album-encontro

Casa Museu Ema Klabin, Pinacoteca de São Paulo e Biblioteca Guita e José Mindlin debatem os desafios das coleções brasilianas

Encontro online reúne especialistas para discutir os desafios e estratégias das coleções que abordam o Brasil…

 

 

 

 

 

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pinacoteca de São Paulo, promove no dia 19 de setembro, das 19h às 21h, um encontro online com especialistas para discutir os desafios e estratégias das coleções Brasilianas – coleções de livros e outros materiais que abordam o Brasil. O evento gratuito, intitulado “Coleções Brasilianas: Desafios e Estratégias”, ocorrerá pela plataforma Zoom. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site da Casa Museu Ema Klabin.

O encontro contará com a participação de Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin; Alexandre Macchione Saes, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin; e Renato Menezes, curador da Pinacoteca de São Paulo. A mediação ficará a cargo do historiador e professor da USP Miguel Soares Palmeira.

Durante o evento, os especialistas discutirão a natureza e a especificidade das coleções Brasilianas das três instituições culturais, abordando suas formações, significados e as estratégias utilizadas para apresentá-las ao público. Além disso, serão analisadas as atualizações dessas coleções, ressignificando o conceito de Brasiliana no contexto do debate contemporâneo.

 

 

 

 

 

 

Coleções Brasilianas: Desafios e Estratégias
Dia 19 de setembro de 2024, das 19h às 21h
Plataforma Zoom
Inscrição: aqui Gratuita, com sugestão de contribuição voluntária
95 vagas por ordem de inscrição
Tradução e interpretação de libras

 

Sobre a Casa Museu Ema Klabin
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.

O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

Acesse nosso site e redes sociais
Site: https://emaklabin.org.br
Instagram: @emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual:
https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.

 

 

Imagem Capa do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro (1836), de Johann Jacob Steinmann. Álbum está em exposição na Casa Museu Ema Klabin.

1 comentário em “Casa Museu Ema Klabin, Pinacoteca de São Paulo e Biblioteca Guita e José Mindlin debatem os desafios das coleções brasilianasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *