Projeto “Villa-Lobos para Todos” vai distribuir cartilhas educativas

Cartilhas têm objetivo de auxiliar professores que atuam com a educação infantil e todos os profissionais que se dedicam à área da educação artística e musical…

 

 

 

 

 

 

Há 65 anos, o Brasil se despedia de Heitor Villa-Lobos (5/03/1887 – 17/11/1959), um dos maiores compositores do século XX. Seu legado inclui mais de duas mil obras e uma capacidade singular de integrar elementos da música brasileira com técnicas clássicas europeias. Além de suas contribuições para o repertório musical brasileiro, Villa-Lobos dedicou-se intensamente à educação musical, impactando gerações.

Entre suas muitas contribuições, destaca-se o “Guia Prático”, uma coletânea de canções populares brasileiras que Villa-Lobos pesquisou e arranjou com o objetivo de promover a música entre as crianças. O maestro criou arranjos vocais simples e acessíveis, imortalizando diversas canções infantis de tradição oral que, sem sua dedicação, poderiam ter se perdido ao longo do tempo. Obras como “A Canoa Virou”, “Capelinha de Melão”, “Bam-ba-lalão”, “Xô, Passarinho” e “Terezinha de Jesus”, entre outras são conhecidas em todo o Brasil.

 

Na sala de aula
Para que essa herança não seja esquecida e continue sendo levada para as famílias e salas de aula de todo o Brasil, a regente Dani Mattos criou o projeto Villa-Lobos para Todos, baseado no “Guia Prático – Estudo Folclórico Musical”, de Heitor Villa-Lobos. O projeto, que surgiu em 2001, é composto por oficinas de musicalização que propõe diversas maneiras de vivenciar a música de maneira lúdica, divertida, sem o uso de instrumentos musicais.

 

Cartilhas
Agora, além das oficinas musicais, a regente Dani Mattos desenvolveu cartilhas didáticas com atividades interdisciplinares que serão impressas e distribuídas para escolas, bibliotecas, Instituições do terceiro setor e universidades. O projeto busca capacitar educadores para integrar a música do Cancioneiro Infantil de Villa-Lobos no processo de ensino-aprendizagem.

Os interessadas em receber a cartilha impressa gratuita podem entrar em contato pelo e-mail:danimattosproducoes@gmail.com. As oficinas virtuais serão disponibilizadas no Canal da artista no YouTube.

“Nas cartilhas, oferecemos exemplos práticos da implementação da metodologia do projeto Villa-Lobos para Todos, baseados na experiência acumulada com diversos grupos de professores ao longo dos anos. Utilizamos fotos, conversas, e trocas de experiências para abordar as necessidades dos professores em suas rotinas, demonstrando como aplicar essa metodologia tanto no ambiente escolar quanto em suas casas”, finaliza a regente Dani Mattos.

O projeto “Villa-Lobos para Todos” 2ª edição é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Saga via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta também com o patrocínio da Trousseau e apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo. A produção executiva é de Pedro Cavalcante e Mosaico Produções. Uma realização Dani Mattos e Ministério da Cultura.

 

 

 

 

 

Cartilhas “Villa-Lobos Para Todos”
Informações e solicitações: danimattosproducoes@gmail.com.
https://villalobosparatodos.com.br/
Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

 

 

Siga Dani Mattos na rede:
Instagram: @danimmattos e @7melodica

 

Foto da Regente Dani Mattos: Jaiel Prado.

1 comentário em “Projeto “Villa-Lobos para Todos” vai distribuir cartilhas educativasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *