Publicada pela editora Flamingo e ilustrada por Marco Martins, a história é inspirada na infância que a autora teve no interior de SP e trata de um pintinho que perdeu os dedinhos e é acolhido por uma família bem carinhosa…
Dia 27 de novembro, sábado, das 14h às 17h, acontece o evento de lançamento do livro infantil “A Galinha Bira-bira”, de Adriana Balsanelli. Publicada pela editora Flamingo, a obra ganhou ilustrações de Marco Martins. Durante a tarde de autógrafos haverá uma leitura com os artistas convidados Cassio Scapin, Helô Cintra Castilho, Maria Carolina Dressler e Vania Abreu, com direção artística de André Acioli.
Inspirada na infância que Adriana teve no interior de São Paulo, a história trata de um pintinho que é encontrado no meio da chuva por uma menina no quintal do sítio da família. Ela leva o bichinho para dentro da casa, o enrola em um paninho e o deixa perto do fogão a lenha para que ele possa se aquecer.
Por um incidente, o pintinho vai parar na chapa quente do fogão e acaba perdendo os dedinhos da patinha. Depois do susto, a menina cuida bem do animal e a família acaba adotando-o. O nome escolhido para ele foi Biro-biro, por causa do jogador de futebol com o icônico cabelo cacheado e bem amarelo.
O que a menina não esperava é que Biro-biro era, na verdade, uma pintinha. E é claro que isso não importa para a família, que acabou pegando afeto pelo bichinho. A singela e lúdica narrativa carrega uma série de ensinamentos importantes para os pequenos leitores, conta Balsanelli. “Acho que tem três mensagens importantes nessa história. A primeira e mais evidente é a da superação. A criança entender que uma pessoa com deficiência pode ter uma vida feliz. A segunda é o acolhimento de uma família não-tradicional. E a terceira e menos evidente é a transição do que aparentemente era um menino, mas na verdade tratava-se de uma menina, no caso, uma pintinha”.
A autora revela que a ideia de escrever o livro surgiu em um momento terno com a sobrinha, que ama ouvir histórias. “Um dia, quando eu já tinha esgotado todo meu repertório de fábulas conhecidas e famosas, falei que ia contar um caso que tinha acontecido comigo na infância. Contei para ela a aventura da galinha Bira-bira. Ela estava com 4 anos na época, mas senti que ficou muito empolgada e interessada. Ao final, me pediu para contar de novo! Percebi, então, que tinha potencial para fazer algo com essa história”.
Ela ainda conta que a sua experiência de assessora com a divulgação de eventos culturais, sobretudo de peças de teatro infantis, a ajudou a compreender melhor esse universo recreativo da infância. “Frequentar os teatros com espetáculos infantis me fez ver como o lúdico envolve e desperta a curiosidade das crianças. O desejo pela arte e pelo conhecimento é inspirador”, revela.
Lançamento do livro A Galinha Bira-bira de Adriana Balsanelli
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista
Sábado, 27 de novembro, das 14h às 17h
Às 15h leitura com Cassio Scapin, Helô Cintra Castilho, Maria Carolina Dressler e Vania Abreu
Direção da leitura: André Acioli
Acesso para deficientes
Livro A Galinha Bira-bira
Adriana Balsanelli
Editora Flamingo
Data da publicação: setembro de 2021
Número de páginas: 44
Indicação etária: de 7 a 10 anos
Preço de venda: R$30,00
Venda:
Livraria Atlântico
Livraria Martins Fontes
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Sobre Adriana Balsanelli
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Paulista, Adriana Balsanelli atua desde 1996 como produtora e assessora de imprensa de projetos culturais no segmento de música, teatro, dança, circo e artes visuais.
Paulista do interior, mudou-se para a capital em 1985 com o desejo de fazer faculdade de veterinária, mas o destino a levou para a graduação em Comunicação Social. Em 1996, começou a trabalhar como produtora de eventos, direcionando o foco para a produção musical. Durante esse processo, encontrou seu lugar na assessoria de imprensa da área cultural.
Foto: Divulgação
1 comentário em “Adriana Balsanelli lança seu primeiro livro infantil, “A Galinha Bira-bira”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional”Adicione o seu →