Dragão7 realiza última edição do Circuito de Teatro em Português

Em 2018, o grupo Dragão7 de Teatro celebra os 15 anos do festival de língua portuguesa que realiza em São Paulo, o Circuito de Teatro em Português, que, a partir de 2019, se transforma no Festival Internacional de Teatro – FIT Dragao7…

 

 

 

O Circuito fechará seu ciclo, visitando outros países de língua portuguesa: no próximo ano, com o nome original, será realizado em Portugal.

O XII Circuito de Teatro em Português acontece até o dia 25 de novembro com espetáculos no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, Teatro Municipal de Araras, interior Paulista. As montagens fazem também circulação por várias unidades dos CEUs de São Paulo. São eles: Caminho do Mar, Vila Atlântica, Feitiço da Vila, Casa Blanca, Tiquatira, Alto Alegre, Formosa e Parelheiros.

Os espetáculos para adultos são com o Grupo de Dança Netos de Bandim (Fidjus di Guiné Cultural – Guiné Bissau) e Grupo Dragão7 (Deus lhe Dê em Dobro – São Paulo). Para o público infantil (crianças e bebês) tem o Circuitinho com espetáculos da Cia. Teatro para Bebês Liliana Rosa (A Florestinha da Pati – Rio de Janeiro), Cia. TeatroPlage (De Cá para Lá – Lisboa/PT) e Grupo Dragão7 (Pés na Estrada).

Segundo Creuza, “esta última essa edição do Circuito é marcada pela resistência, pois acontece dentro do atual cenário brasileiro, sem qualquer estimulo à iniciativa de investimento na criação e realização cultural”. E completa: “portanto, realizaremos uma edição simbólica com recursos próprios e a colaboração dos artistas participantes”.

 

O Circuito
O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os oito países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste. “Por meio do teatro, depois abrangendo também a dança e as artes plásticas, buscamos nesses anos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza F. Borges, diretora do Dragão7 e do Circuito.

Nesses 15 anos de história, foram realizadas 445 apresentações, 54 oficinas e 17 seminários em 56 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, para um público aproximado de 84 mil pessoas.

O Circuito de Teatro em Português proporcionou a realização de coproduções entre companhias de Portugal e Moçambique, Portugal e São Tomé Príncipe, Brasil e Portugal; artistas brasileiros tiveram a oportunidade de se formar e trabalhar em Portugal, por meio das oficinas realizadas pelo festival. Assim como artistas portugueses fizeram residência artística e trabalharam com o Grupo Dragão7, durante um período de colaborações primordiais ao fortalecimento desse projeto.

“Esse intercâmbio valorizou a integração entre artistas e grupos de teatro dos países de língua portuguesa. A organização agradece a todos que participaram, pois foi uma caminhada longa e emocionante”, desabafa a diretora. O projeto também resultou na criação do Ciclo de Teatro Brasileiro, em Arcos de Valdevez, que possibilita a apresentação, em Portugal, das novas perspectivas das artes cênicas brasileiras, que este ano realizou sua 12ª edição.

 

 

XII Circuito de Teatro em Português
Ficha Técnica
Realizadores: Ailton Rosa, Creuza F Borges, Daniel Dhemes, Junior Lima, Leticia Bortiletto,
Marli Bortoletto, Humberto Fittipaldi, Marcos Barros e Sergio Portella.
Logo: Leandro Durand
Web designer: Denil Cezar
Criação gráfica: Flavio Carvalho
Registro em vídeo: Romana Flora

Programação 2018

Espetáculo para bebês: De Cá para Lá
Portugal/Lisboa: Cia. TeatroPlage
Circuitinho
Indicação: a partir dos 6 meses
Duração: 35 minutos
Grátis

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – A. Schopenhauer (1788-1860). De Cá para Lá é parte de uma pesquisa que o diretor Paulo Lage desenvolve ao longo de 20 anos dedicados ao teatro para a infância, trabalhando em torno do respeito e amor pelos animais. “Cruzámos o teatro com a música, a dança e as artes visuais de forma lúdica e sensorial para construir um espetáculo de entretenimento que não desconsidere a importância das artes no desenvolvimento psicossocial na infância”, comenta o diretor. Este espetáculo é uma criação dos performers Paulo Lage, Cheila Lima, Christophe Santos e das bailarinas Carolina Branco e Sofia Loureiro.
Ficha Técnica
Direção: Paulo Lage
Criação coletiva: Paulo Lage, Cheila Lima, Chris Santos, Carolina Branco e Sofia Loureiro
Desenho de luz: Paulo Lage
Produção executiva: Tiago da Câmara Pereira
Fotografia: Gonçalo Villaverde

Domingo, 18 de novembro, às 11h
Teatro Municipal de Araras
Av. Dona Renata, 4091- Vila Pastorello – Araras – SP.

Quarta-feira, 21 de novembro, às 9h
CEU Feitiço da Vila
Rua Feitiço da Vila, 399 – Capão Redondo – São Paulo – SP.

Quarta-feira, 21 de novembro, às 14h
CEU Casa Blanca
Rua João Damasceno, 85 – Campo Limpo – São Paulo – SP

Quinta-feira, 22 de novembro, às 9h
CEU Alto Alegre
Rua Bento Guelfi, 1802 – Iguatemi – São Paulo – SP.

 

África / Guine Bissau: Grupo de Dança Netos de Bandim
Espetáculo: Fidjus di Guiné Cultural
Circuito
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Grátis

O espetáculo Fidjus di Guiné Cultural do Grupo de Dança Netos de Bandim traz ao Brasil toda a herança cultural, orgânica e percussiva das etnias da Guiné Bissau. Suas danças e ritmos derivam das 33 tribos que habitam aquela região do velho continente, há milhares de anos. Cada movimento é inspirado na rotina cotidiana dos povos primitivos e seus rituais, os quais abençoavam toda a comunidade.
Ficha Técnica
Percussão: Augustinho Nganha, Rociano Có e Baltazar Baldé
Dançarinos: Adozai Gomes, Osvaldo Neto, Livigia Monteiro e Vladimira Cassamá
Coordenador: Ector Diógenes Cassamá
Produção executiva no Brasil: Beto Oliveira
Fotos: Netos Bandim

Segunda-feira, 19 de novembro, às 14h
CEU Caminho do Mar
Rua Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 – Jabaquara – SP.

Terça-feira, 20 de novembro, às 16h
CEU Vila Atlântica
Rua Coronel Jose Venâncio Dias, 840 – Pirituba-SP.

 

Brasil/SP: Grupo Dragão7
Espetáculo: Pés na Estrada
Circuitinho
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Grátis

No enredo, três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu. Por onde passam, levam alegria e diversão. No meio da viagem, param para descansar. A partir daí, protagonizam muitas peripécias e se envolvem em confusões, pois cada um, com sua personalidade característica, tem um jeito próprio de fazer as coisas. No final da aventura eles descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso. Usando objetos inusitados e muitas brincadeiras para promover um jogo interessante e divertido. Pés na Estrada instiga a imaginação do espectador e o convida a viajar por um mundo imaginário.
Ficha Técnica
Texto: Criação coletiva Dragão7
Direção: Creuza F Borgez
Atores: Ailton Rosa, Daniel Dheme e Leticia Bortoletto
Percussão: Daniel Dheme
Figurino: Marli Bortoletto

Quarta-feira, 21 de novembro, às 15h
CEU Tiquatira
Av. Condessa Elisabeth de Robioano, s/n – Penha – São Paulo – SP.

Quinta-feira, 22 de novembro, às 10h
CEU Formosa
Rua Sgt. Claudiner Evaristo Dias, 10 – Vila Formosa – São Paulo – SP.

Sexta-feira, 23 de novembro, às 15h
CEU Parelheiros
Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro – São Paulo – SP.

 

Brasil/SP: Grupo Dragão7
Espetáculo: Deus Lhe Dê em Dobro
Circuito
Gênero: Tragicomédia
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Grátis

Zonda (vivida por Leticia Bortoletto) é cega. Tiri (interpretado por Junior Lima) tem os braços amputados. Eles são mendigos. Vivem pelas ruas com a esperança de que um dia o milionário Drumond Galaska volte, como prometera, para buscá-los e tirá-los da miséria. Enquanto aguardam, Zonda e Tiri falam sobre suas condições de vida, inegavelmente ligadas a questões complicadas como a acessibilidade social e econômica, a crise financeira mundial e a má distribuição dos recursos. Em debate também está o preconceito e a discriminação ao terem de encarar a opinião daqueles que defendem ser a pobreza culpa deles próprios, pois “nascem aos montes, sem ter sequer migalhas de pão para comer”. A montagem é uma adaptação bem humorada da diretora Creuza F Borges para o texto A Cavaqueira do Poste, de Sérgio Mabombo (integrante do Grupo Lareira, de Maputo/Moçambique), resultado do intercâmbio que o Dragão7 desenvolve junto a países de língua portuguesa.
Ficha Técnica
Texto original: A Cavaqueira do Poste, de Sérgio Mabombo
Encenação e adaptação do texto para o título Deus Lhe De em Dobro: Creuza F Borges
Elenco: Letícia Bortoletto e Júnior Lima
Produção: Grupo Dragao7
Fotos: Vanessa Dutra

Quinta-feira, 22 de novembro, às 14h
CEU Formosa
Rua Sgt. Claudiner Evaristo Dias, 10 – Vila Formosa – São Paulo – SP.

Sexta-feira, 23 de novembro, às 10h
CEU Parelheiros
Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro – São Paulo – SP.

 

 

Brasil/RJ – Cia Teatro para Bebês Liliana Rosa
Espetáculo para bebês: A Florestinha da Pati
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP.
Circuitinho
Sábado, 24 de novembro, às 15h
Domingo, 25 de novembro, às 15h
Indicação: a partir dos 6 meses
Duração: 30 minutos
Ingressos:
R$ 60,00 (inteira)
R$ 30,00 (meia)

Na encenação, a floresta é povoada por diversos bichinhos e espécies, da fauna e da flora. A bebezinha Pati interage com os bichinhos, que são dublados, trazendo realismo e ‘hipnotizando’ as criançinhas, pois Liliana Rosa usa uma linguagem apropriada para os pequenos. O conceito de sustentabilidade, a responsabilidade e o carinho para com o meio ambiente aparecem de forma lúdica e divertida. Temas relacionados à maternidade e à família conduzem a encenação e alertam não só para a preservação ambiental, mas também para educação artística desde a primeira infância. A Florestinha da Pati é uma performance teatral poética. A história é contada por associações e analogias que vão do real ao imaginário, buscando uma identidade com os pequeninos e seus acompanhantes. O espetáculo mescla técnicas dos musicais com uma cuidadosa adaptação para os bebês. São canções autorais criadas especialmente para a peça em um cenário cheio de cores embasadas na cromoterapia e associadas à musicoterapia. No final, as crianças participam de uma vivência sensorial com seus pais (ou acompanhantes) com os objetos de cena e os atraentes bichinhos.
Ficha Técnica
Direção, texto e músicas: Alan de Oliveira
Pesquisa: Liliana Rosa e Alan de Oliveira
Elenco: Liliana Rosa
Produção musical, trilha sonora e designer gráfico: Alan de Oliveira – Mix Áudio & Vídeo Produções
Dublagem: Liliana Rosa, Alan de Oliveira e Paula Rego
Produção: Alan de Oliveira
Cenário e figurino: Clívia Cohen
Desenho de luz: Marianna Linhares e Alan de Oliveira
Foto: Alan de Oliveira / Divulgação

 

Foto Pés Na Estrada -Dragão7: Vanessa Dutra

1 comentário em “Dragão7 realiza última edição do Circuito de Teatro em PortuguêsAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *