De 1º a 4 de março, a escritora, dramaturga e artista Lola Arias traz à quinta edição da MITsp um espetáculo de grande potência cênica, o inédito Campo Minado em que discute de forma inovadora a Guerra das Malvinas, uma ferida ainda aberta no seu país…
Campo Minado é um projeto que reuniu argentinos e ingleses, veteranos da guerra da Malvinas, para investigar o que permaneceu em suas mentes, passados mais de trinta e cinco anos do conflito armado.
O palco, transformado em um set de filmagem, é uma espécie de máquina do tempo, transportando aqueles que lutaram ao passado para reconstruir suas experiências de guerra e memórias. O único laço em comum é o fato de serem veteranos. Mas o que é um veterano? Um sobrevivente, um herói, um louco?
Lou Armour, que estampava as capas de todos os jornais quando os argentinos o levaram prisioneiro no dia 2 de abril, hoje é professor de alunos com necessidades especiais. Rubén Otero sobreviveu ao naufrágio do cruzador argentino ARA General Belgrano e, atualmente, faz parte de uma banda que homenageia os Beatles.
David Jackson escutava e transcrevia códigos de rádio; agora, ouve os outros veteranos de guerra em sua prática de psicologia. Gabriel Sagastume, um soldado que jamais gostou de disparar a sua arma, se tornou advogado criminal. Sukrim Rai era um Ghurka, soldado recrutado do Nepal, que sabia como usar a sua faca e agora é um guarda de segurança. Marcelo Vallejo era operador de armas e virou campeão de triatlo.
Campo Minado examina as marcas deixadas pela guerra, a relação entre a experiência e a ficção e as formas de representação da memória.falam, cantam e interpretam, com harmonias do compositor Pierre-Yves Macé.
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Lola Arias; Elenco: Lou Armor, David Jackson, Gabriel Sagastume, Ruben Otero, Sukrim Rai, Marcelo Vallejo; Pesquisa e produção: Sofia Medici, Luz Algranti; Cenário: Mariana Tirantte; Compositor: Ulises Conti; Iluminador e direção técnica: David Seldes; Concepção de vídeo: Martin Borini; Engenheiro de som: Roberto Pellegrino / Ernesto Fara; Assistente de direção: Erika Teichert / Agustina Barzola; Assistente técnico: Imanol López; Assistente de produção: Lucila Piffer; Assistente (Reino Unido): Kate O’Connor; Figurino: Andrea Piffer; Produtores da LIFT (Reino Unido): Erica Campayne, Carolyn Forsyth, Matt Burman; Produtor Associado: Gema Films. Campo Minado foi originalmente encomendado e co-produzido pela LIFT, Royal Court Theatre, Brighton Festival, Universidad Nacional de San Martín, Theaterformen, Le Quai Angers, Künstlerhaus Mousonturm, Maison des Arts de Créteil, Humain Trop Humain / CDN de Montpellier and Athens & Epidaurus Festival. E apoiado pelo Arts Council England, British Council and The Sackler Trust. Apoio: British Council, Embaixada da República Argentina na Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Arts Council England, The Sackler Trust.
5ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Campo Minado
Teatro Sesi SP
Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César
Tel.: 3146-7439
Capacidade: 456 lugares
Quinta-feira, 1º de março, às 20h
Sexta-feira, 2 de março, às 20h
Sábado, 3 de março, às 20h
Domingo, 4 de março, às 18h
Duração: 1h40 minutos
Recomendação: 14 anos
Foto: Sofia Medici
1 comentário em “Campo Minado”Adicione o seu →