Setor de Áreas Isoladas promove embate entre casal em término de um relacionamento com texto contemporâneo do francês Pascal Rambert…
A trupe brasiliense Companhia Setor de Áreas Isoladas retorna à capital paulista para três apresentações do espetáculo Encerramento do Amor nos dias 7, 8 e 9 de julho na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Sessão com acessibilidade em Libras na sexta-feira.
A atriz Ada Luana divide a cena com João Campos e Taís Felippe, dirigidos por Diego Bresani. É a versão brasiliense da obra Clôture de l’Amour, do dramaturgo francês Pascal Rambert.
A peça acompanha um casal que vive seus derradeiros dias de amor e um embate sufocante e desigual que surge desse descompasso. Para dar vazão à complexidade de sentimentos, o espetáculo trabalha com um duelo de palavras, muito focado em discursos fortes que sintetizam a violência, as memórias e a bagagem dessas duas pessoas, a fim de discutir sobre nossa capacidade de escuta, diálogo e compreensão do outro. Para isto, cada personagem faz seu monólogo sobre o fim do relacionamento, como num ringue, separados por um número de sapateado.
A companhia expande a discussão levantada pelo texto ao inserir temáticas atuais importantes sobretudo por uma perspectiva de gênero, como abuso emocional, violência psicológica e machismo nas relações. Apesar de representar um casal, ela não fala somente do amor romântico, mas faz um retrato real e sem filtros da humanidade e suas relações.
A peça estreou no Cena Contemporânea 2018 – Festival Internacional de Teatro de Brasília – e passou também pelo Festival do Teatro Brasileiro de Grandes Espetáculos, em Recife e em Salvador.
Em maio o grupo apresentou A Moscou! Um palimpsesto, na Galeria Dandi, em São Paulo. A circulação dos espetáculos tem o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A Moscou! Um palimpsesto foi apresentado em Brasília e Rio de Janeiro. Encerramento do Amor passou por Belo Horizonte e depois de São Paulo será apresentado no Rio de Janeiro.
Ficha técnica Encerramento do Amor
Texto: Pascal Rambert
Tradução: Marcus Vinícius Borja
Direção: Diego Bresani
Elenco: Ada Luana, João Campos e Taís Felippe
Iluminação: Diego Bresani
Fotografia: Henri dos Anjos
Cenografia e figurino: Companhia Setor de Áreas Isoladas
Produção: Taís Felippe
Produção local: Junior Cecon – Plural Produções Artísticas
Intérpretes libras: Mirian Caxilé e Igor Calumbi.
Encerramento do Amor
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Capacidade: 40 lugares
Temporada: Dias 7, 8 e 9 de julho de 2022
Quinta e sexta às 20h
Sábado às 17h.
Ingressos: gratuitos, retirada com 1h de antecedência
Duração: 80 minutos.
Classificação etária: 14 anos.
Foto: Henri dos Anjos
1 comentário em “Companhia de Brasília apresenta espetáculo sobre o fim do amor na Oficina Cultural Oswald de Andrade”Adicione o seu →