Músicas e compositores simbólicos para sua trajetória artística compõe o repertório, um imaginário musical que entrelaça o popular e o erudito…
…
O pianista Amilton Godoy comemora seus 80 anos de vida da melhor maneira para um músico, com o lançamento de um disco especial. Diga-se especial, pois o repertório de nove faixas foi escolhido minuciosamente por Amilton, com um apanhado de músicas e compositores que estiveram presentes em sua formação e carreira. Cada faixa gravada é uma lembrança forte, um imaginário musical emocional que influenciaram sua trajetória e que entrelaçam o erudito e popular, gêneros que sempre conviveram em perfeita harmonia em seu universo artístico. Amilton Godoy – 80 anos estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 28/10, também com tiragem em CD.
Amilton convidou para o novo álbum, o baterista Edu Ribeiro, o baixista Sidiel Vieira, o gaitista Gabriel Grossi e seu filho, o saxofonista Tico d’Godoy. Os músicos também participam dos shows de lançamento que acontecem nos dias 28 de outubro (quinta-feira), presencial em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso, 06 de novembro (sábado), online no Teatro Municipal de Bauru (transmitido pelo canal da Secretaria de Cultura de Bauru) e 26 de novembro (sexta-feira, às 21h), online com transmissão aberta pelo Youtube do pianista (www.youtube.com/amiltongodoyoficial). Todos os shows são gratuitos.
“Ainda me lembro do grande maestro e compositor Camargo Guarnieri me perguntando: ‘Amilton, você não poderia gravar o Ponteio 49 com o seu Trio?’ Também me lembro de Jobim ter sido bem incisivo: ‘Amilton, você precisa gravar Bebel.’ Neste disco comemorativo dos meus 80 anos, tenho a oportunidade de resgatar a minha dívida com estes dois gênios da nossa música brasileira e também com outros que permearam toda minha história. O repertório que escolhi levou em consideração a importância que todos os compositores, presentes neste disco, tiveram na minha formação e na minha carreira. Cada faixa é a lembrança de um amigo ou do forte imaginário musical que pautaram minha trajetória até aqui.”, conta Amilton sobre a concepção de Amilton Godoy – 80 anos.
Como solista convidado, Amilton teve oportunidades de tocar Rhapsody in Blue (Gershwin) com orquestras em diferentes países, mas sempre houve a vontade de fazer uma versão para piano solo, onde a parte orquestral fosse inserida dentro do contexto pianístico. O disco traz esta audaciosa versão, assim como as faixas Scheherazade (Korsakov), Pavane Pour Une Infante Défunte (Ravel) e Ponteio 49 (de Guarnieri), representando seu universo erudito.
Do gênero popular, Amilton Godoy – 80 anos traz Frevo Rasgado (de Gilberto Gil e Leonardo Ferreira), Rio Vermelho (de Danilo Caymmi, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Passarim e Bebel (de Antônio Carlos Jobim), além de relembrar e homenagear Elizeth Cardoso, parceira e amiga, com Canção de Amor (de Dorival Silva e Elano Viana de Oliveira Paula).
CD Amilton Godoy – 80 anos
Ano de Lançamento: 2021
Amilton Godoy: piano e arranjos
Participações:
Edu Ribeiro na bateria (nas faixas 1 , 2, 3, 4, 7 e 8)
Sidiel Vieira no baixo acústico (nas faixas 1 , 2, 3, 4, 7) e baixo elétrico (faixa 8)
Gabriel Grossi com harmônica (faixas 2 e 6)
Tico d’ Godoy com saxofone (faixas 2 e 3)
Gravação: Estúdio Arsis
Engenharia de som, mixagem e masterização: Adonias Souza Junior
Técnico de piano: José Roberto Giraldi
Produção e coordenação: Dani Godoy e Débora Ribeiro de Lima (NINAS)
Selo: DG Produções
Designer gráfico/capa: Rodrigo Sommer
Distribuição: Tratore
Faixa a faixa:
1. Frevo Rasgado (de Gilberto Gil e Leonardo Ferreira)
2. Rio Vermelho (de Danilo Caymmi, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
3. Scheherazade (de Nikolai Rimsky-Korsakov)
4. Pavane Pour Une Infante Défunte (de Maurice Ravel)
5. Canção de Amor (de Dorival Silva e Elano Viana de Oliveira Paula)
6. Passarim (de Antônio Carlos Jobim)
7. Bebel (de Antônio Carlos Jobim)
8. Ponteio 49 (de M. Camargo Guarnieri)
9. Rhapsody in Blue (de George Gershwin)
Amilton Godoy – 80 anos
Shows
Quinta-feira, 28 de outubro, às 21h
Teatro Sérgio Cardoso (somente presencial, seguindo medidas de prevenção ao COVID-19)
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 3882-8080
Capacidade 540 lugares
Ingressos: gratuito
Necessário reserva pelo link Sympla
Sábado, 6 de novembro, às
Teatro Municipal de Bauru
Acesso gratuito
Transmitido pelo canal YouTube da Secretaria de Cultura de Bauru
Sexta-feira, 26 de novembro, às 21h
Show online transmitido pelo canal Youtube do artista
Acesso gratuito
Projeto comtemplado pelo PROAC EDITAL, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Amigos da Arte e do Teatro Sérgio Cardoso, produção das NINAS e realização do Governo do Estado de São Paulo.
Canais do artista:
http://www.amiltongodoy.com/
https://www.facebook.com/godoy.amilton/
https://www.instagram.com/amiltongodoy
https://www.youtube.com/AmiltonGodoyoficial
www.clamescolademusica.com.br
Fotos: Dani Godoy
1 comentário em “Amilton Godoy celebra 80 anos com lançamento de disco e shows”Adicione o seu →