Outono Inverno ou O que Sonhamos Ontem, versão do texto do dramaturgo sueco Lars Norén, tem temporada de nove dias no palco do IC. Sob a direção de Denise e dramaturgismo de Kiko Marques, a peça traz um olhar contemporâneo à trama que se passa em um jantar de família, no qual afloram mágoas e sentimentos do passado. Em 2006, Denise encenou o mesmo espetáculo, como atriz, ao lado de Laura Cardoso e Sérgio Britto. Em 2017, dirigiu, no mesmo palco do Itaú Cultural, uma leitura deste texto na Ocupação Laura Cardoso…
O Itaú Cultural recebe de 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado) e de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo) a temporada de estreia da peça Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem. Com direção de Denise Weinberg, o texto escrito nos anos de 1980 pelo autor sueco Lars Norén – morto em 2021 de Covid-19 – faz um diálogo com os tempos atuais. O ponto de partida é um jantar de família onde se reúnem uma mãe opressora, um marido submisso e duas filhas de meia idade, que deixam emergir sentimentos profundos guardados por anos.
A estreia abriga uma relação íntima de Denise com este texto de Norén, originalmente intitulado Outono Inverno. Em 2006, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo, ela dividiu o palco com o ator Sérgio Britto e a atriz Laura Cardoso, no papel de uma das filhas do casal. Em 2017, a convite do Itaú Cultural, dirigiu a leitura do mesmo texto na Ocupação Laura Cardoso, o que a estimulou a avançar no projeto de dirigir a obra. Com dramaturgismo de Kiko Marques, agora ela apresenta uma versão desconstruída do texto, agregando ao título original O Que Sonhamos Ontem.
A programação, como todas as atividades do Itaú Cultural, é gratuita. Os interessados devem reservar os ingressos pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br). No dia 19 de outubro (quarta-feira) começam as reservas de ingressos para as sessões do dia 27 ao 29 deste mês (quinta-feira a sábado), e no dia 26 iniciam as reservas para as apresentações de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo).
Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem leva à cena a personagem Margarida (Noemi Marinho), uma mãe opressora, que não demonstra carinho, nem compreensão pelas filhas Ana e Eva (Dinah Feldman e Nicole Cordery), duas mulheres de meia idade. O marido é Henrique (Riba Carlovich), homem submisso e reprimido. A trama se passa durante um jantar, no qual a família deixa aflorar mágoas e sentimentos profundos. Revela, ainda, como a falta de amor entre o casal afetou as filhas em profundidade.
Para Denise, a peça faz uma viagem pelas sombras do inconsciente de uma família, um sistema esfacelado, disfuncional e que, segundo Norén, gera neuroses e doenças afetivas.
“Tentando viajar mais para o lado sensorial, que sempre me fascinou, e menos pelo racional, a peça é uma experiência que nos levou e nos leva diariamente a pensar nas nossas vidas e nossas experiências como seres humanos gregários”, observa a diretora. “A base é esse texto magistral de Lars Norén, deslocado brilhantemente por Kiko Marques de 1980 para nossa sociedade contemporânea do século XXI, esfacelada pelos ódios, pela ganância, pela falta e dificuldade de amar, pela miséria, pela descoberta infeliz de não termos dado certo, não termos realizado nossos sonhos e a triste constatação da nossa solidão e frustração”, complementa.
Construção conjunta
Assim como foi chamada para dividir a montagem de 2006 com Sérgio Britto e Laura Cardoso, Denise trouxe para Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem uma equipe com parceiros de trabalhos anteriores e jovens artistas. Noemi e Carlovich são parceiros de sua trajetória artística. Dinah e Nicole, tem trabalhado com ela desde a década de 1990 no Grupo TAPA. Juntos, acompanham todo o processo de iluminação, produção, figurino e trilha sonora.
Dinah foi dirigida por Denise em O Nome, de Jon Fosse, sua peça de encerramento na formação do Núcleo Experimental do Teatro Popular do Sesi, e em Nina ou Da Fragilidade das Gaivotas Empalhadas, de Matéi Visniec. Nicole, por sua vez, trabalhou com o Grupo TAPA entre 1996 e 2006 e veio para São Paulo para integrar a companhia, na época em que Denise se desligou.
Com Kiko Marques, a diretora divide trabalhos no teatro há anos. Juntos repaginaram a dramaturgia desse texto de 1982 com questões contemporâneas. A direção musical é de Gregory Slivar, que também interpreta a trilha sonora ao vivo – “ajudando as emoções a aparecerem”, como diz Denise. O cenário e figurinos são assinados por Chris Aizner e a luz é de Wagner Pinto, parceiros de trabalho da diretora há décadas.
Mais
Lars Norén tem uma obra reconhecida dentro do panorama teatral sueco. Morto em janeiro de 2021, de Covid-19, escreveu peças, livros e poemas, sempre em busca de ampliar o que se pode fazer em termos de dramaturgia. Com Outono Inverno, outras obras relevantes assinadas por ele são Demônios, Sangue, A Noite é Mãe do Dia, Escondido, Em Memória de Anna Politkovskaya, Romenos, A Clínica e Frio, entre outras.
Denise Weinberg é diretora, atriz e professora. Fundou o Grupo TAPA, com o qual trabalhou por 21 anos. Ao longo de sua carreira, acumula no teatro dois Prêmios Molière, três Mambembes, dois APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e um Prêmio Shell. No cinema, tem sete outros prêmios, sendo um deles o de Melhor Atriz Coadjuvante no papel de Ruiva, em Salve Geral, de Sergio Rezende.
Alguns de seus últimos trabalhos como atriz foram O Testamento de Maria, de Colm Tóibín, com direção de Ron Daniels, e Imortais, de Newton Moreno, com direção de Inez Viana. Já como diretora, trabalhou em montagens como A Máquina Tchékhov, de Matéi Visniéc, Salamaleque, de Valeria Arbex, e O Pelicano, de August Strindberg.
Seu currículo traz, ainda, atuações na televisão, como nas minisséries A Teia, Dalva e Herivelto e Maysa, na TV Globo, e a série Alice, na HBO. Já no campo da formação, foi professora durante três anos na ELT (Escola Livre de Teatro) e atualmente ministra cursos e workshops independentes para grupos fechados.
Kiko Marques se formou como ator em 1988, pela Escola de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro. Trabalhou em importantes produções cariocas até 1993, quando se transferiu para São Paulo. A partir desse período, participou como ator de inúmeras peças, como Bonitinha, mas Ordinária e O Beijo no Asfalto, dirigido por Marco Antônio Braz, com quem fundou o Grupo Círculo dos Comediantes, especialista na obra de Nelson Rodrigues.
Na tela, atuou em filmes como Cidade de Deus e Carandiru, além de várias participações em programas, novelas e séries para tevê. Em 2003, começou uma produção dramatúrgica paralela, fundando a Velha Companhia e atuando como diretor e dramaturgo. Entre seus espetáculos mais importantes estão O Travesseiro, 3º lugar no concurso Ana Maria Machado de Dramaturgia e Indicação; Cais ou da Indiferença das Embarcações, com texto e direção seus, pelo qual recebeu os prêmios Qualidade Brasil de Melhor Diretor, Aplauso Brasil, APCA e SHELL de Melhor Autor; Sínthia, premiado com o APCA de Melhor Direção, e Casa Submersa, indicado na categoria Dramaturgia aos prêmios APCA e Aplauso Brasil.
Foi professor de voz e montagem teatral no curso profissionalizante para atores do colégio Indac por 25 anos, além de dirigir e lecionar em outras escolas como a SP Escola e a Wolf Maya escola de atores.
Ficha Técnica
Texto: Lars Norén
Direção: Denise Weinberg
Dramaturgismo: Kiko Marques
Elenco: Dinah Feldman, Nicole Cordery, Noemi Marinho e Riba Carlovich
Música e concepção sonora: Gregory Slivar
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Assistente de iluminação: Gabriel Greghi
Cenografia e figurino: Chris Aizner
Designer gráfico: Murilo Thaveira
Mídias sociais: Na Coxia Produções
Jovens Artistas: Bina Oliveira – produção, Gabriela Cezário – iluminação, Loh Goulart – figurino, e Loro Bardot – trilha sonora e sonoplastia
Operadora de luz: Gabriela Cezario
Cenotecnia: Casa Malagueta
Fotos: Leekyung Kim
Produção executiva: Madu Arakaki
Coordenação de projeto: Dinah Feldman e Nicole Cordery
Direção de produção: Marcela Horta
Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem
De Lars Norén, com dramaturgismo de Kiko Marques e direção de Denise Weinberg.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Fones: 11. 2168-1777
Capacidade: 224 lugares
Acesso para pessoas com deficiência física
Temporada de estreia:
De 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado) e de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo).
De terça-feira a sábado, às 20h
Domingo e no feriado do dia 2 de novembro (quarta-feira), às 19h.
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Seguem as datas de reservas de ingressos para cada semana, sempre a partir das 12h:
No dia 19 de outubro (quarta-feira) – para sessões de 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado)
No dia 26 de outubro (quarta-feira) – para sessões de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo)
Fila de espera em programações com ingressos esgotados:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os ingressos que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório, perdem a validade e serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
*Essa atividade contará com interpretação em LIBRAS
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Protocolos:
– Para a programação presencial, é necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
– Devolução de ingresso:
Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.
– Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
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Foto: Leekyung Kim
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