Nas próximas sextas-feiras, a casa dos Trovadores Urbanos estará esquentando o clima de carnaval com as Serestas de Sexta das Marchinhas, em encontros divertidos e animados, totalmente dedicados a esse ritmo contagiante, tão popular em nosso país…
A história das marchinhas carnavalescas é muita rica e interessante. A primeira delas foi uma composição de 1899, de Chiquinha Gonzaga, a famosa “Ó Abre Alas” e foi feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Nas décadas de 30, 40, 50 e 60, as marchinhas viveram momentos de auge nas vozes de artistas que se consagraram neste estilo como Braguinha, Carmen Miranda, João Roberto Kelly, Lamartine Babo, Manoel Ferreira, Dalva de Oliveira e muitos outros. Elas eram escolhidas em concorridos concursos no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, e caíam nas graças do povo através da gravação em discos (que já acontecia em 1927), na divulgação através do Rádio e através dos blocos do carnaval de rua do Rio.
A simplicidade das marchinhas determinou seu sucesso entre o povo, pois as letras eram fáceis de decorar, assim como a melodia. Elas retratavam a sociedade da época, com temas dos mais diversos e não existia assunto proibido e o – então hoje – politicamente correto passava longe desse estilo musical, que até agora faz parte do nosso carnaval.
Nas Serestas de Sexta de Carnaval o repertório é muito animado e o público poderá se divertir e cantar as eternas “Oh Abre Alas”, “Bandeira Branca”, “Pierrô Apaixonado”, “Aurora”, entre muitas outras. A Seresta de sexta de carnaval é um evento gratuito e acontecerá nos dias 22 de fevereiro e 01 de março, das 20 às 21h30, na rua Aimberê, 651, em Perdizes. Os portões da casa dos Trovadores Urbanos abrem às 19 horas.
Serestas de Sexta de Carnaval – Carnaval das Marchinhas
Casa dos Trovadores Urbanos
Rua Aimberê, 651 – Perdizes
Dias 22 de fevereiro e 01 de março, das 20 às 21h30
Gratuito
Foto: Divulgação
1 comentário em “A Casa dos Trovadores Urbanos estará esquentando o clima de carnaval com “Seresta de Sexta””Adicione o seu →