O Santo Dialético dá sequência à programação de resistência do Teatro do Incêndio

O projeto Levante Teatro do Incêndio – Pra Vida e Revida apresenta o espetáculo O Santo Dialético (montagem de 2016, com texto e direção de Marcelo Marcus Fonseca), nos dias 19 e 20 de outubro, sábado, às 21h, e domingo, às 20h…

 

 

 

 

A peça – que resultou do processo de pesquisa do projeto A Teoria do Brasil – investiga os vestígios da essência ancestral do brasileiro por meio de pessoas que perderam o contato com suas origens, vivendo em São Paulo, e passaram a habitar um mundo determinado por valores urbanos.

O Santo Dialético é dividido em dois atos e parte do ponto de vista de pessoas comuns, inquietadas pelo esquecimento e pela perda de fatos de sua própria história, que seguem em busca de uma mitologia que possa explicá-la. A peça propõe o entendimento da descaracterização do negro, do índio e do próprio europeu (transformados em outra raça), indo à procura desse “novo povo”, o brasileiro, levando cada personagem numa espécie de voo interior rumo à própria raiz.

No enredo, seis histórias paralelas criam um mosaico da mistura racial brasileira: um índio, tirado aos oito anos de sua tribo por padres, retorna do seminário para encontrar sua aldeia; uma moradora de rua acredita ter sido chamada para uma missão e encontra o sincretismo pelo caminho; um casal negro, evangélicos, vive o drama de não conseguir ter filhos, enquanto o marido é atormentado por ritmos antigos que ele não reconhece; e um publicitário não se encontra no próprio corpo, enquanto sua mulher sofre de uma doença terminal. Com música ao vivo e trilha sonora original, a peça propõe uma paisagem diversa, levando o público por lugares do centro, periferia e interior do Brasil. No intervalo, pratos da culinária brasileira, preparados durante o primeiro ato pelo próprio diretor, são oferecidos ao público por um valor à parte.

 

Levante Teatro do Incêndio – Pra Vida e Revida
Diante do atual momento de ‘estrangulamento’ cultural, a Cia. Teatro do Incêndio, sem nenhum apoio ou incentivo cultural, lançou, em julho, uma programação de resistência que segue até dezembro, reunindo cinco espetáculos de repertório, entre de outras atividades. As demais montagens – todas dirigidas por Marcelo Marcus Fonseca – a serem encenadas são: A Gente Submersa (2017) e Rebelião – O Coro de Todos os Santos (2018), respectivamente em novembro e dezembro. São Paulo Surrealista abriu a programação em agosto, com direito a sessão extra, seguida por O Pornosamba e a Bossa Nova Metafísica em setembro. Esta mostra sintetiza o trabalho de pesquisa de linguagem dos últimos sete anos do coletivo, período em que construiu três teatros até conquistar sua sede definitiva na emblemática entrada do bairro Bixiga, esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, onde já funcionou a lendária boate Igrejinha e o Café Soçaite.

Ficha Técnica
Texto e direção geral: Marcelo Marcus Fonseca
Figurino: Gabriela Morato
Direção musical, composições originais: Bisdré Santos
Música ao vivo: Bisdré Santos, Yago Medeiros e Renato Silvestre
Iluminação: Marcelo Marcus Fonseca e Valcrez Siqueira
Assistência de sonoplastia: Victor Castro
Adereços: André Souza, Gabriela Morato e Fabrízio Casanova
Trilha sonora mecânica: Marcelo Marcus Fonseca e Bisdré Santos
Coreografias e preparação corporal: Gabriela Morato
Assistência de produção/figurino/adereços e bilheteria: jovens do projeto de Vivência Artística no Teatro do Incêndio
Fotos: Giulia Martins, João Caldas e Arô Ribeiro
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Realização e produção: Cia. Teatro do Incêndio
Elenco: Gabriela Morato, Marcelo Marcus Fonseca, Elena Vago, Ágata Matos, Carlos Gomes, Valcrez Siqueira, André Souza, Victor Castro, Yago Medeiros, Renato Silvestre, Gui Mameluco, Heloisa Feliciano, Jade Buck, Luiz Castro, Natália Burger, Amanda Santana, Giovana Kuczynski, Kaena Chioratto, Rafael Américo, André Ortiz, Mauricio Caetano, Moisés Santos. Atriz mirim: Laura de Rita.

 

 

 

 

 

 

O Santo Dialético
Teatro do Incêndio
Levante Teatro do Incêndio – Pra Vida e Revida

Rua 13 de Maio, 48 – Bela Vista
Tel.: 2609 3730 / 2609 8561
Capacidade: 99 lugares
Duração: 150 minutos (com intervalo de 20 min e jantar opcional)
Sábado, 19 de outubro, às 20h
Domingo, 20 de outubro, às 19h
Ingresso: R$ 80,00 (dinheiro ou cartão de débito)
Bilheteria: 2 horas antes das sessões
vendas antecipadas: Sympla
Classificação: 14 anos
Estacionamento em frente ao teatro
Local para comer

 

Foto: Arô Ribeiro

1 comentário em “O Santo Dialético dá sequência à programação de resistência do Teatro do IncêndioAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *