Galeria BASE abre a exposição “Eles já estavam aqui”

“a essência de um povo que se materializa enquanto desejo criativo”

 

 

 

A Galeria BASE abre a exposição “Eles já estavam aqui”, com curadoria de Paulo Azeco e coordenação artística de Daniel Maranhão exibindo, aproximadamente, 50 obras. Os trabalhos apresentados possuem um pluralismo de cores e formas, composições e olhares de artistas nativos dos mais distintos cenários brasileiros. “Sem nos atermos às discussões de nomenclaturas da Arte “dita” popular, como ingênua, espontânea, naif ou não erudita, nos apraz apresentar um conjunto potente, extenso e, sobretudo, plural”, explica Daniel Maranhão.

Os artistas selecionados “são indivíduos cuja criatividade espelha um viver assumido, onde a imaginação reintegra e reinventa os objetos do existir. (…..) O fazer artístico, como processo vital ligado a condição humana, encontra nos artistas dessa exposição seus canais amplificadores, onde a partir da sabedoria e das experiências herdadas, transcendem o ato do simples fazer alcançando o “Sonho”, como na frase de Gullar (‘a arte existe porque a realidade não basta… O que eu quero é sonho’)”, define o curador.

Foram reunidas obras importantes, entre pinturas e esculturas, de nomes como Agnaldo dos Santos, Artur Pereira, Conceição dos Bruges, Chico da Silva, GTO, José Antônio da Silva, José Bezerra, Lorenzato, Maria Auxiliadora, Mestre Guarany, Mestre Nuca, Mirian, Nino, Nhô Caboclo, Poteiro, Ranchinho, Véio, acrescido de Rubem Valentim, que representam o que há de maior destaque.

Como um presente adicional ao público, a mostra apresenta um recorte de uma valiosa coleção particular, resultante de décadas de aquisições feitas sob o olhar apurado de seu proprietário, cujo projeto é criar um museu para receber o conjunto completo. Possivelmente, essa será uma das últimas oportunidades de se admirar essas obras antes que elas sejam alocadas no novo espaço.

Em relação aos artistas da mostra “São subversores inconscientes de um padrão tanto de processo quanto de criação e por isso sua potência merece ser vista e pensada como força motriz essencial para a formação de uma identidade cultural verdadeiramente Brasileira”, conclui Paulo Azeco.

A Galeria BASE cumpre todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades competentes referentes a COVID 19.

 

 

 

 

 

Exposição: “Eles já estavam aqui”
Curador: Paulo Azeco
Coordenação Artística: Daniel Maranhão
Coordenação Administrativa: Leonardo Servolo e Cássia Malusardi
Abertura: 14 de agosto – sábado – das 12:00 às 18:00
Período: de 14 de agosto a 18 de setembro de 2021
Horário: de terça a sexta-feira, das 11hs às 19hs; sábado, das 11hs às 15hs.
Galeria BASE
Al Franca 1030, Jardim Paulista – São Paulo, SP
Telefone: (11) 3062 6230
WhatsApp (11) 98327 9775 / (11) 98116 6261
E-mail: contato@galeriabase.com.br

 

Foto da obra Leão de Mestre Nuca – Década de 70, Escultura em barro cozido

1 comentário em “Galeria BASE abre a exposição “Eles já estavam aqui”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *