No dia 16 de agosto, sexta-feira, às 19h, acontece o concerto do Centro de Música Brasileira, dessa vez na Associação Paulista de Medicina, na Bela Vista…
Carla Corsino ao piano e o programa Momentos Brasileiros apresenta obras para piano e canto. Com o objetivo da valorização da música erudita brasileira, serão interpretados 10 compositores diferentes. Grátis!
Carla Corsino estudou com Camargo Guarnieri e tocará obras de Almeida Prado, André Mehmari, Catarina Domenici, Claudio Dauesberg, Osvaldo Lacerda, Patrícia Lopes, Radamés Gnattali e Uaná Barreto.
Momentos Brasileiros apresenta obras originalmente concebidas para piano e pequenos conjuntos vocais, de três compositores brasileiros: o paulistano Osvaldo Lacerda, o carioca Luciano Gallet e o mineiro Edmundo Villani-Côrtes. O grupo tem cinco cantores Valquíria Gomes (soprano), Anna Carolina Moura (soprano), Mariana Valença (mezzo-soprano), Luiz Guimarães (tenor) e João Vítor Ladeira (baixo), acompanhados ao piano por Israel Mascarenhas.
Programa
1ª parte, Carla Corsino (piano)
Almeida Prado – Impressões Serranas
Catarina Domenici – Alma Caipira
Patrícia Lopes – Valsa da Esperança
Radamés Gnattali – Alma Brasileira
Claudio Dauesberg – Canção Seresta
Osvaldo Lacerda – Lídio e Mixolídio (Cromos 4. Caderno)
André Mehmari – Choro- Canção e Dança
Uaná Barreto – Toccata Miúda
2ª parte, Momentos Brasileiros
Osvaldo Lacerda
Fuga saudosa (texto de Bastos Tigre)
O estrangeiro (texto de Guilherme de Almeida)
Pensamentos (textos de diversos autores)
Ponto de mãe sereia (texto popular de umbanda)
Luciano Gallet
Tayeras (domínio público)
O luar do sertão (letra de Catulo da Paixão Cearense)
Edmundo Villani-Côrtes
Choro para duas vozes e piano
A sessão da câmara
Centro de Música Brasileira
Carla Corsino (piano)
Momentos Brasileiros – (vozes e piano) – Direção: Mariana Valença
Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278, Bela Vista – São Paulo
Sexta-feira, 16 de agosto, às 19h
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis
Carla Corsino é bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós- graduação em Pedagogia do Piano pela Faculdade Santa Marcelina. Durante seus anos de Graduação estudou com o compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri. Participou de vários Festivais de Música, Master Classes com os professores Gilberto Tinetti, Dayse de Lucca, Luis Senise, Lucca Chiantori, entre outros, tendo também estudado com J.J. Koelkeutter, Vera Astracan. Desde que se estabeleceu em São Paulo, aperfeiçoou seus estudos com Maria José Carrasqueira, com quem desenvolveu um trabalho com a Performance, a Pedagogia do Piano e a Música de Câmara. Educadora experiente e pedagoga do piano, seu trabalho hoje é dedicado a crianças, no qual tem se aperfeiçoado. Dedicou-se ao estudo como pianista colaboradora com Ricardo Ballestero (Brasil) e Marcelo Amaral em Nuremberg (Alemanha).
Anna Carolina Moura (soprano), nascida em São Paulo, graduou-se Bacharel em Canto Lírico pela UNESP. Atuou como cantora solista em obras como o Magnificat em Ré Maior de J. S. Bach com Orquestra e Madrigal da UFRN, Missa de Alcaçus de Danilo Guanais, Gloria de Vivaldi, Chichester Psalms de Bernstein, Ceremony of Carols de Britten, Missa a 5 Vozes de André da Silva Gomes e Cantata BWV 150 de Bach com a OSESP e Cantata BWV 51 com a EOS Música Antiga da USP sob direção e regência de William Coelho. Participou de grupos vocais como o trio feminino “Bendita Folia”. Desde 2003, integra o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Valquíria Gomes (soprano), graduou-se em Canto Lírico pela UFMG e aprimorou-se em ópera pela Universidade de Música Franz Liszt, em Weimar, Alemanha. Tem vasta experiência em coros internacionais: Na Alemanha, apresentou-se com o JSB Ensemble (Stuttgart), Chorakademie Lübeck, Bamberg Chor e com o Europa Chor Akademie; e no Chile, com a Academia Internacional Teatro del Lago. Com esses grupos, realizou turnês pela China, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Itália e Chile. No Brasil, atuou como soprano no Coro Ars Nova e no Coral Lírico de Minas Gerais. Atualmente faz parte do grupo vocal a capella “A Liga Dura”. Com o Duo “Retratos da Canção” em parceria com o violonista Anderson Reis, lançou em 2023, o projeto e o livro “Lendas e Cantos Amazônicos”, apresentando transcrições para violão das canções de Waldemar Henrique.
Mariana Valença (mezzo-soprano), paulistana, iniciou seus estudos musicais com o piano, e cantou em corais e grupos vocais desde a infância. Graduou-se Bacharel em Canto pela UNESP e possui Pós-graduação em Pedagogia Vocal Latu-Sensu pela FACEC. É integrante do Coro da OSESP desde 1994. Estudou canto com Benito e Isabel Maresca, Leilah Farah, Marta Herr, Lenice Prioli, Jeller Filipe e Elayne Caser. Como cantora solista atuou em obras de Bach, Vivaldi, Mozart, Brahms, Bernstein, entre outros. Como recitalista participou das séries do Museu Paulista da USP, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Centro de Música Brasileira, Sesc Carmo, Sesc Bertioga, Sesc Campinas e Hotel Toriba em Campos do Jordão, entre outros. Como integrante do grupo Brasilessentia, participou da gravação do CD “Natal”, com obras de compositores brasilei- ros dos séculos XVIII e XIX.
Luiz Guimarães (tenor) é bacharel em Canto pela UNESP, formou-se também na Escola de Música de São Paulo (EMESP – Tom Jobim). Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Pedagogia Vocal pela Fa- culdade Santa Marcelina e atualmente cursa mestrado em Performance na UNESP. Atuou como solista em obras como a Nona Sinfonia de Beethoven com a OSESP, no Re- quiem de Mozart com a Orquestra Jovem de Guarulhos e no Réquiem de José Maurício Nunes Garcia com a Orquestra Sinfônica de Santo André, além de outras participações como solista na temporada da OSESP. Tem se especializado em fazer versões cantáveis do inglês, francês, italiano e alemão para o português de várias óperas como: “Trouble in Tanhiti”, “La Belle Hellène”, “A Hand of Bridge” e “The old Maid and the Thief”. É cantor do Coro da OSESP há 16 anos.
João Vítor Ladeira (baixo) é barítono do Coro da OSESP desde 2006, iniciou seus estudos musicais no Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Em 2005 ingressou no bacharelado em canto pela UFRJ, orientado por Inácio de Nonno. Teve como tutores Benito Maresca, Lenine Santos e Isabel Maresca. Como solista esteve à frente da OSESP na obra “Desenredo” de João Guilherme Ripper, nas óperas “Salomé” e “O Cavaleiro da Rosa”, ambas de Strauss, na Missa em Si Menor de Bach, em “Tristão e Isolda” de Wagner, na Petite Messe Solennelle de Rossini, no Oratório de Natal de Saint-Saëns e na Nona Sinfonia, Missa em Dó Maior e Fantasia Coral de Beethoven. articipou da montagem da obra “A Tempestade” de Henry Purcell com a OSUSP e do Réquiem de Mozart com a OJMG.
Israel Mascarenhas (piano) é natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. Atua como cantor, organista, pianista e cravista em concertos. Foi pianista correpetidor do Coro Jovem do Estado e da Faculdade Cantareira no curso de Bacharelado em Canto Lírico. Desde 2006 é Baixo- barítono do Coro da OSESP.
O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 359 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Temporada 2024 do Centro de Música Brasileira
14 de setembro – Auditório Escola Americana – Mackenzie
Duo de saxofone e piano – José de Carvalho (saxofone) e Arlete Tironi Gordilho (piano)
Fernando Cupertino (canto), Ana Cláudia Assis (violoncelo) e Consuelo Quireze (piano)
18 de outubro – Associação Paulista de Medicina
Regina Elena Mesquita (canto) e João Antonio Parizoto (piano)
23 de novembro – Auditório Escola Americana – Mackenzie
Sandro Bodilon (canto) e Rosana Civile (piano)
Orquestra de Câmara Miller – Regente: Gretchen Miller
Foto Carla Corsino: Heloisa Bortz
1 comentário em “O concerto do Centro de Música Brasileira de agosto acontece na Associação Paulista de Medicina”Adicione o seu →