A tradição continua com o Bolo do Bixiga

Comunidade se une para fazer mais um bolo gigante em comemoração ao Aniversário de São Paulo…

 

 

 

 

A comunidade do Bixiga mais uma vez se une para misturar ovos, farinha, açúcar e manter as tradições do bairro, confeccionando mais um gigante bolo para comemorar os 464 anos da cidade de São Paulo. Moradores, comerciantes e amigos estão se organizando para juntar o maior número de bolos possível para a festa. A comunicação tem sido feita à moda antiga, pelo boca-a-boca entre a comunidade, e também pelas Redes Sociais.

Todo mundo pode participar e escrever seu nome na História do Bixiga. Basta fazer um bolo e levar até a Rua Rui Barbosa na manhã do dia 25 de janeiro, onde tudo começou.

 

A nossa história

O primeiro Bolo aconteceu em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. Armandinho Puglisi, um dos maiores personagens do bairro, teve a ideia: fazer um bolo gigante em nome do Bixiga para presentear a cidade que tantos imigrantes acolheu. Como não tinha dinheiro para essa realização, ele convocou todas as mamas da comunidade para fazer bolos e, no dia 25 de janeiro daquele ano, cada uma foi chegando com uma assadeira e um único e gigante bolo se formou, como São Paulo merece.

 

 

E assim Armandinho fez durante anos, até sua morte. Foi quando Walter Taverna assumiu a tarefa de organizar essa grande festa que tomou proporções absurdas! A ideia era que o bolo tivesse em metros a mesma quantidade de anos da cidade. O Bolo do Bixiga entrou para o Guinnes Book como o maior bolo do mundo! E os patrocinadores vieram.

Em 2009 a tradição foi interrompida e o gigante bolo adormeceu depois que um programa de TV incentivou uma guerra de bolos no ano anterior. E os patrocinadores sumiram.

Mas em 2017 moradores do bairro se uniram a Walter Taverna e resgataram a história. As mamas, as mainhas e os manos foram convocados. A comunidade participou com massa e em massa e o Bixiga fez novamente um bolo gigante para comemorar o aniversário de São Paulo.

 

Faça parte dessa história

Este ano, para a tradição continuar, o Bixiga precisa do seu bolo. Prepare sua receita e leve para a festa!

E como deve ser esse bolo? Simples, preferencialmente com cobertura branca por cima. Mas pode inovar, é claro! Pode escrever seu nome, o nome de sua instituição, afinal de contas: seu bolo, suas regras.

Isso tudo é muito mais que um bolo, é a união de toda uma comunidade construindo algo gigante e mantendo a história viva.

Venha ajudar a manter a tradição e fazer a história do Bixiga acontecer. Dia 25 de janeiro, faça seu bolo e vem pro Bixiga!

 

Aniversário da São Paulo – Bolo do Bixiga
Rua Rui Barbosa, altura do número 300 – Bixiga
Quinta-feira, 25 de janeiro, das 9h às 12h

 

Fotos Bixiga, Armandinho Puglisi, Walter Taverna, Nádia Garcia e a sua mãe: Reprodução do blog Centro de Memoria do Bixiga / Divulgação

1 comentário em “A tradição continua com o Bolo do BixigaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *