Mestre do gênero, ele foi uma surpresa entre os indicados ao Grammy…
Pouco mais de três meses atrás, R.L. Boyce era conhecido como um artista de blues tradicional com influência do country na pequena cidade de Como, no Mississippi. Ele se apresentava na porta de sua casa, fazendo pequenos shows pelo sul do país. Agora ele consegue reconhecimento internacional com seu novo disco “Roll and Tumble”, sendo indicado ao Grammy na categoria de melhor álbum de Blues Tradicional.
R.L. Boyce tem 62 anos e esse é apenas seu segundo álbum de estúdio. Ele, que raramente saía de sua área para festivais e era conhecido por suas festanças que dava na pequena cidade de 1240 habitantes no sul dos Estados Unidos, agora divulga seu trabalho internacionalmente em programas como o …Later with Jools Holland, da BBC ao lado de SZA, Grizzly Bear e Wolf Alice.
Ele começou sua carreira como baterista na Rising Star Fife and Drum band com a lenda do blues Othar Turner, enquanto esperava uma oportunidade para cantar e tocar sua guitarra. Suas músicas são entregues com uma roupagem quase de improviso, com referências aos colaboradores, o ambiente onde foram criadas ou o que está passando pela mente dele naquele momento. Você nunca ouvirá a mesma canção duas vezes pela voz de R.L. Boyce.
“Na maioria das vezes, quando algo surge na minha mente, eu só começo a tocar. Eu não ensaio com ninguém. Não faço nada desse jeito. O que vier, eu estou dentro”, conta R.L.
Sua coleção mais recente de canções foi gravada ao longo de dois dias. Tudo realizado no primeiro take de gravação, dando aos ouvintes a oportunidade de presenciar as preciosidades raras que surgem nas festas de quintal naquela parte do país. As gravações foram co-produzidas por David Katznelson e Luther Dickinson (North Mississippi Allstars e Black Crowes). Dickinson surge no disco como músico também.
O álbum “Roll and Tumble” foi lançado pelo selo Waxploitation Records e concorrerá ao Grammy Awards com Eric Bibb, Elvin Bishop’s Big Fun Trio, Guy Davis & Fabrizio Poggi e o elogiado e inspirado pelo som do Mississippi “Blue & Lonesome” do The Rolling Stones.
“A indicação de RL é uma vitória para os artistas pequenos em qualquer categoria do prêmio”, conta o fundador da Waxploitation Jeff Antebi, que no passado ajudou artistas como Danger Mouse e Gnarls Barkley a vencer o Grammy. “RL é um homem que toca e canta pois é isso que ele é. Alguém que ganha vida com a guitarra em suas mãos. Ele é tão autêntico quanto qualquer pessoa que você conhecer”.
Quando recebeu a notícia que foi indicado ao prêmio, ele não gostou de primeira. RL tinha entendido que tinha ganhado um ingresso para ver a premiação. “Roll and Tumble” está disponível em todas as plataformas de música digital.
Waxploitation
O selo americano completou 20 anos em 2016 com um catálogo que traz nomes como Gnarls Barkley, Danger Mouse, Broken Bells, Rome (com Jack White e Norah Jones) e Dark Night of the Soul (com David Lynch). A gravadora também tem uma longa relação com a música no Brasil, trazendo lançamentos do produtor Leo Justi, do DJ Ruxell e difundindo outros lançamentos de vanguarda nas cenas eletrônica, hip hop, indie e latina.
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Conheça o country blues do Mississippi de R.L. Boyce”Adicione o seu →