Podcast Toca Brasil estreia nova temporada em episódio dedicado ao centenário de Dona Ivone Lara, com Fabiana Cozza

A biografia de Dona Ivone Lara é levantada em uma conversa repleta de emoção entre Fabiana e o jornalista Sérgio Martins…

 

 

 

 

A programação do podcast, que reúne entrevistas com personalidades da música, segue com novidades, às terças-feiras, marcadas pela diversidade de convidados. No próximo episódio, a convidada é Ana Cañas e o assunto, Belchior

A sexta temporada do podcast Toca Brasil estreia no site do Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br – nesta terça-feira, 12, fazendo uma homenagem à dama do samba, Dona Ivone Lara (1921-2018), um dia antes de seu centenário, que completaria em 13 de abril. O jornalista Sérgio Martins conduz as conversas desta temporada e, neste episódio, conversa com a cantora Fabiana Cozza sobre a biografia da primeira mulher a assinar um samba-enredo, homenageada, em 2015, na 23ª Ocupação do Itaú Cultural – https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/dona-ivone-lara/.

“A entrevista com Fabiana foi uma das mais emocionantes que fiz no projeto. Ela tem não somente amplo conhecimento musical, como também uma didática muito boa”, diz Martins abordou a trajetória de Dona Ivone em linha cronológica, tendo a forte ligação de Fabiana com ela como guia. “Fabiana não só colocou toda a emoção como contextualizou a figura feminina da Dona Ivone no samba”, conta ele sobre a primeira mulher a compor para uma escola de samba. “Nessa época ela precisava se esconder na aba de compositores masculinos. A partir dela, uma grande quantidade de mulheres se assumiram compositoras”, observa.

Outro ponto no qual tocaram foi a trajetória profissional de Yvonne Lara da Costa, como enfermeira, ao lado da psiquiatra Nise da Silveira, no Engenho de Dentro e na Casa das Palmeiras. Ela esteve no ofício até se aposentar, quando começou a seguir a carreira no samba de maneira mais efetiva. Na conversa, o jornalista ainda faz um recorte, lembrando o que dizia Paulo da Portela, outra figura emblemática e histórica do samba carioca: “naquela época o sambista precisava ter uma outra profissão para não sofrer ainda mais preconceito”.

A musicalidade de Dona Ivone também teve lugar nessa prosa, já que a sambista era filha de músicos e teve como professoras no colégio interno a intérprete e pianista Lucília Villa-Lobos e a soprano Zaíra de Oliveira. “Ela teve o melhor dos dois mundos, pois foi criada em meio a rodas de samba e teve uma forte educação de música erudita”, pontua o jornalista que atribui a essa mescla a complexidade e particularidade melódica dos sambas de Dona Ivone.

Os podcasts Toca Brasil seguem com novos episódios, sempre às terças-feiras, marcados pela diversidade de convidados e segmentos artísticos representados. A próxima convidada, no dia 19 de abril, é Ana Cañas, em um bate papo com Martins sobre Belchior. Toda a série está disponível no site do Itaú Cultural e na plataforma Spotify.

 

 

 

 

 

Podcast Toca Brasil
Com Fabiana Cozza – Centenário de Ivone Lara
Estreia da sexta temporada em 12 de abril
No site www.itaucultural.org.br
No Spotfy https://open.spotify.com/user/itaucultural

 

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Foto Fabiana Cozza: José de Holanda

1 comentário em “Podcast Toca Brasil estreia nova temporada em episódio dedicado ao centenário de Dona Ivone Lara, com Fabiana CozzaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *