Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí navegação do site Pular para conteúdo
  • Parceiros

Posts recentes

  • Upgrade é a nova assessoria da banda theDillas
  • Maria Fernanda Cândido inaugura Teatro-D-Jaraguá com monólogo baseado na obra de Clarice Lispector
  • Espetáculo Ray – Você Não Me Conhece volta em cartaz no Teatro B32
  • Teatro Sérgio Cardoso abre 2025 com Fabiana Karla e Tania Bondezan na comédia Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
  • Para psicóloga Dra. Renata Silva, a habilidade de lidar com a pressão se mostra o diferencial dos campeões do reality

Comentários

    Arquivos

    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016

    Categorias

    • Adulto
    • Animação
    • Artes Plásticas
    • Artes Visuais
    • Artigo
    • Audiodescrição
    • Audiovisual
    • Audiovisual
    • Aula
    • Aula pública
    • Ballet
    • Bares
    • Bate papo
    • Beneficente
    • café
    • Cinema
    • Circo
    • Comédia
    • Comédia dramática
    • Comédia Dramática
    • Concertos
    • Contação de história
    • Crítica
    • Culinária
    • Cursos
    • Dança
    • Debate
    • Delivery
    • Doces
    • Documentário
    • Drama
    • Educação
    • Encontro
    • Ensaio Aberto
    • Especial
    • Evento
    • Experimental
    • Experimental
    • Exposição
    • Festa
    • Fotografia
    • Gastronomia
    • Graffite
    • Grátis
    • Hamburgueria
    • Infantil
    • Infantojuvenil
    • Instrumental
    • Intervenção
    • Intervenção
    • Lançamentos
    • Leitura
    • Leituras Dramáticas
    • Libras
    • Literatura
    • Mágica
    • Monólogo
    • Multimídia
    • Música
    • Musical
    • Natureza
    • Noite
    • Oficinas
    • On-line
    • Ópera
    • Palestras
    • Performance
    • Pizzaria
    • Podcast
    • Presencial
    • Recital
    • Resenha
    • Restaurantes
    • Rotisserie
    • Sandro Felippin
    • Sarau
    • Seminário
    • Show
    • Solidariedade
    • Solo
    • Sorveteria
    • Stand up
    • Suspense
    • Teatro
    • Teatro das sombras
    • Teatro de bonecos
    • Teatro de Objetos
    • Teatro de Rua
    • Teatro do Absurdo
    • Teatro Essencial
    • Teatro Gestual
    • Teleteatro
    • Tragicomédia
    • Tragicomédia
    • Uncategorized
    • Vegano
    • Vídeo
    • Videoarte
    • Workshop

    Navegação do post

    Próximo: Cia. Casca de Noz traz espetáculo de acrobacias, malabarismos e percussão
    Anterior: Novo espetáculo da E² Cia de Teatro e Dança, Ruído Vermelho, tem direção de Eliana de Santana

    Alex Slama estreia o solo Dentro do Adversário

    Monólogo, Teatro

    Com direção geral de Bia Szvat e dramaturgia de Leo Lama, espetáculo, que tem como ponto de partida o livro O Adversário, do autor francês Emmanuel Carrère, inaugura a programação teatral da Casa Slamb, novo espaço cultural do bairro de Pinheiros…

     

     

     

     

     

     

    No solo Dentro do Adversário, que estreia no próximo dia 2 de novembro, sábado, às 20h30, na Casa Slamb, o ator Alex Slama traz ao centro do palco reflexões sobre a moralidade e a loucura na sociedade contemporânea a partir da obra O Adversário, do autor francês Emmanuel Carrère. A montagem, com dramaturgia de Leo Lama, e direção geral de Bia Szvat, que assina a encenação ao lado de Herbert Richers Jr, joga luz sobre o narcisismo exacerbado, que pode levar à loucura, ao descontrole ou ao crime.

    O espetáculo estreia a programação teatral da Casa Slamb, novo espaço cultural do bairro de Pinheiros, inaugurado em abril de 2024. Criado pelos irmãos Artur e Alex Slama, o local oferece práticas integrativas que transitam na união entre arte, cultura, educação e entretenimento, contemplando diversas vertentes dos processos criativos e artísticos, para todas as idades.

    Em Dentro do Adversário Jean-Claude Romain vive uma farsa por duas décadas. Todos acreditam que ele é um respeitado médico da Organização Mundial de Saúde, enquanto sua vida é uma construção de mentiras para atender às expectativas de sua família e sociedade. Quando prestes a ser desmascarado, sua pressão psicológica o leva a atos extremos, questionando o que é ser “normal” em um mundo que oprime. O falso médico então assassina seus pais, filhos, esposa e cachorro, novamente para que não se decepcionem com papeis que ele não conseguia mais suportar.

    No livro O Adversário, Emmanuel Carrère revela a insólita – e assustadoramente real – história de Jean-Claude, que tenta o suicídio, mas é salvo pelos bombeiros. Intrigado por esse crime brutal, Carrère passou a se corresponder com Jean-Claude (preso desde 1993) antes, durante e depois do seu julgamento.

    Para a diretora Bia Szvat a história, que se passa na França, ganha em sua encenação um caráter universal. “Estamos vivendo um estado de normose, onde uma falsa moralidade avança nas urnas e nas igrejas, mas com explosões de casos da banalização do mal”, pontua. Ela também explica, que o solo dá continuidade à sua pesquisa denominada Teatro dos Abismos iniciada na Cia Pau D’Arco de Teatro. “Exploro temas de profundidade emocional e existencial, frequentemente abordando questões de identidade, isolamento e as complexidades da condição humana, com uma linha de atuação onde o ator e o público devem vivenciar camadas sutis de estados humanos”.

     

    Monólogo dialogal
    Dentro do Adversário exige de Alex Slama uma partitura corporal intensa com marcas específicas, texturas diferentes e até uma dança. O solo é acompanhando por uma percussão ao vivo a cargo do músico Henry Sauer. “Trabalhar com a Bia é precisão, é quase um balé com a expressão corporal muito presente. Já o Herbert Richers Jr incorpora muito voz e intenção, ou seja, é um casamento perfeito. Depois entra o texto do Leo Lama, que é um sonho, mas um baita desafio porque é um monólogo dialogal. Estou em cena em uma conversa direta com outro personagem, que não está presente”, explica o ator.

    Alex Slama também acredita que a motivação em aceitar o papel de Jean-Claude foi a oportunidade de tirar todas as máscaras e trazer um personagem à tona que está nu. “Ele acaba ficando nu e se revela como o diabo, como um psicopata, como um homem que amava demais ou simplesmente como um homem que não se realizou”, acredita ele.

    Nesse sentido, Bia Szvat crê que o mundo vive uma crise, na qual por um lado existem imensas possibilidades de rupturas de velhos padrões sociais, com questionamentos sobre temáticas como o racismo, etarismo ou a inclusão da diversidade, mas por outro um conservadorismo moral que cobra, cada vez mais, aparências e encaixes em padrões de sucesso. “Nosso personagem é o cara que não conseguiu lidar com a frustração de não atender às expectativas da sociedade e dos pais, e por isso começa a mentir. E para encobrir uma mentira foi construindo outras mentiras e mais outras, criando uma vida fake, onde era respeitado porque todos aprovavam essas mentiras, sem se preocuparem com a verdade”, afirma a diretora.

    Já para o dramaturgo Leo Lama quando as questões fundamentais são substituídas por preocupações de status social, ascendência financeira, sucesso, fama, prestígio mundano, a sociedade se isola do que realmente é. “Dentro do Adversário é um alerta para o quanto tais fugas, tais desvios, nos levam à tragédia, ao prejuízo da vida e do amor. Espero que a montagem, junto com o texto, provoque no espectador reflexões formais, ou seja, que se possa enxergar as incontáveis maneiras de lidar com as situações. Estamos contando uma história de muitas camadas, em que um homem, a partir de uma mentira que jurava não ter consequências, se tornou uma criatura descontrolada, perigosa, assassina. É preciso que a plateia viva a experiência desse homem, que está dentro de cada um de nós”.

     

    Camadas de verdade
    Dentro do Adversário busca gerar uma experiência que provoque a consciência crítica sobre os limites da aparência e a essência do ser humano. Para isso, a direção de arte criou um ambiente que destaca as camadas da verdade que permeiam a narrativa. A cenografia de Cesar Rezende (Basquiat), apresenta uma circunferência de casinhas em referência a armadilhas usadas em rituais para prender o diabo, além de criar uma ideia de cidade-sociedade que amarra as pessoas em verdades morais.

    O desenho de luz de Cesar Pivetti trabalha com a questão dos recortes em detalhes e o figurino de Ùga agÚ aponta para a dualidade entre o bem e o mal. A direção musical é de Fabio Cintra, pesquisador sobre a musicalidade como arcabouço do ator.

    O espetáculo marca o início de uma colaboração entre a Cia Pau D´Arco de Teatro e a Casa Slamb, com a próxima estreia agendada para junho de 2025.

     

    Sinopse
    Jean-Claude Romain vive uma farsa por duas décadas. Todos acreditam que ele é um respeitado médico da Organização Mundial de Saúde, enquanto sua vida é uma construção de mentiras para atender às expectativas de sua família e sociedade. Quando prestes a ser desmascarado, sua pressão psicológica o leva a atos extremos, questionando o que é ser “normal” em um mundo que oprime. O falso médico então assassina seus pais, filhos, esposa e cachorro, novamente para que não se decepcionem com papeis que ele não conseguia mais suportar.

    Ficha técnica
    Direção Geral – Bia Szvat. Encenação – Bia Szvat e Herbert Richers Jr. Dramaturgia –Leo lama. Ator-Compositor – Alex Slama. Direção Musical – Fabio Cintra. Percussão – Henry Sauer. Figurino – Ùga agÚ. Desenho de Luz – Cesar Pivetti. Cenografia – Cesar Rezende (Basquiat). Provocadores – Otacilio Alacran e Antonio Corrêa. Operadora de Luz – Vitória Oliveira. Arte – Artur Slama. Ideia Original – Bia Szvat e Alex Slama. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Tate Costa. Realização – Cia Pau D´Arco de Teatro e Casa Slamb.

     

     

     

     

     

    Dentro do Adversário
    Casa Slamb
    Rua Mateus Grou, 106 – Pinheiros, São Paulo (metrô Fradique Coutinho – linha amarela).
    De 2 de novembro a 16 de dezembro
    Sábado e segunda-feira, às 20h30
    Domingo, às 18h30 (dia 11 de novembro, segunda-feira, não haverá apresentação).
    Duração: 70 minutos
    Classificação: 16 anos
    Valor: R$ 70,00 e R$ 35,00 (meia-entrada)
    Vendas: Sympla 

     

    Foto: Caio Camillo

    28 de outubro de 2024 Flertaí

    1 comentário em “Alex Slama estreia o solo Dentro do Adversário”Adicione o seu →

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 Flertaí.