Até o dia 28 de julho, aos sábados às 20h e domingos às 18h, a Zona Norte da cidade receberá espetáculos diferentes de importantes grupos paulistanos de teatro…
Trata-se do Encontro Paulista de Teatro de Grupo, uma iniciativa do grupo Refinaria Teatral que faz parte do projeto “Teatro: uma Pátria Habitável”, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. As apresentações vão até o dia 28 de julho, e cada dia se apresenta um espetáculo diferente. Os ingressos são oferecidos no sistema “pague quanto puder”, como forma de incentivar e democratizar o acesso aos trabalhos.
Participam com espetáculos os grupos: A Próxima Cia, Cia Antropofágica, Cia Paideia de Teatro, Cia Sabre de Luz Teatro, Cia Teatro da Investigação, Cia Teatro Documentário, Companhia do Feijão, Grupo Folias, Grupo Redimunho e República Ativa de Teatro.
O evento é uma oportunidade única de proporcionar ao público da região uma variedade de estéticas e linguagens que são produzidas em nossa cidade. Essa riqueza artística é uma das principais consequências de políticas públicas voltadas às artes – no caso, a Lei de Fomento ao Teatro, que é uma conquista da classe artística junto ao poder público municipal e que proporciona a realização de projetos de pesquisa continuada de teatro de grupo. Esse encontro é uma maneira de aproximar o público da Zona Norte dos trabalhos desenvolvidos por grupos que engradecem o cenário artístico e que são beneficiados por esse tipo de incentivo.
Além da apresentação de um espetáculo de seu repertório, cada grupo também participará de um bate-papo aberto com os integrantes da Refinaria Teatral.
A sede da Refinaria Teatral receberá espetáculos de repertório de grupos de teatro da cidade. Espetáculos adultos e infantis compõe esse Encontro, que proporciona uma diversidade estética e temática do que é produzido pelos artistas paulistanos.
Encontro Paulista de Teatro de Grupo
32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Grupo Refinaria Teatral
Sede do grupo Refinaria Teatral
Rua João de Laet, 1507 – Vila Aurora
Lotação: 40 lugares
Temporada: Até 28 de Julho
Sábados, às 20h
Domingos, às 18h
Reservas: refinariateatral@gmail.com
Ingressos: Pague Quanto Puder
Programação
Espetáculo “5 Semanas em um Balão” – Cia Sabre de Luz Teatro
Sábado, 20 de julho, às 20hs
Drº Fergusson, um cientista aventureiro, seu amigo Drº Kennedy e seu fiel criado Joe, partem em uma aventura pela África, a bordo de um balão. Durante o percurso, eles aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura!
Ficha Técnica
Criação: Sabre de Luz Teatro
Direção: Joyce Salomão
Texto: Joyce Salomão (Da Obra de Júlio Verne)
Elenco: Cristiano Salomão (Drº Fergusson), Nino Belucci (Drº Kennedy) e Joyce Salomão (Joe)
Concepção Artística: Sabre de Luz Teatro
Criação de Luz: Ronny Vieira
Operador de Luz e som: Júlio Avanci
Trilha Sonora: Gustavo Barcamor
Cenografia e Figurinos: Sabre de Luz Teatro
Adereços: Nino Belucci
Espetáculo “Quarança” – A Próxima Cia
Domingo, 21 de julho, às 18hs
Fábula dramatúrgica que trança a história de Rosa Ararim, moradora de um lugarejo conhecido como Alereda, onde o sol é insistente e a terra esturricada. Desenhada em caminhos estreitos, numa trama de vida e morte, Alereda está ocupada por um exército de jagunços, liderados pelo temido Sô Déo, e tem suas mulheres violentadas, mortas e, uma a uma, quaradas ao sol, veladas sem lua, extintas carbonizando o chão. Neste contexto, a guerreira Rosa emerge no enfrentamento contra todo este estado falocêntrico de opressão.
Ficha Técnica
Dramaturgia, encenação e direção – Luciana Lyra
Atrizes-criadoras – Juliana Oliveira, Paula Praia e Lívia Lisbôa
Espetáculo “A Casa de Farinha de Gonzagão” – Cia Teatro da Investigação
Sábado, 27 de julho, às 20hs
Teatro-baile baseado na obra de Luiz Gonzaga, dividida em três partes sem intervalo. 1ª Parte – Baile – Saudando o Sertão. O elenco recebe o público com bebida, comida e dança. 2ª Parte – Peça teatral baseada na obra de Luiz Gonzaga. Os personagens das músicas de Luiz Gonzaga são transportados para uma casa de farinha, a cozinha do sertão, e lá, em sua intimidade criativa, tem a chance de contarem seus “causos”, suas vidas. 3ª Parte – BAILE – “O forró de Mané Víto” Arrasta pé ao vivo com o repertório de Luiz Gonzaga.
Classificação: Livre
Duração: 65 Minutos
Ficha Técnica
Dramaturgia e Direção: Edu Brisa
Atuadores: Carol Guimaris, Cris Camilo, Edu Brisa, Geovane Fermac, Harry De Castro
Músicos: Trio Marrom.
Cenário: Edu Brisa e Geovane Fermac
Figurinos: Ana Cristina Ramos
Direção Musical: Carol Guimaris
Preparação Musical: Fernando Alabê
Preparação Corporal e Vocal: Carlos Simioni (Lume Teatro)
Treinamento de Mascaras: Cida Almeida
Fotos e Registro: Gustavo Guimarães
Realização: CTI – Cia Teatro da Investigação
Cooperativa Paulista De Teatro
“O Coração de um Boxeador” – Cia Paideia de Teatro
Domingo, 28 de julho, às 18hs
O quarto de um asilo é um ringue de boxe quando o jovem Ioiô tem de cumprir pena por roubar uma mobilete, pintando o cômodo onde vive o velho Leo, boxeador famoso que foi esquecido. Com diálogos vigorosos, o texto mostra a vontade dos dois personagens em se ajudarem na realização de seus sonhos. Em 1998, Lutz Hübner recebeu na Alemanha o prêmio de melhor autor, com este texto. O Coração de um Boxeador já foi traduzido para mais de 12 idiomas e é encenado em todo o mundo. A Paideia, com sua segunda montagem para este texto, vem apresentando a peça desde 1999.
Classificação indicativa: 10 anos
Ficha Técnica
Texto: Lutz Hübner
Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis
Direção: Amauri Falseti
Cenografia e Figurinos: Lee Dawkins e Aby Cohen
Iluminação: Lee Dawkins
Operador de Luz: Valdênio José
Elenco: Flávio Porto e Rogério Modesto
Fotografia: Pipo Gialluisi
Sobre a Refinaria Teatral
O grupo Refinaria Teatral, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, é um teatro de treinamento que pesquisa e desenvolve técnicas extraídas da arte marcial Karatê-do. Essa investigação prática gera um estilo particular de comunicação e efeito cênico que hiperpotencializa a presença cênica do ator, expandindo e retendo a energia corpórea, gerando cenas, ações e personagens arquétipos de simbologia crítica.
A grande produção de energia corporal sobre controle do ator, que os trabalhos revelaram ao longo dos anos, geram um magnetismo potente que traz o espectador para dentro da obra. Recursos de ação que saíram dessa investigação, como a ação fotográfica e o ator fragmentado estimula o criativo, o reflexivo do espectador fazendo com que ele crie junto com a obra, o espectador-criador. Chamamos essa investigação, trabalho pilar do grupo Refinaria e que está em constante desenvolvimento, de Teatro Marcial.
As pesquisas contínuas sobre o trabalho de Jerzy Grotowski, Meyerhold, Tadeusz Kantor, Antonin Artaud, Eugenio Barba e o teatro oriental sustentam e alimentam o trabalho desenvolvido pelo grupo, que visa o refinamento constante das ferramentas do principal elemento do teatro: o ator. Em nossas obras discutimos as distintas temáticas da situação de opressor e oprimido, buscando quebrar paradigmas e comodismos.
O grupo surgiu em 2008 e já se apresentou em diversos teatros de São Paulo e de outras cidades. Participou e recebeu premiações de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Curitiba, XVII Encuentro Latino Americano de Teatro de Copiapó – Chile, Festival Internacional de Chañaral – Chile, e Encuentro Internacional de Teatro em Aragua, na Venezuela.
O grupo já foi contemplado em programas de apoio à produção artística como o Programa Myriam Muniz, o programa VAI II, o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, 28° Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, entre outros. Todo o trabalho do grupo é autoral e ao longo de seus mais de dez anos de estrada, já criou 7 obras teatrais.
Em 2017 o grupo realizou uma parceria com a Universidade de Guadalajara – México, resultando na apresentação de diversas ações culturais (apresentação de obras, oficinas e palestras) do grupo em Guadalajara. Além de trabalhar com a obra “Porque as mulheres choram”, o grupo finalizou a construção do sexto espetáculo em parceria com o grupo Mexicano Perspectiva Escénica, que foi intitulada “Inexistência”. As apresentações ocorreram na cidade de São Paulo e em Guadalajara e outras cidades próximas (México).
Atualmente, o grupo está realizando o projeto “Teatro: Uma Pátria Habitável”, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, que investiga as bases do teatro brasileiro antes da colonização, pesquisa atual desse grupo paulistano que objetiva, através de vivências e olhares nas manifestações artísticas de caráter cênico mais tradicionais dos povos indígenas brasileiros, encontrar a corporeidade cênica e a estrutura cênica dos povos originários das terras brasileiras. Pesquisa essa denominada de Encontro com o teatro de Pyndorama.
Foto “O Coração de um Boxeador”: Pipo Gialluisi
1 comentário em “A Refinaria Teatral promove o Encontro Paulista de Teatro de Grupo”Adicione o seu →