Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira

No dia 23 de novembro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira comemora 40 anos de existência com um concerto com a Orquestra de Câmara Miller, Sandro Bodilon, no canto, e Rosana Civile ao piano. A apresentação acontece no Mackenzie Higienópolis, com entrada gratuita…

 

 

 

 

O Centro de Música Brasileira foi fundado em 18 de dezembro de 1984 pelo compositor Osvaldo Lacerda e tem o intuito de promover e difundir a música erudita brasileira. A atual presidente é Eudóxia de Barros. Nesse concerto serão interpretadas obras de 16 compositores brasileiros diferentes.

Sandro Bodilon, canto, e Rosana Civile, piano, vão homenagear as compositoras brasileiras, Helza Camêu, Babi de Oliveira, Carmen Vascocellos, Clorinda Rosato, Raquel Peluso, Eunice Katunda, Emília de Benedictis, Nilcéia Baroncelli, Lina Pires de Campos, Kilza Setti, Renée Sizudo e
Dinorá de Carvalho.

A Orquestra de Câmara Miller terá três regentes Gretchen Miller, Karen Feldmann, Marina Kahowec e dois solistas convidados Victor Alberto, canto e Rogério Wolf, flauta. Os compositores interpretados serão Alexandre Guerra, Claudio Santoro, Ernani Aguiar e Osvaldo Lacerda.

Programa

Sandro Bodilon, canto e Rosana Civile, piano

Osvaldo Lacerda – Quatro Miniaturas de Adelmar Tavares (texto de Adelmar Tavares)
A luz desse olhar tristonho…
Não chega bem ao meu ombro…
Ando triste…
Dei-te os sonhos de minh’alma…

Mulheres Compositoras

Helza Camêu – Saudade (texto de Vicente de Carvalho)

Babi De Oliveira – Singela canção de Maria (texto de Mário Faccini)

Carmen Vasconcellos – Isto é meu… (texto de João Etienne Filho)

Clorinda Rosato – Havia só… (texto de Oneyda Alvarenga)

Raquel Peluso – Onde andará… (texto de Paulo Bonfim)

Eunice Katunda – Três momentos em New York (piano solo)
Evocação de Jazz
Branca neve invernal
Modinha singela

Emília de Benedictis – Noturno nº 1 – Recordação (texto e adaptação para canto e piano de Nilcéia Baroncelli) – 1ª audição desta versão

Nilcéia Baroncelli – Soneto (texto de Luís Vaz de Camões)

Lina Pires De Campos – Retrato (texto de Cecília Meireles)

Kilza Setti – Raro dom (texto de Suzana de Campos)

Renée Sizudo – Traduzir-se (texto de Ferreira Gullar) – arranjo de Luís Gustavo Petri

Dinorá de Carvalho – O pipoqueiro (texto do folclore)

Orquestra de Câmara Miller – regentes: Gretchen Miller, Karen Feldmann, Marina Kahowec

Cláudio Santoro – Miniconcerto Grosso – Allegro moderato, Andante (lento) e Allegro (finale)

Victor Alberto, canto

Osvaldo Lacerda. Duas Canções – Menina, minha menina e Trovas de Amigo

Rogério Wolf, flauta

Alexandre Guerra
Lembranças para Flauta
Flaureando Allegremente

Ernani Aguiar. 4 movimentos no. 3 -Tempo de Maracatu, Tempo de Cabocolinhos, Canto e Marcha

 

 

 

Sandro Bodilon é barítono graduado em canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP) e com mestrado em interpretação musical pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Sandro Bodilon estudou interpretação cênica nas escolas de teatro de Berta Zemel/Wolney de Assis e de Ewerton de Castro, ambas em São Paulo. Em ópera, algumas de suas atuações mais significativas foram D. Giovanni, Le Nozze di Figaro e A Flauta Mágica de Mozart, Il Barbiere di Siviglia (Rossini), Carmen (Bizet), Gianni Schicchi e Madama Butterlfly de Puccini, Amahl and the Night Visitors (Menotti), Pedro Malazarte (Camargo Guarnieri), Olga (Jorge Antunes), A Tempestade (Ronaldo Miranda) e, recentemente, O Contractador de Diamantes (Francisco Mignone). Desenvolve intensa atividade como camerista, tendo colaborado com os grupos Brasilessentia (música colonial brasileira), Il Dolce Ballo (música barroca e renascentista), e Orquestra de Câmara Paulista (música brasileira do século XX), vindo a registrar em CDs alguns destes trabalhos. Como recitalista tem um amplo repertório de canções em vários estilos, com ênfase na canção de câmera brasileira, tendo se apresentado com diversos pianistas e violonistas. Realizou concertos e gravações de música brasileira com a cantora e musicóloga Anna Maria Kieffer, resultando na gravação do álbum São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880) pelo Selo Sesc. É integrante do Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e também do Núcleo Hespérides-Música das Américas, com o qual já gravou dois CDs: Hõkrepoj (com obras da compositora paulistana Kilza Setti) e Música das Américas (com canções de vários compositores).

 

 

Rosana Civile é natural de São Paulo. Graduada no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e master classes no Brasil, Itália e Espanha. Desenvolve intensa atividade como camerista, apresentando-se com músicos nacionais e internacionais nas principais salas de concerto do País. Apresentou-se em recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, enfatizando o repertório brasileiro. É pianista no Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente integra o Coral Paulistano. Gravou com Zygmunt St. Kubala o CD Estados D’Alma de música brasileira para violoncelo e piano. Com o Núcleo Hespérides – Música das Américas (Associação Hespérides), do qual é fundadora e presidente, gravou o CD Luminamara – música contemporânea do Brasil, o CD duplo Retratos de Radamés (patrocínio Petrobras), o CD duplo Sons das Américas (selo SESC), o CD Hõkrepöj, com obras da compositora Kilza Setti (prêmio PROAC 2015), o CD Cantigas e Momentos, obras para piano solo do compositor Antonio Ribeiro, (lançado em 2019) e o álbum digital Aylton Escobar – Música Contemporânea Brasileira, indicado ao Prêmio Concerto 2023. À frente do Núcleo Hespérides – Música das Américas, coordena as suas ações: concertos, palestras, master classes, gravações e projetos sociais. Foi professora de piano do Conservatório Brooklin Paulista (dirigido por Sígrido Levental), e professora de música de câmara na Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Idealizou e coordenou nesta escola as homenagens aos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes (em 2010), Savino De Benedictis (2011), Gilberto Mendes (2012), Aylton Escobar (2013), além da Semana Osvaldo Lacerda (2012) e a Semana Camargo Guarnieri (2013).

 

 

A Orquestra de Câmara Miller é um grupo auto-gerido de instrumentistas, amadores e profissionais voluntários, que atua sobre a direção artística da maestrina Gretchen Miller, realizando concertos regulares. O grupo é composto por instrumentistas de cordas e ensaia na Sociedade Filarmônica Lyra, em São Paulo.

Gretchen Miller é natural dos Estados Unidos. Fundou a primeira Orquestra Filarmônica Infanto-juvenil com qual viajou para a Alemanha e os Estados Unidos. Durante quatro anos regeu a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e por oito anos a Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil da Escola Municipal de Música. Atualmente leciona Música de Câmara na Faculdade Santa Marcelina, e é diretora artística do Encontro de Música de Câmara, AMACORDAS e regente da Orquestra de Câmara Miller.

 

 

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 362 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.

Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).

Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

 

 

 

 

 

Sandro Bodilon (canto) e Rosana Civile (piano)
Orquestra de Câmara Miller – Regente: Gretchen Miller
Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130, Higienópolis (Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie)
Capacidade: 130 lugares
Sábado, 23 de novembro, às 18h
Tem acessibilidade
Duração: 1h
Classificação: Livre
Grátis

 

Foto Sandro Bodilon e Rosana Civile: Colorp/Divulgação

1 comentário em “Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música BrasileiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *