É um lampejo de sonoridades sem fronteiras. Um voo livre entre a melodia, a rítmica e a palavra no céu da experimentação…
Dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 20h, acontece o show A Passarinha com Clarice Senna e Banda no Centro Cultural FIESP.
O show A Passarinha é o voo musical exploratório da cantora e compositora Clarice Senna: uma alma amazônica cheia de mundo. No trabalho autoral de Clarice, as misturas e fusões dos gêneros musicais mais inusitados ilustram as interfaces de um repertório que reúne a força rítmica da Amazônia, os saltos das linhas melódicas do erudito contemporâneo e o balanço da linguagem mundial do jazz. Os arranjos são um belo exemplar da diversidade, e foram concebidos coletivamente, acolhendo diversas vozes musicais nesse discurso sonoro: Jeff Moura, Clara Bastos, Luis Chamis, Sidney Sena e Clarice Senna somaram seus esforços e virtuoses para construir tudo que o público vai ver, ouvir e sentir ao assistir esse show.
Clarice Senna e Banda formam uma irmandade musical com identidade estética complexa e renovada. São artistas que representam a nova Música Popular Brasileira imprimindo fusões entre os sons das florestas e a urbe paulistana. Para além dos territórios desse som, a banda experimenta uma identidade sonora que abriga o popular e o erudito, trabalhando em favor de uma nova estética para a Música Popular Brasileira.
Clarice Senna e Banda são artistas que comungam de uma busca por novos paradigmas estéticos com originalidade e experimentação, guiados por uma bússola que aponta da Amazônia para o Brasil e o mundo.
Nascida na Amazônia, em Belém do Pará, Clarice Senna é letrista, melodista e intérprete da música brasileira. Desde a infância demonstra a habilidade em utilizar sua voz como instrumento e passou a compor melodias vocalizando livremente a partir dos sons das palavras.
Clarice é uma ‘’compositora de boca’’, autodidata, que criou um vasto universo sonoro, vocalizando até mesmo os caminhos de arranjos para suas canções.
Clarice Senna é pessoa com deficiência visual, possui baixa visão severa. E acredita que com a perda visual gradativa que vem sofrendo desde os 13 anos, seu ouvido vem se apurando e alimentando uma inteligência musical que se baseia na sobrevivência através da arte.
Atualmente trabalha em seu primeiro álbum musical, que é totalmente autoral. É desse trabalho em construção que surgiu o show A Passarinha, com a finalidade de amadurecer as ideias estéticas do disco e observar atentamente a recepção do público a esse repertório.
As maneiras de comunicar sua obra musical são importantes para essa multiartista. Isso se justifica porque Clarice tem formação em comunicação social, com habilitação em propaganda, e empenha as funções de roteirista e diretora audiovisual, com as quais possui amplo currículo, contendo diversos documentários, clipes musicais e filmes publicitários para campanhas sociais. Dentro desse universo do audiovisual, a artista também compõe trilhas sonoras, dirige sonoplastias e empresta sua voz para locuções de obras fílmicas e radiofônicas.
Uma amostra dessa junção artística foi a apresentada na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz -UMAPAZ- da Prefeitura de São Paulo, dentro do Projeto Verdes Tons celebrando a Urbe, na temática da acessibilidade.
Neste evento, Clarice Senna apresentou suas múltiplas faces: interpretou suas composições e exibiu o filme institucional do Centro de Artes da Amazônia, ‘’A música é uma força da natureza’’, obra em que fez roteiro, direção e trilha sonora. É muito importante mostrar exemplos de superação em eventos culturais que têm compromisso com acessibilidade e inclusão.
As músicas de Clarice Senna foram premiadas em vários festivais. A compositora arrebatou o 3º lugar de um concurso nacional de música promovido pela Equador Petróleo, onde foi contemplada com a gravação de “Gingado Doido” no CD Povo. Em edições do Fest Ufopa foi 1º lugar com um carimbó/soul/Maxixe chamado “A Dança e o Tambor” , na mesma edição ganhou ainda o 3º lugar com o choro/jazz “O meu menino”. Na edição seguinte do mesmo festival, levou o 2º lugar com o samba jazz “Tudo que samba Lelê queria”, já com o jazz amazônico modernoso “Bem me quer”, Clarice fisgou o prêmio de 1º lugar da última edição desse festival. Todas essas obras estão no repertório do show A Passarinha, incluindo “O dia nasceu pra você”, que fisgou o 2º lugar no Festival de Bandas Musicais no Baixo Amazonas e Transamazônica, e o samba tango “Ardume”, canção com a qual a artista conquistou o prêmio de melhor intérprete no Festival de Música do Tapajós.
Somos uma soma de nossas vivências e experiências mediadas pelos recursos intelectuais que temos. Clarice Senna é cantora, compositora, comunicóloga, roteirista, diretora e pessoa com deficiência visual. Todas essas vivências e experiências estão contidas em suas obras. Seu maior recurso intelectual é a eficiência de transformar a luta em arte e superação.
Ficha técnica
Voz: Clarice Senna
Violoncelo: Jeff Moura
Contrabaixo: Clara Bastos
Piano: Luis Chamis
Percussão: Sidney Sena
Direção Artística: Clarice Senna
Direção Musical: Clarice Senna e Jeff Moura
Arranjos: Jeff Moura, Clarice Senna, Luis Chamis, Clara Bastos, Sidney Sena.
Iluminação: Marcos Carreira
Som: Jeff Lacerda
Produção Executiva: Bento Produtora e Carreira Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans
Coordenação de Produção: Creuza Andréa Santos
A Passarinha
Clarice Senna e Banda
Teatro do SESI-SP
Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313 – Sede (Próximo ao Metrô Trianon-Masp)
Capacidade: 250 lugares
Quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, às 20h
Classificação indicativa: Livre
Acesso a pessoa com deficiência
Duração: 60 minutos
Grátis
Reservas pelo link https://www.sesisp.org.br/evento/1e2536b4-6fa8-4691-a8ec-e2f7ae72a919/clarice-senna-e-banda
Repertório:
1 – Epifonia
2 – Ardume
3 – A dança e o tambor
4- Tudo que Samba Lelê queria
5- A passarinha
6- O dia nasceu pra você
7 – Pé de vida
8 – Gingado doido
9 – Saberes e sabores
10 – Quero me espalhar
11 – Balança
12 – Eu nasci pra você
Siga Clarice Senna nas redes:
Youtube: @claricesennacamaleoa-conce9267
Facebook: https://www.facebook.com/claricesennamusica
Instagram: @essaclaricesenna
Foto: Creuza Andréa Santos
1 comentário em “Show A Passarinha de Clarice Senna no Centro Cultural FIESP”Adicione o seu →