Toda Nudez Será Castigada no Teatro Sérgio Cardoso

Clássico da dramaturgia brasileira, Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, chega aos palcos em uma releitura cênica pelas mãos dos diretores Carolina Guimarães e Vitor Moreno, e os atores Alex Slama, Carolina Rossi, Dandara Terra, Felipe Moura e Leonardo Silva no elenco…

 

 

 

 

Com apresentações aos sábados às 18h30 e domingos e segundas-feiras às 20h – até 26 de agosto – Toda Nudez Será Castigada conta a história do viúvo religioso Herculano, que se encontra em um dilema quando seu irmão, no intuito de ajudá-lo, marca um encontro com uma prostituta. Apesar das memórias da esposa, Herculano se apaixona pela linda Geni, causando um alvoroço na família, especialmente com seu filho único, Serginho, que se recusa a aceitar o novo relacionamento do pai.

Na releitura cênica do universo rodrigueano proposta pela dupla de diretores, o espetáculo se apropria de máscaras e de uma atmosfera mais lúdica, estabelecendo uma encenação mais poética e leve com o intuito de aproximar o público do texto. Para a diretora Carolina Guimarães o público já possui um imaginário sobre Nelson Rodrigues e o objetivo da encenação é trazer um novo olhar com ênfase no texto. “A montagem valoriza o ator em cena, por isso a concepção cenográfica parte de objetos simbólicos que completam o jogo cênico do ator, como as máscaras”, conta ela.

 

Máscaras sociais

Já o diretor Vitor Moreno explica que a encenação é repleta de símbolos e que as máscaras possuem várias leituras, pois cada personagem é representado pela máscara de um animal. “Cada ser humano tem seu animal interno, além das famosas máscaras sociais. A ideia é tornar o público cúmplice tirando o peso da encenação sem uma atmosfera densa”, completa ele.

Toda Nudez Será Castigada é uma tragédia pautada na hipocrisia da sociedade brasileira e como uma forma de se reinventar diante dessa sociedade, já que a repressão do desejo é o que gera todo o conflito da peça.

O principal símbolo é a cama de casal que ocupa o centro do palco e representa o indivíduo na sociedade. Ao redor desta cama, as máscaras e figurinos estão vestidos em bustos de cada personagem trazendo a forma da persona viva e presente durante toda a encenação. Todos os cinco atores vestem malhas em tons de nude, representando o nu, e quando entram em cena vestem as máscaras e figurinos. “Isso ocasiona a sensação de que as personagens estão o tempo todo fazendo parte da cena e de uma sociedade observadora, que julga todos os fatos da história”, dizem os diretores.

Ficha Técnica
Texto – Nelson Rodrigues
Direção – Carolina Guimarães e Vitor Moreno
Elenco – Alex Slama, Carolina Rossi, Dandara Terra, Felipe Moura e Leonardo Silva
Produção Executiva – Pedro Leão
Assistência de Produção – João Mar
Concepção e Operação de Luz – Vitor Moreno
Técnica em Iluminação – Juliana Kovalenkinas
Sonoplastia e Operação de Som – Carolina Guimarães
Cenografia – Clau do Carmo
Assistente em Figurino e Adereços – Bárbara Sgarbi
Mídias Sociais – Rogério Mendes
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta
Arte Gráfica – Mayara Oliveira
Fotografia – Vitória Mantovani e Caio Oviedo
Realização – Teatro Condensado Produções.

 

 

 

 

Toda Nudez Será Castigada
Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Tel.: (11) 3288-0136
Capacidade: 144 lugares
Duração: 75 minutos
Temporada: Até 26 de agosto
Sábado às 18h30
Domingo e segunda-feira às 20h (dia 12 de agosto não haverá apresentação)
Ingressos:
R$ 40,00
R$ 20,00 (meia-entrada)
Recomendado para maiores de 14 anos
Vendas Online: Sympla
Bilheteria: De terça a sábado das 14h às 19h e vendas para o espetáculo do dia, das 14h até o início do espetáculo..
Foto: Pedro Leão

1 comentário em “Toda Nudez Será Castigada no Teatro Sérgio CardosoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *