No IC para Crianças, o ator e palhaço Duda Becker, que nos episódios anteriores ensinou a fazer mágica e malabarismo, explora mais uma habilidade importantes nas artes circenses: o equilibro…
Em qualquer horário, o público mirim ainda pode conferir, no Palco Virtual o espetáculo Catastrôfe, disponível até o fim do mês no site e YouTube da instituição
No dia 12 de fevereiro (sábado), às 11h, o Itaú Cultural disponibiliza em seu site e Youtube – www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural – o terceiro episódio da nova temporada do IC para Crianças. Ainda para os pequenos, segue em cartaz, nos mesmos canais virtuais, o espectáculo Catastrôfe, do grupo paulistano Cia. das Rosas. A montagem integra a programação do Palco Virtual para crianças, desenvolvido pelo Núcleo de Artes Cênicas, e fica em cartaz até 27 de fevereiro, com Libras e audiodescrição.
Realizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, o convidado da nova temporada de IC para Crianças é o palhaço, ator e malabarista Duba Becker. Ele ensina que objetos como raquetes, sacolas e chapéus podem ser equilibrados por qualquer parte do corpo, seja nas mãos, nos pés, no queixo e até mesmo no nariz.
Por sua vez, na peça Catastrôfe, Rosa, a protagonista da história, é uma menina-boneca que adora o circo e está em casa mais uma vez. Em seu quarto, ela cria peripécias arriscadas e tenta se comunicar com seus vizinhos. Para chamar a atenção deles, Rosa faz números de circo, tendo seu cachorro como cúmplice e assistente.
As invenções da dupla acabam contagiando a vizinhança. Assim, Rosa, sem saber, faz da comunhão com os vizinhos um manifesto dos tempos atuais, em que tanto a falta do outro quanto a comunicação por meio das “janelas” tornaram-se muito presentes.
As duas programações acontecem em sinergia com a Ocupação Benjamim de Oliveira, mostra presencial voltada para a vida, obra e carreira do palhaço e empreendedor circense Benjamim de Oliveira. A exposição proporciona um encontro das crianças com a magia, as cores e sons do circo e fica em cartaz até 13 março no Itaú Cultural. Virtualmente, um vasto material sobre Benjamim de Oliveira pode ser conferido no hotsite da exposição, no site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/benjamim-oliveira/
Sobre os participantes
A Cia das Rosas surgiu em 2017, em São Paulo, a partir de uma pesquisa centrada na relação entre a arte circense e o teatro de bonecos. Durante a criação do espetáculo Rosa Pequena, Vida de Circo, em 2018 e 2019, realizou residência artística durante seis meses, no Tendal da Lapa. Em 2019, estreou o mesmo espetáculo nos teatros do Sesc Bom Retiro e Sesc Santana.
Em 2020 foi contemplada no Edital de Fomento ao Circo, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo e pelo Edital PROAC para filmagem do espetáculo Rosa Pequena, Vida de Circo. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Dito da Congada, de Cotia, para a criação de Rosa em Casa, dirigido por Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento.
Em 2021, participou do Festival Mundial de Circo, com o espetáculo Rosa é de Circo. No mesmo ano, estreou Catastrôfe, com direção de Carla Candiotto, em casas de cultura de São Paulo. Participou no livro Teatro de Grupo – publicação promovida pela SP Escola de Teatro, organizado por Alexandre Mate e Marcio Aquiles – que reúne 194 coletivos teatrais que compartilham um pouco de sua história e processos criativos.
Duba Becker é malabarista, acrobata e palhaço. O artista já se apresentou em países, como Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina, e realizou temporada com seus números no Circo Gaia em espaços voltados para a arte, como o Sarau do Charles e diversos festivais de circo e espetáculos de rua pelo país.
Como professor, ministrou cursos de Iniciação Circense, Oficinas de Introdução à Arte do Malabarismo e oficinas de confecção de malabares. Integra desde 2003 a Cia Suno, companhia fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.
Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista, Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro. Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
IC para Crianças
Dia 12 de fevereiro, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre
Acessível em Libras
Descrição gerada automaticamente com confiança média
Palco Virtual
Catastôfe – com Companhia das Rosas
Até 27 de fevereiro
Duração: 15 minutos
Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br
Classificação: livre
Acessível em Libras
Descrição gerada automaticamente com confiança média
Ficha Técnica
Elenco: Erica Stoppel e Luara Bolandini
Direção: Adriana Telg e Carla Candiotto
Trilha sonora: Vinícius Politano e Rodrigo Zanettini
Direção de arte: Mandy
Adereços: Bruna Recchia
Operação de luz: Paulo Souza
Produção: Lu Gualda/Palco de Papel
Equipe de Filmagem: Carlo Giovani, JP Faceto, Pedro Moreno e Pedro Villaça
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Foto Catástrofe: Carlos Gueller
1 comentário em “Equilíbrio no circo é o tema de novo episódio do IC para Crianças e de espetáculo em cartaz no Palco Virtual”Adicione o seu →