Escrita em 2020, durante a pandemia e antes da invasão do Capitólio nos Estados Unidos por grupos extremistas de ultradireita, a montagem “Cães de Rua” trata de pessoas traumatizadas vítimas de diversas modalidades de golpes…
A peça apresenta um grupo de apoio formado por 19 pessoas reunidas pelo psiquiatra Dr. Felipe Basili (Caio Prata). A estreia é dia 16 de janeiro em temporada até 10 de abril, no Teatro Irene Ravache/Oficina de Atores Nilton Travesso. As apresentações acontecem apenas aos domingos, às 18h, e a capacidade de cada sessão é de 20 pessoas.
No espetáculo, as personagens manifestam questões fundamentais sobre a vitimização para serem analisadas pelo Dr. Felipe Basili, psicanalista, uma espécie de eco existencial dos pensamentos de Diógenes, o filósofo cínico, do desapego, que vagava incansável pela civilização com sua lanterna em punho à procura de seres honestos.
De forma visceral, as personagens são expostas pelos atores e o confronto e o debate entre eles são observados pelo público, que se mistura e se reúne com o elenco no mesmo círculo de cadeiras que compõem o cenário. Nesta arena, assistem com olhos em close à pulsação e à intensidade das histórias dos golpes sofridos em uma trama perversa e de suspense que se desenrola nos bastidores.
O texto retrata também o universo das Fake News, o negacionismo científico, os grupos manipuladores de informação, os políticos imorais e os golpistas que se aproveitam da carência e ingenuidade dos mais vulneráveis, manipulam e devoram os restos de uma sociedade psicologicamente fragilizada.
Sinopse:
Um grupo de apoio às vítimas se reúne para compartilhar experiências sofridas envolvendo criminosos, golpistas, abusadores e assassinos. O texto trata dos efeitos da manipulação das redes sociais e dos meios de comunicação sobre uma sociedade pouco educada e subserviente. Fake News, negacionismo, QAnon e outras ilusões, são lançadas como restos de alimento a uma sociedade psicologicamente falida, que vaga sem destino, como cães de rua.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Patrícia Vilela
Elenco: Caio Lazarini, Caio Prata, Fabiano Issas, Fabiano Oliver, Francine Mello, Josué Francky, Guilherme Lage, Lívia Guimarães, Luana Zaparoli, Luísa Horta, Marci Taques, Mike Albuquerque, Noeli Santilli, Olga Castilho, Pablo Perosa, Pietra Pan, Reinaldo Fonseca e Vera Campos.
Participação Especial: Marcelo Tas
Assistentes de Direção: Letícia Monezi, Caio Prata e Pedro Cintra
Iluminação e Trilha Sonora: Patrícia Vilela
Figurino, visagismo e cenografia: Rosângela Ribeiro
Programação Visual: Emerson Brandt
Fotos da programação visual: Francine Mello
Fotos de divulgação e espetáculo: Annelize Tozetto
Cenotécnico: Murillo Carraro
Costureira: Vera Luz
Apoio: Engenho Espaço de Criação
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Produção e Realização – Colaatores
Cães de Rua
Teatro Irene Ravache
Oficina de Atores Nilton Travesso
Rua Capote Valente, 667 – Pinheiros
Telefone: (11) 94980-1212
Lotação: 20 lugares
Temporada: 16 de janeiro a 10 de abril
Domingos às 18h.
Duração: 90 minutos
Classificação indicada: 18 anos
Ingressos:
R $60,00
R $30,00 meia
Vendas somente online pelo link Sympla
Colaatores
Companhia e produtora de teatro da cidade de São Paulo, fundada em 2019 pela atriz, diretora e dramaturga Patrícia Vilela que trabalha com autores brasileiros como Mario Bortolotto, Sérgio Roveri, Mario Viana e Ivan Cabral. A companhia, com 18 integrantes, já realizou dois espetáculos até o momento: “Velórios”, que marcou a estreia da Colaatores em 2019 e 2020, e “CDP 201- Audiência de Custódia”, também em 2020. “Cães de Rua” é a terceira montagem da companhia e marca a estreia de Vilela como dramaturga.
Patrícia Vilela
Atriz e diretora, bacharel em Artes Cênicas. Faz diversos trabalhos em novelas e seriados para a TV, atriz da temporada Malhação 2012/2013 na Rede Globo, personagem Raquel e as novelas “Esmeralda”, direção de Henrique Martins; “Cristal”, direção de Del Rangel e Herval Rossano, do SBT e o seriado “Pista Dupla”, com direção de Atílio Riccó. Séries: “Minha Vida é Uma Novela”, direção, Del Rangel; SBT (2006) Câmera Café, “A Fêmea na Jaula” com direção de Jaques Lagoa, SBT (2007). No teatro, trabalhou com importantes diretores e dramaturgos, como Roberto Lage, em “Escola de Mulheres”, de Moliére; Alberto Guzik e Sérgio Roveri, “De Alma Lavada”; “Sinceramente”, de André Fusko; Rodolfo García Vázquez (Cia Satyros), em “Os Cantos de Maldoror”; “Pacto de Sangue” – Melodrama para Marionetes e Silhuetas de Ramón Del Valle-Inclán; Sérgio Britto, em “Carmen”, de Bizet; Maurice Vaneau, em “Aida”, de Giuseppe Verdi; Carlos Porto de Andrade Jr. em “Festim Diabólico”, de Patrick Hamilton; “Urfaust”, de Goethe; Fernando Peixoto, em “Vidas Calientes”; Ivam Cabral, em “Safo”; Mário Bortolotto, (Cemitério de Automóveis) em “A Pior das Intenções” e “Whisky e Hambúrguer”, com texto e direção de Mário Bortolotto, dividindo a cena com o dramaturgo; “O Encontro das Águas”, de Sérgio Roveri e direção de Leonardo Miggiorin; “Dark Room”, de Mário Viana e direção de Aimar Labaki; “Refluxo”, de Ângela Ribeiro e direção de Eric Lenate; “Do Que Falamos Quando Falamos De Amor”, de Lucas Mayor; “O Rei de Sodoma”, de Fernando Arrabal com direção de Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa; “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes.
Cinema: Longa-metragens: “Whisky e Hambúrguer”, de Caue Angeli (2015); “SP: Crônicas de uma Cidade Real”, de Elder Fraga (2017). “O Grande Poeta”, de André Mattos (2019). Curtas Metragens: “Réquiem”, “Madalena”, “Nóia” – Um Dia No Limite”, “O Homem Perfeito e Outras Mentiras”, “Versus”, “Olho Mágico”, “Dark Angel”.
Professora de Interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya (2007/2018). Professora de interpretação teatral e TV no Projeto Cine Favela, em Heliópolis.
Preparadora de atores para séries, novelas e teatro.
Dirigiu os espetáculos: “Teatro Mágico”, de Ivanise Garcia inspirada na obra “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse (1993); “Taxi Drive-In”, de Alexandre Bamba (2002); “Eddie Cosby”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2002/2003); “Tudo Por Ela”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2014); “Marcelo Jorge é Marwem HD” (2019) “Velórios” de Sérgio Roveri, Ivam Cabral, Mário Bortolotto, Mário Viana e Jarbas Capusso Filho (2019); “CDP 201- Audiência de Custódia” (2020). “Cães de Rua”, texto e direção de Patrícia Vilela com estreia em 2021.
Coordenadora do curso “O Cinema de Almodóvar com aulas de atuação” – Oficinas Culturais (Oficina Cultural Oswald de Andrade) – através da Poiesis e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. (2020)
Prêmios e Indicações:
-Prêmio de Melhor Atriz no Festival RIMA (Rio International Monthly Awards) pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2021. Assista o curta: “Nóia – Um Dia No Limite”
-Prêmio de Melhor Atriz no I Festivou Audiovisual Independente Brasileiro de Brasília, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2020.
-Prêmio de Melhor Atriz no II Festival Internacional de Cinema Fantástico POE SJC, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2017.
-Prêmio de Melhor Atriz no “Festival World Cinema Festival” de Los Angeles pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2016.
-Indicação ao Prêmio de Melhor Atriz pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite”, no Malta Short Film Festival – Malta – 2016.
-Indicada ao troféu Gralha Azul para Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Os Cantos de Maldoror” – 1998.
-Atriz revelação indicada por jornalistas paranaenses pelo trabalho como atriz no monólogo “Safo”, de Marguerite Yourcenar – 1994.
-Menção Honrosa pelo trabalho como atriz em “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes – 1989.
Foto de cena Francine Mello: Annelize Tozetto
1 comentário em ““Cães de Rua” escrito e dirigido pela atriz Patrícia Vilela é o terceiro espetáculo da Cia Colaatores”Adicione o seu →