Música alternativa e experimental no Centro da Terra

As terças-feiras do mês de setembro prometem muita música alternativa e experimental no Centro da Terra com os shows de Laya (17 de setembro), Thiago Nassif (24 de setembro) e Anaïs Sylla (30 de setembro). As apresentações, com ingresso consciente, acontecem sempre às 20h…

 

 

 

 

Laya mostra o show Cantigas, um show de roda onde todos ficam em círculo. Artistas e público, todos iguais, se olhando, fazendo parte do som. Laya traz suas novas canções, escolhe canções de amigos parceiros e algumas que estão na ponta da língua e no coração das pessoas, músicas que todos sabem cantar juntos. “O centro do círculo é um lugar seguro, um ponto de força, onde nossos olhos, nosso coração e nossas vozes se encontram e se harmonizam, sejam bem-vindos nessa roda de arte, criação, energia e expressão”, explica ela.

Com o show Mente, que rodou três países da Europa entre maio e agosto de 2019 com apresentações nas cidades de Berlim, França e Londres, Thiago Nassif mescla influências de no-wave, música eletrônica e ritmos brasileiros. Ao lado de Jonas Sá, o músico também leva ao palco canções do seu disco Três lançado em 2016.

Já Anaïs Sylla, nascida na França e neta de Senegalês, radicada em São Paulo, apresenta um show baseado no pensamento de Edouard Glissant, poeta e filosofo da Martinica. A cantora e compositora também mostra seu repertório autoral do EP lançado no ano passado e composições novas do primeiro disco por vir, além de alguns improvisos vocais e releituras de Cuba, do Haiti e da África Ocidental.

 

Espaço de experimentação
Os shows de Laya, Thiago Nassif e Anaïs Sylla integram a programação de Música do Centro da Terra. O espaço cultural abre as portas para receber apresentações de teatro, música, dança e performance, além de trabalhos de artes visuais naquilo que mais lhe parece óbvio: o experimentar. Sem a busca por produtos definitivos ou meras apresentações circunstancias para cumprir temporadas, os artistas são convidados a construírem experiências cênicas e musicais, estéticas, dramatúrgicas, coreográficas, performáticas e conceituais.

A área de música, com curadoria de Alexandre Matias, ocupa dois dias da semana: segundas, em que um músico/banda realiza uma temporada de quatro segundas-feiras seguidas, e terças, com uma proposta mais livre, mas também focada no experimental. “A ideia, o que artisticamente visa atrair músicos e público, é a criação de noites únicas, de experiências que podem ou não ser repetidas em outra oportunidade. No palco do Centro da Terra, repertório de discos como Gaya, da Tiê, e Vida Ventureira, de Tatá Aeroplano e Barbara Eugênia, foram mostrados ao vivo pela primeira vez”, conta o curador.

 

 

 

 

Centro da Terra
Rua Piracuama, 19 – Perdizes
Tel.: (11) 3675-1595
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60 minutos
Ingressos: Ingresso consciente (o público, consciente do trabalho envolvido para realização do espetáculo, e do valor que ele dá para vivenciar esta experiência, escolhe quanto acha adequado pagar pelo seu ingresso, de acordo com sua condição financeira)
Classificação: Recomendado para maiores de 12 anos
Venda pelo link Sympla

Café do Centro da Terra – de segunda a sexta-feira, das 12h até o início dos espetáculos.

 

Programação

Laya
Show Cantigas
Terça-feira, 17 de setembro, às 20h
Músicos – Laya (voz, violão e percussão), Maestro Carlos Hardy (violão, baixo e vocais), Malu Maria (guitarra, percussão, flauta e vocais) e Michele Tajra (percussão e voz)
Curadoria – Alexandre Matias.

 

Tiago Nassif
Show Mente
Terça-feira, 24 de setembro, às 20h
Músicos – Thiago Nassif (guitarra em linha , synth em linha e voz) e Jonas Sá (mac em linha, ipad em linha e voz). Curadoria – Alexandre Matias.

 

Anaïs Sylla
Terça-feira, 30 de setembro, às 20h
Músicos – Anaïs Sylla (voz), Caê Rolfsen (violão pedale), Sthe Araujo (percussão e spd) e Lucas Martins (baixo elétrico). Participações especiais – Irene Atienza (voz), Yaniel Matos (voz e cello), Cristiano (percussão e voz) e Mauricio Pazz (violão tenor e voz).
Curadoria – Alexandre Matias.

 

 

Centro da Terra
O Centro da Terra é um espaço cultural independente sem fins lucrativos mantido por Keren e Ricardo Karman. Inaugurado em 2001 e reformado em 2015, suas instalações abrangem um teatro com palco italiano, um ateliê, uma praça de convivência com um café, um terraço e salas multiuso. O teatro situa-se doze metros abaixo da superfície terrestre e foi aberto, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro de Perdizes, na capital paulista. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia do Centro da Terra.

A programação é dirigida a todos os públicos, focada em produções, apresentações e ações de formação em Música, Artes Cênicas e Visuais que priorizem a linguagem contemporânea, e que dialoguem com a pesquisa da Kompanhia do Centro da Terra. A escolha da programação é feita por uma equipe de curadores que, a partir de suas pesquisas autorais, trazem para o Centro da Terra trabalhos experimentais de artistas emergentes e/ou consagrados, lançamentos, remontagens, temporadas pós estreia e projetos especiais. O local também abriga a escola de Arte Grão do Centro da Terra, que desenvolve um curso livre em que crianças e adolescentes participam de experiências nas diversas linguagens artísticas e que tem como fundamento a liberdade de criação, a ludicidade e a participação coletiva em percursos singulares. Atualmente o espaço conta com o Edital de Apoio aos Espaços Independentes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Música alternativa e experimental no Centro da TerraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *