A Última Dança, interpretado por Natalia, é um monólogo sobre a condição do trabalho operário. Inspirado no diário de fábrica da escritora e filósofa francesa Simone Weil, escrito por César Baptista, com encenação de Natalia Gonsales, César Baptista, Fernanda Bueno e Janaína Suaudeau. Carne de Mulher, interpretado por Paula Cohen, é um monólogo a respeito de violência de gênero, escrito por Dario Fo e Franca Rame, dirigido por Georgette Fadel, com direção de vídeo de Roberta Cunha…
A Mostra Cênica Monólogos Feministas acontece de 27 a 30 de dezembro com os espetáculos “A Última Dança”, solo de Natália Gonsales, sempre às 18h e “Carne de Mulher”, solo de Paula Cohen, sempre às 20h, com transmissão pelo Youtube da Contorno Produções.
Os dois espetáculos já estrearam em temporadas presenciais e lotaram teatros por todo o Brasil, tendo grande reconhecimento de público e imprensa. Neste momento, chegam em versão online para compor a Mostra Cênica de Monólogos Feministas.
A mostra constrói, através de seus espetáculos, um caminho por produções realizadas por mulheres, dando voz e espaço para essas que, apesar de maioria demográfica, são cotidianamente expostas a situações de desrespeito, assédio e violência, desvalorização profissional, e carregam em seus corpos e histórias toda a carga oriunda da constate exposição ao degradante.
A Última Dança
Monólogo inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil (1909-1943), “Expérience de la vie d’usine” (“Vivendo a vida da fábrica”) e nas pesquisas publicadas por Eclea Bosi (“Simone Weil – A condição operária e outros estudos sobre a opressão”).
Um solo, uma atriz, uma história. Simone Weil, nascida em 1909 em Paris, filha de médico judeu, aos vinte anos aluga um quartinho perto de uma fábrica, despede-se de seus pais, amigos e do ensino da filosofia para trabalhar nas linhas de montagem com o objetivo de vivenciar a condição operária e a opressão social. Com essa vivencia, Simone deixa uma espécie de diário relatando o seu dia a dia na fábrica: o calor do forno, as labaredas, o barulho terrível da caldeiraria, os acidentes, as doenças, as ordens, o medo, o ritmo crescente do trabalho, o esgotamento, o envelhecimento, a infelicidade e a fome. Com dramaturgia de César Augusto, o espetáculo é construído a partir dos relatos e cartas dessa mulher corajosa e sensível, revivida nos palcos pela atriz Natália Gonsales.
“A montagem cresce progressivamente até o belo desfecho: Natalia dança e se, naquele momento, representa a si mesma ou a Simone não vem ao caso.” – Dirceu Alves Jr. (Veja São Paulo).
“A Última Dança nos apresenta a uma forte mulher, reflete a nossa vida como um baile levado à exaustão, em que tudo o que fazemos é trabalhar, repetir padrões e funções, sem sequer refletir a nossa condição de trabalho e humana.” – Kyra Piscitelli (Aplauso Brasil)
Ficha Técnica A Última Dança
Concepção e Atuação: Natalia Gonsales. Encenação: Natalia Gonsales, César Baptista, Fernanda Bueno e Janaína Suaudeau. Provocadores: César Baptista e Janaína Suaudeau.Criação Dramatúrgica: César Baptista. Direção de Movimento e Coreografia: Fernanda Bueno. Composição Sonora: Daniel Maia. Iluminação: Igor Sane. Cenário: Flávio Tolezani. Figurino: Natália Gonsales. Designer Gráfico: Murilo Thaveira. Fotografia: Flávio Tolezani e Calu Trevizani. Designer Gráfico: Lucas Sancho; Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli; Produção: Jessica Rodrigues, Victória Martinez e Laís Bittencourt.
A Última Dança
Online pelo link https://www.youtube.com/contornoproducoes
Dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro de 2021, às 18h
Duração: 50 min cada apresentação
Classificação Indicativa: 14 anos
Carne de Mulher
“Carne de Mulher” conta a história de uma mulher que está sendo interrogada por uma médica e sua equipe. A partir do seu depoimento, nos deparamos com a trajetória de alguém que foi alvo de uma sequência de violências de gênero ao longo da vida e que de repente decide colocar em prática, como com a força de um grito, o seu ato de libertação.
A peça já realizou quatro temporadas no centro de São Paulo, nos teatros: Teatro de Arena Eugênio Kusnet, Teatro Pequeno Ato, Teatro Cemitério de Automóveis e Teatro Eva Herz. Realizou também apresentações no Itáu Cultural, em Poços de Caldas, na Mostra SOLO de Mulheres no Teatro de Container, no Festival Boca de Cena em Campo Grande em Mato Grosso do Sul, nos Sescs Registro e Sorocaba e para o Uruguai no Ciclo Ellas En La Delmira do Teatro Solís. Foi contemplado pelo Prêmio Cleyde Yaconis e realizou 24 apresentações, contratando ônibus para levar ONGs para assistirem o espetáculo e debaterem sobre. Integrou ao projeto idealizado juntamente com a Contorno Produções chamado “Qual é o Seu Grito?”. Em 2020 e 2021 realizou apresentações em festivais de teatro virtuais e pelo ProAc Edital.
Ficha Técnica Carne de Mulher
Concepção e Atuação: Paula Cohen; Texto: Dario Fo e Franca Rame; Direção: Georgette Fadel; Direção de vídeo e visual: Roberta Cunha; Direção Técnica: Márcio Coelho; Iluminação e Cenografia: Marisa Bentivegna; Trilha: Claudia Assef; Operação de luz: Leandro Di Cicco; Designer Gráfico: Lucas Sancho; Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli; Fotos: Lenise Pinheiro; Produção: Jessica Rodrigues, Victória Martinez e Laís Bittencourt.
Carne de Mulher
Online pelo link https://www.youtube.com/contornoproducoes
Dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro de 2021, às 20h
Duração: 50 min cada apresentação
Classificação Indicativa: 18 anos
Foto Carne de Mulher: Lenise Pinheiro
Foto destaque A ultima dança: Livia Simardi
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