Circo contemporâneo da Cia Resto D’ontê faz circulação por São Paulo

Espetáculo 3X4 traz para a cena o circo atrelado a outras linguagens artísticas como a dança, o teatro e a performance. No palco/picadeiro números de acrobacias aéreas, de solo e com objetos, como um sofá, uma bicicleta e cordas penduradas em um lustre…

 

 

 

 

As experiências de jovens comuns da periferia e suas relações com os outros, com a cidade, com o amor e com as suas próprias identidades, mas expandidas de uma forma poética por meio do circo contemporâneo é o mote do espetáculo 3X4, da Cia Resto D’ontê. A montagem com direção e dramaturgia de Maria Carolina Oliveira faz uma circulação pela capital paulista com apresentações gratuitas.

A Fábrica de Cultura da Brasilândia recebe o espetáculo no dia 9 de outubro, quarta-feira, em duas sessões às 9h e 15h. Já na Fábrica de Cultura Parque Belém 3X4 acontece nos dias 15 e 16 de outubro, terça e quarta-feira, às 15h. A montagem finaliza a circulação no Circo Teatro Palombar com apresentações dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira e sábado, às 19h.

Em 3X4 os intérpretes e criadores Alex Bingó, Gabriel Madrigrano, Pedro Vinícius e Wilson Guilherme levam ao palco/picadeiro números de acrobacias aéreas, de solo e com aparelhos, como a roda cyr (anel grande feito de metal, mais alto que o artista, que fica dentro do aparelho, rolando e girando enquanto executa movimentos acrobáticos dentro e ao redor do aro), um lustre com multicordas e uma bicicleta acrobática.

Os números apresentados em 3X4 seguem uma linha dramatúrgica elaborada a partir das histórias, vivências, atravessamentos e críticas sociais de cada intérprete e criador do espetáculo. A ideia da Cia Resto D’ontê é transpassar a visão tradicional do circo com formato de variedades onde os números seguem uma sequência sem uma relação. Para isso, o coletivo em conjunto com a diretora e dramaturga Maria Carolina Oliveira, criou Jorge, um personagem apresentado ao público a partir das suas histórias, mas que não aparece em cena.

Wilson Guilherme explica que Jorge é um personagem LGBTQIAPN+ da periferia, um alter ego dos artistas que estão no espetáculo. “São as histórias que a gente conta sobre esse Jorge que forma a dramaturgia de 3X4. Em cena a gente mostra muito sobre essa construção da identidade do Jorge, seja descobrindo a afetividade com outras pessoas, sofrendo uma desilusão amorosa, aprendendo a andar de bicicleta com o pai ou sendo chacota por usar saia.”

Ficha Técnica
Realização e Concepção – Cia Resto D’ontê. Intérpretes/Criadores – Alex Bingó, Gabriel Madrigrano, Pedro Vinícius e Wilson Guilherme. Direção Geral e Dramaturgia – Maria Carolina Oliveira. Produção Geral – Renan Marangoni. Assistente de Produção – Bruno Faowmanma. Figurinos – Laís Lima. Iluminação e Operação de Luz – Rodrigo Silbat. Técnico de Som – Jonas Coutinho. Rigger – Dennis Inoue. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

 

 

 

 

 

3X4
Com a Cia Resto D’ontê
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão).

Fábrica de Cultura da Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia, São Paulo.
Dia 9 de outubro, quarta-feira, às 9h e 15h.

Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho, São Paulo
Dias 15 e 16 de outubro, terça e quarta-feira, às 15h (sessões acessíveis em libras e dia 16 de outubro contará com bate-papo após a apresentação).

Circo Teatro Palombar
Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo.
Dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira e sábado, às 19h (sessões acessíveis em libras).

 

Sobre a Cia Resto D’ontê
O grupo surge em 2016 da necessidade da criação de uma identidade própria em relação ao panorama contemporâneo das artes circenses, de forma a transpor para a cena as inquietações e atravessamentos vividos e/ou compartilhados por seus intérpretes, afim de evidenciar as manifestações artísticas produzidas na periferia dentro das oficinas de circo no Centro Cultural da Juventude, orientados pela pesquisadora e arte educadora Maria Carolina Oliveira. Desde então vem criando e pesquisando o circo atrelado a outras linguagens artísticas como a dança, teatro e a performance. Hoje o grupo tem a direção geral guiada por Gabriel Madrigrano e Wilson Guilherme, fundadores do coletivo. Com o objetivo de promover artes híbridas que dialoguem com plasticidade visual e conceitos étnicos, dando ênfase para performances mais contemporâneas, a Cia estreia em 2017 seu primeiro espetáculo 3X4 no Centro Cultural da Juventude com temporada no Teatro Alfredo Mesquita. Em 2020, a Cia foi convidada a apresenta a montagem na 3ª edição do Festival internacional de Circo de São Paulo (FIC) e no mesmo ano foi contemplada pelo edital ProAC para difusão online, exibido pela plataforma Cultura em Casa. A partir de 3X4 surgiram diversas cenas solo que circularam em festivais de circo pelo Brasil, como Festival Mundial de Circo, Festival Internacional de Circo, Festival de Circo do Bixiga, Festival Satyrianas, Festival Circo no Beco, Circo na Nuvem e Festival Paulista de Circo, entre outros.

 

Foto: ichel Igielka

1 comentário em “Circo contemporâneo da Cia Resto D’ontê faz circulação por São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *