Dia 1º de julho, sexta-feira, às 20h, Adélia Issa, Eliana Tokeshi e Edelton Gloeden apresentam o projeto Villa-Lobos – Voz-Violino e Violão no SESI de São José do Rio Preto. No dia 2 de julho, sábado, às 18h, estarão no SESI de Ribeirão Preto. Entrada franca…
Três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do maior expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a Suíte para Canto e Violino, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.
Villa-Lobos foi o compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista, trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia. Ele utilizou elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirou-se nas tradições populares brasileiras. Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de alguns dos maiores nomes de nossa literatura como os desse repertório que trazem textos de Manuel Bandeira, Alfredo Ferreira, Dora Vasconcellos, Viriato Corrêa e Mário de Andrade.
Programa Villa-Lobos – Voz, Violino e Violão
Cantilena nº 3 (recolhida no Recôncavo Baiano) – canto e violão
Modinha (Manuel Bandeira) – canto e violão
Choros nº 1 – violão solo
Distribuição de Flores – violino e violão
Preludio nº 1 – violão solo
Canção do Poeta do Século XVIII (Alfredo Ferreira) – canto e violão
Canção do Amor de “Floresta do Amazonas” (Dora Vasconcellos) – canto e violão
Estudo nº 10 – violão solo
Lundu da Marquesa de Santos (Viriato Corrêa) – canto, violino e violão
Ária das Bachianas Brasileiras nº 5 (Dora Vasconcellos) – canto e violão
Estudo nº 11 – violão solo
Suíte para Voz e Violino (Mário de Andrade)
– A Menina e a Canção
– Quero Ser Alegre
– Sertaneja
A Menina e a Canção (Heitor Villa-Lobos / Mario de Andrade)
Canção do Amor (Heitor Villa-Lobos / Dora Vasconcellos)
Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, e participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Apresenta-se em todo o Brasil e exterior, e dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, e no Réquiem para JK de Cláudio Santoro, com regência do compositor.
Adélia Issa participou da gravação do CD Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides (Selo Sesc), e lançou recentemente os CDs Puertas, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc), e Vozes Mulheres (Edital ProAc-SP), apresentando compositoras brasileiras.
Eliane Tokeshi, premiada com bolsa do governo brasileiro (CAPES), estudou na Boston University, nos Estados Unidos, com Peter Zazofsky, e concluiu o Doutorado em Violino na Northwestern University, sob a orientação de Gerardo Ribeiro.
Atuou como violinista na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP e na Orquestra do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Como solista, tem atuado à frente de várias orquestras, como a OSUSP, UNESP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfonia Cultura, Sinfônica de North Shore e da Universidade de Northwestern (Estados Unidos). Apresenta-se frequentemente também em recitais e com vários grupos instrumentais, em todo o Brasil e exterior.
Atualmente é professora de Violino e Música de Câmara no Departamento de Música da Universidade de São Paulo.
Em sua discografia, destaca-se o CD duplo Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides (Selo SESC), onde interpreta a primeira gravação feita no Brasil da Suíte para Canto e Violino de Heitor Villa-Lobos.
Edelton Gloeden, um dos mais destacados violonistas brasileiros da atualidade, apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Vem dedicando-se intensamente ao repertório de música brasileira, realizando inúmeras primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Gilberto Mendes e Jorge Antunes, entre outros.
É professor no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, e presença constante nos mais importantes festivais de música do país, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Porto Alegre, Poços de Caldas, Campo Grande e João Pessoa.
Gravou inúmeros CDs, com destaque para Mitología de las Aguas, com obras de Leo Brouwer (Ediciones Espiral Eterna, Cuba), Puertas, com a soprano Adélia Issa (Selo Sesc), e 12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos de Francisco Mignone (Edital ProAc-SP).
Projeto Villa-Lobos – Voz-Violino e Violão
Adélia Issa (canto), Eliana Tokeshi (violino) e Edelton Gloeden (violão)
SESI Música – Série Erudita
Entrada franca
Reservas antecipadas pelo site: https://www.sesisp.org.br/eventos
Dia 1º de julho, sexta-feira, às 20h
São José do Rio Preto
Sesi da Represa – Teatro Waldemar de Oliveira Verdi
Av. Duque de Caxias, 4656 – Jardim dos Seixas
Dia 2 de julho, sábado, às 18h
Ribeirão Preto
Rua João Ignachiti 20-364 – Jardim Castelo Branco
Foto Eliana Tokeshi, Adelia Issa e Edelton Gloeden: Ricardo Kubala
1 comentário em “Villa-Lobos – Voz-Violino e Violão, Adélia Issa, Eliana Tokeshi e Edelton Gloeden, nos SESIs de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto”Adicione o seu →