Theatro Municipal Miguel Monico em Graça recebe Cenas de uma Execução

Sábado, 6 de agosto, em apresentação única…

 

Sucesso em grandes capitais do mundo como Nova York, Praga e Londres, texto do inglês Howard Barker, estreia no Teatro Sérgio Cardoso.

Direção de Clarisse Abujamra, com Fernando Rocha, Oswaldo Mendes, Mauricio Moraes, Malu Bierrenbach, Lara Córdulla, Roberto Ascar, Fabio Acorsi, Amazyles de Almeida, Priscila Castello Branco e locução de Leopoldo Pacheco.

Cenas de uma Execução é um texto que merece o palco. Baseado em fatos reais, conta a terrível batalha de Lepanto e da vida da grande pintora Artemísia Gentileschi, cuja história realmente merece ser encenada. Nas palavras do polêmico autor inglês Howard Barker, ela se torna Galactia, a pintora que desafia seu tempo e provoca o poder a repensar sua autoridade.

Numa história de tirar o fôlego, Galactia é interpretada por Clarisse Abujamra, que também assina a direção e produção da peça. Atriz premiada aqui e no exterior por suas emocionantes interpretações, Clarisse conta que “produzir Cenas de uma Execução nos dias de hoje é a certeza de ser um texto que merece o palco e um desafio dos mais excitantes. O autor inglês Howard Barker, baseado em fatos reais, monta um verdadeiro folhetim onde a arte e o poder se encontram e discutem abertamente a pertinência, a ousadia destas forças, alinhavadas com elegante humor e uma historia de amor que envolve e emociona”.

Veneza do século XVI se torna o cenário para uma tensão atemporal entre a ambição pessoal e a responsabilidade moral. Entre as demandas do patrono e a autonomia da artista. Nada mais atual, nada mais fascinante. Em cena o humor, a ironia, a sensualidade, a história de amor entre dois pintores, o embate de gerações e o amor à arte.

Em vinte cenas comoventes, Cenas de uma Execução narra a história de Galactia, famosa pintora da época que foi convidada pelo Doge de Veneza a pintar a vitória da Liga Cristã sobre os turcos no ano de 1571. A mais sangrenta batalha da história pelos mares. A escolha é controversa, pois a artista em questão é uma mulher e sua pintura não celebra Veneza, mas ofende e enfurece as autoridades venezianas, do Estado, da Igreja em particular, devido à sua representação sangrenta e realista.

Galactia desafiou seu tempo em todos os sentidos. Uma artista ciente de sua força como pintora, como mulher e sua responsabilidade perante o mundo de pintar a verdadeira Batalha de Lepanto.

“Pintar é um ato arrogante! É desafiar Deus retocando paisagens. É se vangloriar e se você não gosta disso é melhor parar de pintar.” Galactia

Além de Clarisse estão em cena outros nove atores. André Abujamra assina a trilha sonora, um verdadeiro concerto inspirado na música de 1571. A luz de Wagner Pinto desafia nosso olhar. “Ninguém deixará o teatro sem ter sido lindamente, provocado a pensar o poder e suas armadilhas”, afirma Clarisse Abujamra.

Ficha Técnica:
De – Howard Barker
Direção – Clarisse Abujamra
Personagens e elenco:
Galactia, uma pintora – Clarisse Abujamra
Carpeta, um pintor – Fernando Rocha
Urgentino, o Doge de Veneza – Oswaldo Mendes
Suffici, o almirante – Mauricio Moraes
Rivera, uma critica de arte – Malu Bierrenbach / Lara Córdulla
Ostensibile, o Cardeal – Roberto Ascar
Prodo, um veterano – Fabio Acorsi
Supporta, filha de Galactia – Amazyles de Almeida
Dementia, filha de Galactia – Priscila Castello Branco
O Caderno de Esboços (locução) – Leopoldo Pacheco

Figurino – Leda Senise
Assistente de figurino – Marcos Veniciu
Trilha Sonora composta por – André Abujamra
Assistente de Direção – Vivien Buckup
Projeto de Luz de – Wagner Pinto
Curadoria Artística e Desenhos de Galactia por – Kika Goldstein e Federico Guerreros
Programação Visual de – Ivan Abujamra e Antonio Fagundes Neto
Assistente de Produção – Priscilla Castelo Branco e Marina Gebara
Produção Executiva – Yara Leite e Adriana Amorim
Produção – Clarisse Abujamra Produções Artísticas

 

Cenas de uma Execução
Theatro Municipal Miguel Monico
Avenida Rafael Paes de Barros, 522, Garça – SP
Sábado, 6 de agosto, às 20h
Ingressos: gratuito
Capacidade: 144 lugares
Duração: 90 minutos
Recomendação: 14 anos
Entrada franca

Fotos: Ivan Abujamra

1 comentário em “Theatro Municipal Miguel Monico em Graça recebe Cenas de uma ExecuçãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *