Coletivo Binário apresenta o espetáculo 180 Dias de Inverno

Teatro digital, dança-teatro, instalação, vídeo mapping e live cinema: 180 Dias de Inverno, inspirado em texto de Nuno Ramos, traz seus medos e angústias ao cuidar de sua esposa doente. O cenário, um grande espelho d´água, tem móveis semi-submersos – um quarto afogado – que reforça a sensação eminente de cansaço…

 

 

 

O espetáculo foi contemplado no prêmio Myriam Muniz 2009 e Cena Minas 2013, e recebeu os prêmios de melhor espetáculo de 2010 (Mixsórdia), melhor trilha sonora (Sinparc Usiminas 2011), melhor iluminação (Sesc/Sated-MG 2011), além de mais 10 indicações em outras categorias.

O espetáculo 180 Dias de Inverno, do Coletivo Binário, inicia uma nova etapa em sua trajetória, que chega aos 11 anos em 2021. Devido às restrições de apresentações presenciais vindas com a pandemia do novo coronavírus, o grupo exibe ao público uma versão gravada diretamente do Teatro Paulo Eiró, que será reproduzida ao público a partir do dia 19 de março, sexta-feira, 21h. Para assistir, basta acessar o site www.coletivobinario.com.br. O trabalho está sendo realizado com recursos do edital Proac Expresso Lab-Lei Aldir Blanc-36/2020.

Com direção de Nando Motta e dramaturgia de Antônio Hildebrando, a peça é inspirada no texto Minha Fantasma, que faz parte do livro Ensaio Geral, escrito pelo pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos. Nesta obra, o multiartista visita sua trajetória de enfrentamento ao medo e as angústias enquanto cuida de sua esposa doente. Para construir no palco esse relato íntimo, o diretor fez uso de diferentes tecnologias, como projeções, em diálogo com linguagens como o cinema e a dança. O resultado é um espetáculo denso, mas com olhar poético presente tanto no cenário (assinado por Renato Bolelli e Beto Guilger), com móveis submersos em água, quanto na trilha sonora original, composta por Barulhista.

No elenco estão Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto. Os figurinos são assinados pelo premiado figurinista Paolo Mandatti, a iluminação é de Bruno Cerezoli e o material de vídeo é assinado por Hugo Drummond e Pedro Furtado. A preparação corporal é da bailarina Carla Normagna. A peça, cuja gravação pretende aproximar o público da cena a partir de uma movimentação de câmera no palco, passa por linguagens cênicas diversas, como o teatro digital, dança-teatro, instalação, vídeo mapping e live cinema.

Através de uma dramaturgia fragmentada e cronologia não linear, três artistas em cena dão vida aos personagens Ele, Ela e o Outro (alter ego de Ele e Ela). O cenário é composto por um grande espelho d’água com móveis semi-submersos e luminárias de teto inspirados pela frase ‘A beleza da iminência do desastre’ e na instalação Maré Mobília, ambas de autoria de Nuno. Segundo Nando Motta, a imagem de um quarto afogado reforça a sensação latente de cansaço. Outra obra de Nuno que inspirou o cenário é Casa Inundada, instalação em que o artista afunda, na lama, a casa em que passou sua infância.

Sons produzidos pelas falas, corpos e ações dos atores foram utilizados para a composição da trilha sonora de 180 Dias de Inverno. “O resultado é uma trilha que dialoga diretamente com as cenas e com atores, dão mais vida e organicidade ao trabalho”, conta o diretor. As projeções que permeiam a encenação têm como objetivo proporcionar diferentes contornos e possibilidades de interpretação para as cenas. Para isso, são utilizadas imagens do interior de uma casa, gravadas em stopmotion, e desenhos animados. O desenho de luz emprega uma delicada dinâmica de luz e sombra para destacar a dualidade entre os momentos de extrema intimidade do quarto do casal e a aridez de uma sala de espera de hospital.

O espetáculo é permeado por influências estéticas, das quais o diretor ressalta, entre artistas plásticos, o próprio Nuno Ramos e a artista Adriana Varejão. Do audiovisual, as inspirações para o caráter cinematográfico do espetáculo vêm do diretor francês Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), do britânico Stephen Daldry (As Horas) e da cineasta brasileira Petra Costa (Elena e Democracia em Vertigem). Nando também destaca a contribuição cênica de artistas como o canadense Robert Lepage e a alemã Pina Bausch, sobretudo nas obras Café Muller e Vollmond

Nando Motta conta que a retomada da temporada do espetáculo, agora no formato digital, ressoa de forma inevitável no período de isolamento social. “A pandemia ampliou o debate que já é próprio da peça, como o confinamento e todas as sensações que ele traz ao corpo”.

O diretor também reforça que a peça passou por uma evolução inevitável, tanto pelo tráfego de linguagens artísticas, que resultou em mudanças estéticas na obra; quanto por configurações amorosas mais popularizadas nos últimos anos, como relacionamentos abertos e/ou poliamorosos, por exemplo.

Ficha Técnica
Diretor: Nando Motta
Dramaturgo: Antonio Hildebrando
Texto: Nuno Ramos (livremente adaptado do texto Minha Fantasma)
Elenco: Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto
Cenógrafos: Renato Bolelli e Beto Guilger
Cenotécnico: Nenê Pais
Figurinista: Paolo Mandatti
Trilha sonora original: Barulhista
Preparação corporal e coreografia original: Carla Normagna
Preparação corporal – Temporada Live: Laura Noronha
Criação de luz: Bruno Cerezoli
Operação de Luz: Pedro Paulino
Operação de som: Barulhista
Operação de vídeo projeções: Nando Motta
Vídeos/projeção: Hugo Drummond e Pedro Furtado
Fotos: Samuel Mendes e Diego Souza
Filmagem e Edição – Temporada Live: La Caffetteria Produções (Ronaldo Jannotti)
Operadores de Câmera: Diego Arvate, Marcelo Villas Boas Ronaldo
Captação e designer de áudio – Temporada Live: Barulhista
Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques
Assistência de assessoria de imprensa: Diogo Locci e Daniele Valério
Designer e coordenação de redes sócias: Nando Motta
Tradução inglês e espanhol: Ana Tereza Horta Mende
Tradução site e material de divulgação para inglês e espanhol: Michele Barreto
Produtora Executiva: Michelle Serra
Assistente de produção Executiva: Rodrigo Nutella
Coordenação de geral e de produção: Nando Motta
Assistência de produção: Elder Torres
Gestão financeira e de projeto: Larissa Biasolli
Contador: Alexandre Assis
Realização: Coletivo Binário e Sorella Produções

 

 

 

 

 

180 Dias de Inverno
Dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de março de 2021
Sextas-feiras às, 21h
Sábados às 18h e 21h
Domingo às 19h
Transmissões do Teatro Paulo Eiró com acesso disponível pelo link Coletivo Binário
As sessões dos sábados, 18h terão opção de legenda em inglês e espanhol.
As sessões dos domingos terão legendas em português descritivo.
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

 

Sobre A Companhia
O Coletivo Binário é um grupo de criação nascido da vontade de buscar um ambiente profícuo para a produção colaborativa e experimental nas artes cênicas. Através de uma ideia comum, o grupo se coloca em diálogo para que artistas de outras linguagens se aproximem e trabalhem com um objetivo único: criar. Um lugar em que “junto e misturado” seja um valor e uma premissa, não uma barreira. Um encontro de vários desejos e vozes criadoras trafegando livremente e passando a ser uma só.

Fruto dessa inquietação, o grupo desenvolve desde 2011 uma pesquisa sobre “linguagens em trânsito no criar e fazer teatral” que resultou nos espetáculos “Rodolfo e a Crise”, “180 Dias de Inverno”, “Do Lado Direito do Hemisfério” e “O que fazer com o resto das árvores?”. Estes trabalhos já foram agraciados com mais de 10 prêmios e 20 indicações, tendo se apresentado em 18 festivais e 42 cidades do Brasil, para um público de mais de 300.000 pessoas.

 

Foto: Samuel Mendes

1 comentário em “Coletivo Binário apresenta o espetáculo 180 Dias de InvernoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *