Companhia Brasileira de Teatro se apresenta em temporada no Itaú Cultural com o espetáculo Sem Palavras

Propondo uma reinvenção da linguagem, a montagem mistura teatro, música, dança e performance para contar histórias de amor, violência, consumo e de corpos em transição, uma vez que as palavras não dão conta de acompanhar a rapidez de acontecimentos. Tudo se passa durante um dia, nos arredores de um apartamento com pessoas de diferentes corpos, classes e trajetórias de vida…

 

 

 

 

O Itaú Cultural fecha a programação presencial de teatro do mês de junho com quatro dias de apresentações de Sem Palavras. O novo espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro fica em cartaz de 30 de junho a 3 de julho (quinta-feira a domingo). Com direção e texto de Marcio Abreu, que assina a dramaturgia ao lado de Nadja Naira, a peça estreou em novembro de 2021 e seguiu por temporadas dentro e fora do país. De volta a São Paulo, tem apresentações gratuitas na Sala Itaú Cultural, na avenida Paulista.

Para assistir, os interessados devem reservar gratuitamente seus ingressos pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

Sem Palavras compõe uma trilogia da Companhia Brasileira de Teatro, com PROJETO bRASIL e PRETO, que reflete sobre territórios em que palavra e corpo são elementos indissociáveis para abordar temas ligados às transformações das sociedades contemporâneas. Foi escrito no contexto da pandemia e do isolamento, o que acabou por influenciar na linguagem e na relação com a realidade. Se propondo a reinventar a linguagem, mescla teatro, dança, música e performance para acompanhar a velocidade dos acontecimentos contemporâneos, em meio a histórias de amor, violência, consumo e de corpos em transição.

Essa é a base do espetáculo, cujos deslocamentos e travessias acontecem em um apartamento ao longo de um dia. Por lá, passam oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências, histórias de vida e mundos, provocando reflexões sobre a presença ou não da palavra e apostando na comunicação visual. Nesse contexto, múltiplas personalidades podem (ou não) habitar um mesmo espaço e corpo.

O elenco composto por Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventanía Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza encena acompanhado de trilha sonora interpretada ao vivo por Felipe Storino. A música evidencia esse tempo em que as palavras, além de não conseguirem mais dar conta de refletir os acontecimentos tão velozes, reivindicam sua dimensão política e poética. A linguagem procura reverberar não como lugar de poder, mas como corpo íntegro e permeável na sociedade, assim como quer ativar a escuta e conviver com outras palavras e outros corpos.

O diretor Marcio Abreu faz uma analogia entre a proposta de Sem Palavras e o contexto atual do país. “Fica evidente que a história do Brasil é criada também pelas palavras que não foram ditas ou que não são escutadas. A língua é um lugar que se habita, a linguagem é um território de existência. Entender um Brasil como um país formado por muitas histórias que não foram contadas mostra como reivindicar a palavra é algo urgente”, diz.

Ficha Técnica:
Direção e Texto: Marcio Abreu
Dramaturgia: Marcio Abreu e Nadja Naira
Elenco: Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventania Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza
Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno
Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Felipe Storino
Direção de Movimento: Kenia Dias
Cenografia: Marcelo Alvarenga | Play Arquitetura
Figurinos: Luiz Cláudio Silva| Apartamento 03
Produção no RJ: Miriam Juvino e Valéria Luna
Vídeos | instalação Antes de Tudo: Batman Zavareze
Captação e edição dos vídeos | instalação Antes de Tudo: João Oliveira
Fotos: Nana Moraes
Programação visual: Pablito Kucarz
Captação de imagens do espetáculo: Clara Cavour
Teaser – criação e edição: Aristeu Araújo
Colaboração artística: Cássia Damasceno, Grace Passô, José Maria e Rodrigo Bolzan
Técnico de Palco e vídeo: Ricardo Barbosa e Michelle Bezerra
Técnico de som: Chico Santarosa e Luan Casado
Assistência de produção: Luiz Renato Ferreira
Distribuição Internacional: PLAN B – Creative Agency for Performing Arts
Uma produção da Companhia Brasileira de Teatro.
Em co-produção com Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main/GE, Théâtre Dijon Bourgogne – Centre Dramatique National/FR, A Gente Se Fala Produções Artísticas – Rio de Janeiro/BR, Passages Transfestival Metz/FR.

Sobre o grupo
A Companhia Brasileira de Teatro foi fundada no ano 2000 pelo diretor e dramaturgo Marcio Abreu. O coletivo, que pesquisa novas formas de escrita e linguagem, produziu espetáculos como PROJETO bRASIL e Preto, em torno de questões políticas e sociais do Brasil contemporâneo.

 

 

 

 

 

 

 

Sem Palavras
Com Companhia Brasileira de Teatro
Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural (piso térreo do Itaú Cultural)
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Fones: 11. 2168-1777
Capacidade: 224 pessoas
De 30 de junho a 2 de julho
Quinta-feira e sábado, às 20h
Domingo, 3 de julho, às 19h
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 16 anos – violência extrema, nudez, linguagem imprópria
Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Protocolos:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Foto: Nana Moraes

1 comentário em “Companhia Brasileira de Teatro se apresenta em temporada no Itaú Cultural com o espetáculo Sem PalavrasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *