Dramaturgo Ronaldo Serruya lança o livro “A doença do Outro”

Na próxima quinta-feira, 20 de junho, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya lança na livraria Magafauna, na Av Ipiranga, 200 – loja 53, no Copan, em São Paulo, o livro A doença do Outro…

 

 

 

 

 

Em A doença do Outro, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya propõe o formato de uma palestra-performance para fazer uma análise sobre a história social de uma doença sem paradigmas na história da humanidade: a AIDS. E de como essa história social se inscreve no corpo de um indivíduo. A peça parte de conceitos extraídos do feminismo negro e da teoria queer para aproximá-los da ideia de OUTRO que perpassa os corpos positivos, corpos considerados perigosos e recusados, e os friccionando com relatos autobiográficos do próprio autor e performer da cena, que vive com HIV desde 2014. A peça é a elaboração de um discurso artístico para debater, criticar e confrontar como os estigmas em torno da doença foram construídos ao longo de 40 anos.

Junto à dramaturgia, também estão publicadas as críticas de Kil Abreu, Amilton de Azevedo e Ivana Moura. O prefácio é de João Silvério Trevisan.

Na noite de lançamento haverá um bate papo entre João Silvério Trevisan e Mauricio Lima, mediado pelo autor.

 

 

 

 

 

 

A doença do Outro
Autor: Ronaldo Serruya
Projeto gráfico: Amanda Goveia e Vitor Carvalho
Diagramação e capa: Vitor Carvalho
Editora Javali
112 Páginas
Preço sugerido: R$ 40,00

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento do livro “A doença do Outro” de Ronaldo Serruya
Livraria Megafauna
Av. Ipiranga, 200 – loja 53 – Copan, República, São Paulo
Quinta-feira, 20 de junho, às 19hrs
Bate papo entre João Silvério Trevisan e Mauricio Lima, mediado pelo autor.

 

 

Sobre o autor:
Ronaldo Serruya é ator e dramaturgo de um dos mais importantes grupos de teatro do país, o Grupo XIX de Teatro (SP), atuando nas peças Hygiene, Arrufos, Marcha para Zenturo, entre outras. Fundou o Teatro Kunyn, em 2009, um coletivo referência para as questões LGBTQIA+ nas artes cênicas, onde atuou e escreveu a dramaturgia das seguintes peças: Dizer e não pedir segredo, Orgia ou de como os corpos podem substituir as ideias (indicado ao prêmio APCA – melhor peça) e Desmesura (Premio Suzy Capó de obra mais transgressora, no 25º Festival MIX da Diversidade).

Como dramaturgo foi indicado como melhor autor ao prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (2018) pela dramaturgia da peça Hoje o escuro vai atrasar para que possamos conversar.

Seu texto A doença do outro, venceu o 7º Edital de Dramaturgia em pequenos formatos do Centro Cultural São Paulo e foi indicado ao Prêmio Shell de melhor dramaturgia em 2023.

 

Foto Ronaldo Serruya: Jonatas Marques

1 comentário em “Dramaturgo Ronaldo Serruya lança o livro “A doença do Outro”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *