Golpe de Estado, Picassos Falsos, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Matuto Moderno, Paulo Simões. É proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.

Discografia

Discografia – Solo
CD Digital – Cubo (Folguedo/Tratore) 2020
CD Digital – Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo (Folguedo/Tratore) 2020
CD Digital – Reviola (Folguedo/Tratore) 2020
CD Digital – Viola De Lata Ao Vivo (Folguedo/Tratore) 2019
CD Físico e Digital – Viola de Lata (Folguedo Tratore) 2019
CD Físico e Digital – Rebento (Folguedo/Tratore) 2017
CD Físico e Digital – Na Zoada do Arame (Folguedo/Tratore) 2010

Discografia – Moda de Rock
(Ricardo Vignini & Zé Helder)
CD Físico e Digital – Moda de Rock Toca Led Zeppelin (Folguedo/Tratore) 2018
CD Físico e Digital – Moda de Rock II (Folguedo/Tratore/ProAc ) 2016
DVD e CD Digital – Moda de Rock Ao Vivo com participações de Pepeu Gomes, Kiko Loureiro e Os Favoritos da Catira (Folguedo/Tratore) 2013
CD Físico e Digital – Moda de Rock & Viola Extrema (Folguedo/Tratore) 2010

Discografia – Matuto Moderno
CD Digital – Matuto Moderno 20 Anos Ao Vivo! Participações de Andreas Kisser, André Abujamra, Pereira da Viola e Chico Lobo (Folguedo/Tratore) 2019
CD Físico e Digital – Matuto Moderno 5 (Folguedo/Tratore) 2013
CD Físico e Digital – Empreitada Perigosa (Folguedo/Tratore) 2009
CD Físico e Digital – Razão da Raça Rústica (Folguedo/Tratore) 2005
CD Físico e Digital – Festeiro (Folguedo/Tratore) 2002
CD Físico e Digital – Bojo Elétrico (Folguedo/Tratore) 2000

Discografia – Outros
CD Digital – Viola Caipira Duas Gerações com Índio Cachoeira e Ricardo Vignini Ao Vivo (Folguedo/Tratore) 2020
CD Físico e Digital – Nós do Rock Rural – Tuia, Tavito, Vignini, Zé Geraldo e Guarabyra (Kuarup) 2019
CD Físico e Digital – Viola Caipira Duas Gerações com Índio Cachoeira e Ricardo Vignini (Prêmio da Música Brasileira Funarte / Folguedo / Tratore) 2015
CD Físico e Digital – Mano Sinistra (Folguedo/Tratore) 2014
CD Físico e Digital – Cheap Tequila (Folguedo/Tratore) 1998

 

Redes Sociais do Ricardo Vignini:
www.youtube.com/ricardovignini
www.facebook.com/ricardovigninivioleiro
@ricardovignini 

 

Foto: Rita Perran

1 comentário em “Ricardo Vignini comemora 30 anos de carreiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *