Terceira edição do Menu Cultural leva barracas de comida afro-brasileira ao Bulevar do Rádio no Itaú Cultural

Última edição do evento inspirada na culinária afrodiaspórica vai receber estabelecimentos como o Preto Cozinha e o buntu Cafés. Paralelamente à feira ao ar livre, acontece, dentro do prédio do IC, uma conversa sobre afrofuturismo e alimentação…

 

 

 

 

 

No dia 1 de dezembro, domingo, das 12h às 18h, o Itaú Cultural promove a terceira edição do Menu Cultural, evento ao ar livre que integra gastronomia e cultura, sempre ligado a alguma atividade realizada pela instituição. Inspirada na culinária afrodiaspórica, a programação leva barracas de comida de rua ao Bulevar do Rádio, situado entre o IC e o Sesc Avenida Paulista.

Paralelamente à feira, às 15h, acontece a roda de conversa Café, Sociedade e Futuro, mediada pela curadora do evento Patty Durães, no interior do prédio do IC. Participam dela a socióloga e escritora Taís de Sant’Anna, autora do livro Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil (2022), e a jornalista, especialista em café e barista Gisele Coutinho, criadora do podcast Pura Caffeina. Como toda a programação do Itaú Cultural, a visitação é gratuita – nesse caso, paga-se somente o consumo nas barracas.

Com curadoria da pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães, a essência dessas três primeiras edições do Menu Cultural — as duas primeiras realizadas em outubro e em novembro — vem do curso auto formativo Muito além da boca: um passeio transatlântico pela comida afrodiaspórica no Brasil, conduzido por Patty e disponível na Escola Fundação Itaú (www.fundacaoitau.org.br/escola), plataforma de formação gratuita com cursos sobre arte, cultura e educação.

Assim, o evento segue os módulos do curso: enquanto a estreia, em outubro, abordou o passado da culinária afrodiaspórica e a edição de novembro retratou o presente, esta trata do futuro. Mais uma vez, os pratos salgados são do Preto Cozinha, restaurante de comida baiana do chef soteropolitano Rodrigo Freire, localizado em Pinheiros. Como entradas, ele oferece pratos elaborados, como os bolinhos de peixe e o poutine de rabada, versão autoral do prato canadense, feito com pedaços de aipim fritos cobertos com molho de rabada cozida por oito horas e queijo da Serra da Canastra ralado.

Os principais, por sua vez, são o ragú de ossobuco com polenta, cuja carne também é cozida por oito horas em fogo baixo, e o arroz de xinxim, um clássico do Preto, um arroz caldoso feito com sobrecoxa de frango desossada ao molho de camarão seco e castanha, acompanhado de farofa de banana da terra. Há, ainda, um prato vegetariano, o arroz de tomate, que também leva castanha, amendoim e queijo da Canastra. Para beber, além das opções tradicionais — água com e sem gás, refrigerantes e suco de uva integral —, o restaurante leva a bebida que leva a sua assinatura, o Benzedeira, feita com uma mistura de folhas e ervas diversas. Na barraca de guloseimas, o Matulas da Nega, marca da chef Suelen Maristela, oferece doces de goiabada, de abóbora e de leite, além de cocada e biscoitos variadas.

Por fim, o Ubuntu Cafés, do barista Ronaro Soares, traz opções quentes e geladas da bebida. Além de marca, o Ubuntu é também um projeto social de capacitação técnica na área para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente moradores de periferias. Por seu trabalho e sua valorização do café brasileiro, Ronaro se tornou, em 2023, imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura.

No Bulevar do Rádio, a barraca do Ubuntu vende opções como o café coado, feito com o método tradicional japonês que valoriza a pureza e a complexidade dos sabores da bebida, o café na prensa francesa, o cold brew e o energizante café com suco de laranja. Também vai dar para levar e preparar em casa o café em pó da marca, com grãos de origem única e torrados artesanalmente, o que proporciona um sabor intenso.

A quarta e última barraca do Menu Cultural pertence à Livraria Africanidades, selo independente especializado em literatura preta.

 

Programação interna
Paralelemente à feira, das 15h às 16h, é realizada a roda de conversa Café, Sociedade e Futuro, no térreo do prédio do IC. Participam dela Patty Durães, a socióloga Taís de Sant’Anna, autora do livro Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil (2022), e a jornalista, especialista em café e barista Gisele Coutinho, criadora do podcast Pura Caffeina.

As três conduzem uma conversa inspiradora sobre afrofuturismo, cultura e alimentação, desvendando como a comida afrodiasporica pode moldar o futuro da sociedade. A participação é gratuita e não há distribuição de ingressos, basta chegar. Não é necessário participar da roda de conversa para acessar a feira.

 

Sobre o curso
O objetivo de Muito além da boca: um passeio transatlântico pela comida afrodiaspórica
é exaltar o poder da comida, preservar memórias culturais e comunicar e fortalecer a identidade dos povos negros. Ele propõe pensar sobre a comida de uma forma mais ampla, para além da feira, do prato e da boca, abordando o passado, o presente e o futuro da culinária e da gastronomia afrodiaspórica. As aulas são assíncronas e exploram questões que relacionam culinária, cultura e identidade, tratando de temas como as comidas da costa; a origem das quitandas e das feiras de rua; a relação entre a culinária e o candomblé; as memórias afetivas e o papel da culinária como sabedoria ancestral curativa; e a valorização dos alimentos locais.

 

Sobre Patty Durães
Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira. Com experiência significativa em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Sebrae e SESC. TEDx Speaker, autora do curso Muito Além da Boca e foi coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica. Atua em projetos para a Cia das Letras e em pesquisas de personagens para uma série da Globo Minas e GNT. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a intersecção entre comida e identidade cultural brasileira. No início de 2024, foi professora convidada do Ray Charles Program, da Dillard University, em New Orleans, e mentora de um projeto de pesquisa em cultura alimentar na Escola de Gastronomia Social do Ceará Ivens Dias Branco.

 

Sobre Gisele Coutinho
Jornalista especializada em café, educadora e barista. Cria conteúdo e influencia consumidores no @puracaffeina e em seu podcast de mesmo nome. Treina equipe de cafeteria e aconselha quem sonha em abrir negócios no setor de café. Ainda palestra sobre o tema e promove cursos focados no consumidor final apaixonado por café. Em 2019, foi a única brasileira homenageada na classe inaugural do Sprudge Twenty, renomado veículo da comunidade do café no mundo, que criou a plataforma para jogar luz aos jovens talentos que trabalham para melhorar a área.

 

Sobre Taís de Sant’anna
Pesquisadora, poeta e escritora. Doutora em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), tem se aprofundado no campo de estudos críticos de alimentação no Brasil a partir da experiência de trabalhadoras negras e das contribuições teóricas de intelectuais negras. Além disso, tem prazer em cozinhar e em comer.

 

 

 

 

 

Menu Cultural (terceira edição)
Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Dia 1 de dezembro, domingo, das 12h às 18h
Às 15h: Roda de conversa Café, Sociedade e Futuro

Cardápio

Preto Cozinha

Entradas
Bolinho de peixe (2 und) – croquetes de peixe defumado e conserva de pimenta e caldo de peixe.
Contém: glúten e pimenta
Poutine de Rabada – pedaços de aipim fritos, cobertos com molho de rabada cozida por 8h e queijo da Serra da Canastra ralado (certificado black angus).
Contém: glúten, pimenta e lactose

Principais
Ragú de Ossobuco com Polenta – polenta cremosa da casa, feita no leite de coco e açafrão, sob um delicioso ragú de ossobuco cozido por 8h em fogo baixo (certificado black angus).
Contém: pimenta
Arroz de Xinxim – arroz caldoso feito com sobrecoxa de frango desossada ao molho de camarão seco e castanha. Acompanha farofa de banana da terra.
Contém: camarão, glúten, pimenta e lactose
Arroz de tomate (vegetariano) – arroz salgado de coco, castanha, amendoim, queijo da Serra da Canastra e textura de tomate.
Contém: lactose e amendoim

Bebidas
Água com e sem gás
Refrigerantes normal e diet
Benzedeira – Uma mistura de folhas e ervas. Capim Santo, louro, manjericão, folha de limão, um toque de maracujá e CO2
Suco de uva integral (500ml)
Matulas da Nega
Doce de abóbora com coco (220g)
Doce de leite (200g)
Beliscão (200g)
Biscoito de nata (200g)
Biscoito de chocolate (200g)
Cocada cremosa (200g)
Doce de leite cremoso (220g)
Doce de goiaba de corte (200g)
Doce de banana de corte (200g)

Ubuntu Cafés
Para beber na hora
Café coado no V60 (200ml) – método tradicional japonês que valoriza a pureza e a complexidade dos sabores do café, oferecendo uma xícara suave e bem equilibrada.
Café na Aeropress (200ml) – método que combina pressão e infusão para criar uma bebida encorpada, rica em sabor, com um leve toque de acidez.
Café na Prensa Francesa (200ml) – método clássico que preserva os óleos naturais do café, resultando em uma bebida robusta e encorpada, ideal para quem busca intensidade.
Cold Brew (Café Gelado) (200ml) – café extraído a frio, suave e refrescante, com notas sutis de doçura natural e baixa acidez. Perfeito para dias quentes.
Café com Suco de Laranja (200ml) – uma combinação surpreendente de café espresso com suco de laranja fresco. Uma bebida cítrica e energizante, que desperta os sentidos.
Café com Tônica (200ml) – uma mistura moderna e refrescante de café espresso com água tônica. A bebida ideal para quem busca algo diferente e sofisticado.

Para levar
Pacote Ubuntu Café (250g) – grãos selecionados de origem única, torrados artesanalmente, proporcionando um sabor intenso e aroma inigualável. Ideal para quem aprecia a verdadeira experiência do café.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 

Foto Gisele Coutinho: Renato Nascimento

1 comentário em “Terceira edição do Menu Cultural leva barracas de comida afro-brasileira ao Bulevar do Rádio no Itaú CulturalAdicione o seu →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *