Teatro da Praça apresenta O Show tem que continuar no Tucarena

Dia 6 de junho, terça-feira, das 13h às 17h, acontece o espetáculo O Show tem que continuar, pela turma Turbulência, do Teatro da Praça, no Tucarena. Única apresentação. Grátis!…

 

 

 

 

 

Pessoas comuns imersas em situações-limite decidem resgatar um sonho antigo de “criar um circo” como uma maneira de resistência e sobrevivência. À medida que estabelecem novas relações, se redescobrem e se reinventam, deparam-se com um acontecimento trágico que poderia levá-los a desistir de tudo. Porém, os aprendizados construídos no coletivo os impulsiona a seguir, com esperança, em busca de sonhos ainda maiores!

O elenco traz Diego Orellana, Letícia Zardo, Manuela Paiva, Marina Petermann, Matheus Holesgrove, Nicole Colasanto, Sofia Anhaia e Sophia Lima. A direção é de Luciana Saul. Após a apresentação acontece um debate entre os atores e atrizes, a diretora do espetáculo, os professores do Programa de Pós-graduação e os alunos da pós-graduação da área de educação. Neste debate faremos uma reflexão sobre as codificações presentes no espetáculo, na perspectiva de Paulo Freire, bem como a metodologia de criação dramatúrgica que vem sendo desenvolvida no Teatro da Praça, desde 2002. O evento foi um convite da Coordenação da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, sediada no programa de Pós-graduação de Educação e Currículo, através da Fundação São Paulo- FUNDASP.

O trabalho de dramaturgia e concepção cênica foi realizado dentro de um curso de teatro, ao longo de 1 ano, com 2 horas de aulas, 1 vez por semana. A metodologia da escola envolve três momentos: Apreensão do contexto dos alunos com o objetivo principal de possibilitar que os sujeitos/educandos tragam suas experiências e seus saberes e possam compartilhá-los com o grupo. Tematização e criação da dramaturgia narrativa onde partimos da premissa que todos os personagens precisam ter seu lugar na história! Cada um deles deve ter uma ação determinante na trama. De forma participativa, os alunos fazem um levantamento dos temas que gostariam de elaborar por meio da obra teatral e definem seus personagens. Inicia-se então a construção da dramaturgia narrativa. O processo envolve improvisações gravadas e transcritas, criação por meio de jogos teatrais, atividades de produção textual individuais, em duplas, grupos , etc.. A ideia é propor um espectro de opções para que todos os gostos individuais sejam contemplados nas suas facilidades e ao mesmo tempo sejam desafiados em novas possibilidades estratégicas. Alguns meses são necessários para a produção textual e mais alguns meses para a edição do texto, com o grupo, dos encaixes das cenas, refinamento de vocabulário, cortes, alterações.

Práxis e criação da dramaturgia orgânica por meio de vários jogos de exploração do espaço, os participantes encontrarão lugares para suas cenas, nichos apropriados, e trabalharão criativamente com ideias de onde e como o público poderá assistir ao espetáculo.
Autonomia
Partimos sempre de temas significativos aos grupos, com os quais atuam redigem a dramaturgia, interpretam, criam cenário e figurino. A construção artística, nessa forma, possibilita a elaboração de questões pessoais, o desenvolvimento artístico e pessoal e a reflexão e a prática da cidadania. O processo pressupõe o diálogo, respeito às propostas dos colegas, o olhar para a sociedade e a autonomia em todas as etapas de uma criação autoral

O Teatro da Praça é um sonho que o grupo persegue! Consiste num espaço cultural de criação artística, pesquisa e construção de conhecimento. Neste espaço, oferecem cursos regulares de teatro para todas as idades, a partir de 5 anos até +60 anos, apresentam espetáculos, promovem saraus literários e livres, promovem encontros de artistas. Recebemoalunos pretos e alunos brancos; alunos homossexuais e heterossexuais, bissexuais e transgêneros. Recebemos alunos com os mais diversos diagnósticos – TOD , TDH, TDAH, autistas. Alunos de famílias evangélicas, católicas e candomblecistas. Temos alunos que chegam tímidos, alunos que sofreram ou sofrem bullying na escola e temos alunos extremamente extrovertidos em busca de seu espaço no mundo. Pessoas vindas de diferentes geografias, com diferentes saberes, diferentes linguagens e maneiras de “ler o mundo”. Sujeitos que se encontram num espaço que valoriza seus conhecimentos de experiência feitos, sujeitos que mediatizados pelo teatro, constroem, de forma dialógica e participativa, novos conhecimentos, na arte, para a vida.

 

 

 

 

 

O Show tem que continuar
Tucarena
Rua Bartira, 347 – Perdizes
Tel: 11 3670-8455
Terça-feira, 6 de junho, das 13h às 17h
Duração 1h30
Livre
Grátis

Realização Teatro da Praça
Instagram: @teatrodapraca

 

 

Foto: Thomas Holesgrove

1 comentário em “Teatro da Praça apresenta O Show tem que continuar no TucarenaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *