‘Teatro da Solidão Solidária’ estreia ‘Quando o Dia Amanhecer’ estreia dia 30 de maio, no Teatro Municipal de Goiânia…
A trama está inserida na programação em celebração aos trinta anos de existência do ‘Teatro da Solidão Solidária’. A Cia iniciou os festejos este ano, começando pela Bahia e São Paulo.
Quando as cortinas do imperioso Teatro Municipal de Goiânia se abrirem na próxima quinta (30) e sexta (31) de maio, o talentoso ator guarulhense Raimundo Azevedo (ZIG), irá aparecer e se transformar no vilão ‘Gerrard’ no espetáculo ‘Quando o Dia Amanhecer’ do dramaturgo pernambucano, radicado na Bahia e criador do Teatro da Solidão Solidária, Ivan Antonio.
A peça conta a história de amor e redenção de Samara Tervisole (Rômulo Vaz), uma Drag Queen e intelectual que vai morar debaixo de um viaduto após fugir de uma clínica psiquiátrica, em que foi internada por seu companheiro Gerrad (Raimundo Azevedo), contra a sua vontade. Fugindo de uma relação abusiva, em seus devaneios reinventa seu mundo, recebendo escritores, pintores, cantores e filósofos famosos para momentos de reflexão sobre a solidão humana. O espetáculo reúne várias linguagens para apresentar a causa LGBTQIAPN+, na contemporaneidade, como exercicio de retroalimentação do respeito, da aceitação e diversidade.
O espetáculo que conta com produção do ativista cultural, filósofo e produtor Rômulo Vaz, estreia na capital goianiense com um elenco formado por atores da cidade e com participações especiais de artistas de outras partes do Brasil.
Sobre o Teatro da Solidão Solidária
É um método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte criado pelo poeta, cantor, compositor e diretor de teatro e cinema Ivan Antonio, em vinte anos de pesquisa sobre a solidão humana. Após a criação do método, Ivan Antonio fundou a Rede Internacional de Arte e Cultura Solidão Solidária (RIACSS), que tem em seu curriculum apresentações no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina.
O TSS, como é popularmente conhecido, tem núcleos espalhados pelo Brasil e pelo mundo e em São Paulo é representado por um de seus coordenadores o ator, palhaço, radialista e ativista político Raimundo Azevedo (ZIG).
Para Ivan Antonio a junção de artistas de várias vertentes, regiões brasileiras, nacionalidades e pessoas de diversos segmentos sociais, em especial pessoas inivizibilizadas que são acolhidas pelo TSS em seus cursos, oficinas e espetáculos, faz o diferencial onde cada artista e cada pessoa partilha as suas experiencias com o outro.
Continuando a odisseia comemorativa dos trinta anos do TSS, o núcleo de São Paulo composto por mais de quarenta artistas está em fase de montagem de um novo espetáculo que contará com o talento de um elenco de peso, que compõe o Teatro da Solidão Solidária há mais de vinte anos. Entre as divas que comporão o elenco, estão as atrizes, Batielly Camargo, Cida Benício, Carô Carvalho, Drika Ferraz e os atores Humberto Marambaia, Robson Martin, além é claro de Raimundo Azevedo (ZIG).
Ficha Técnica – ‘Quando o Dia Amanhecer’.
Ideia Original: Rômulo Vaz, Proponente: Rômulo Vaz, Direção: Ivan Antônio, Dramaturgia: Ivan Antônio, Produtor Cultural: Rômulo Vaz, Assistente de Direção: Carô Carvalho, Coordenação Geral: Ivan Antônio, Protagonista: Rômulo Vaz, Argumento: Cida Borges, Pesquisa: Cida Borges, Coordenação de Produção: Fernanda Dechichi, Designer Gráfico: Carol Borges, Atrizes e Atores: Juliana Martins, Deuslene Vital, Mariana Lavit, Diego Conrado, Raimundo Azevedo (Zig), Luan Nascimento, Assistente de Palco e Camarim: Su Martins, Maquiagem: Carol Borges, Assessoria de Imprensa: Francis Telles, Impulsionador Digital: Sirley Ramos, Intérprete de Libras: Gessilma Dias, Figurinista: Su Martins, Fotografia: Nelson Santos, Iluminação: Allan Lourenço, Cantora: Rainy Aghata
‘Quando o Dia Amanhecer’
Teatro Goiânia
Av. Tocantins, Setor Central – Goiânia – GO.
Telefone: (62) 3201-4684
Dias 30 (quinta) e 31 (sexta) de maio, às 20h.
Classificação etária: 14 anos
Entrada Gratuita. Aceitando Cartelas de ovos, fraldas geriátricas e leite para entidade Metamorfose em Goiânia.
Sobre Rômulo Vaz Barbosa
Rômulo Vaz é filósofo, ator e transformista goiano. Sua personagem Drag queen é a Condessa Valéria Vaz, como é conhecida em muitos dos eventos culturais goianos. Formou o Grupo de Teatro Drags Boulevard, em 2018, e um ano depois também formou o grupo artístico Damas e Cavalheiros de Época. Com ambos os grupos, já realizou oficinas, peças teatrais e projetos culturais.
Sobre o Ivan Antônio
O Dramaturgo Ivan Antônio é poeta, compositor, ator, diretor teatral, cineasta e criador do Teatro da Solidão Solidária (Método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte). Natural de Arcoverde, Pernambuco radicado na Cidade de Camaçari na Bahia onde foi Secretário municipal da cultura, do Turismo e de Relações internacionais. Se apresentou em diversas cidades do mundo como Londres, Nova York, Paris, Roma, Buenos Aires e outras e representou o Brasil no Festival Internacional de arte e cultura Brasil Noar (Barcelona – Espanha) – Brazilweek (Estados Unidos) – Festival Mundial de Cultura (Guimarães – Portugal) Festival Internacional de Teatro Fazer a Festa (Porto – Portugal) – Aos Olhos do Mundo (Roma – Itália). Dirigiu no Teatro atores e músicos consagrados Paulo Betti, Sérgio Mamberti, Tadeu Di Pietro, Baby Consuelo, Bule, Bule e outros. No cinema e na televisão atuou ao lado de Milton Gonçalves, Luiz Carlos Vasconcelos, Rosi Campos. Atualmente, está em cartaz na Bahia com o espetáculo “As meninas da pesada, e com o show Poetas em Cartaz no Atelier Travessia em São Paulo”.
Sobre Raimundo Azevedo
Além de ator e ativista social, ao longo de sua vida ZIG coordenou vários projetos importantes, entre eles, um revolucionário na antiga Febem/SP, hoje Fundação Casa, chamado Projeto Guri – Uma nova forma de pensar, agir, produzir e entregar conteúdos a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e autores de atos infracionais, usando a criatividade e o seu Lugar de Fala. Foi nesse período (inclusive) que conheceu o Ivan Antônio.
Fotos:
Raimundo Azevedo (ZIG): acervo pessoal
Ivan Antonio: Acervo pessoal
1 comentário em “Raimundo Azevedo estreia ‘Quando o Dia Amanhecer’ no Teatro Municipal de Goiânia”Adicione o seu →