Com direção de Alexandre Borges, Denise Assunção apresenta o show Pantera no Teatro Sérgio Cardoso com transmissão pela plataforma #CulturaEmCasa…
O show Pantera, com Denise Assunção, faz apresentação única e híbrida (presencial e remota) no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte. A transmissão digital gratuita acontece via plataforma #CulturaEmCasa dia 4 de julho, domingo, 18h, e conta com direção e participação especial de Alexandre Borges, que também assina direção do espetáculo.
O encontro dos amigos de longa data aconteceu na década de 90, quando trabalharam juntos no espetáculo Hamlet, direção de José Celso Martinez Corrêa. Fã das músicas de Denise Assunção e seu irmão, Itamar Assumpção, e neste momento dando vazão a direção, Alexandre firma para além da amizade mais um encontro com Denise.
No repertório, com músicas de Itamar Assumpção e Noel Rosa, entre outros, Alexandre Borges faz participação especial recitando poemas de Fernando Pessoa. A banda é formada por Tiago Mineiro (Piano), Cláudio Oliveira (Bateria) e Gibson Freitas (Baixo).
Traz estes abençoados genes da família Assumpção (e Assunção, como ela assina) que são carregados de talento. Irmã de Itamar Assumpção participou da Banda Isca de Polícia (acompanhando Itamar) pelos anos 80. Em 1990, lança um disco recheado de Jazz, com marcação forte no baixo.
Sempre nos palcos, sempre na música, pisou no palco pela primeira vez aos 12 anos (1968): Cantou e tocou percussão no espetáculo Arena Conta Zumbi, dirigido por Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, desde então trabalhou com os principais diretores, como Jos Celso Martinez Correa. Seu reconhecido trabalho como atriz no teatro a levou para participações na TV, como a série “Hoje é dia de Maria”, direção de Luiz Fernando Carvalho e o seriado Sob Nova Direção, ambos da Rede Globo.
Alexandre Borges (diretor) – Com 35 anos de carreira, Alexandre Borges tem se destacado como um dos maiores atores do Brasil. Do elenco fixo da Rede Globo, já atuou em 28 novelas e 22 especiais na emissora. Além disso, 28 filmes marcam a sua trajetória nas telas de cinema. No teatro, Alexandre tem em seu currículo espetáculos apresentados no Brasil e no exterior e foi um dos fundadores do revolucionário Grupo Boi Voador, dirigido por Ulysses Cruz. Em “Muro de Arrimo”, retornou aos palcos como diretor, o espetáculo aclamado pela crítica lhe rendeu Prêmio de Melhor Diretor em 2014. Após o sucesso da temporada, Alexandre recebeu o convite para assumir a direção geral do especial “Muro de Arrimo” gravado pela TV Cultura, marcando sua primeira direção para TV.
Ficha Técnica
Denise Assunção (vocal)
Tiago Mineiro (Piano)
Cláudio Oliveira (Bateria)
Gibson Freitas (Baixo)
Participação Especial: Alexandre Borges
Equipe captação de imagens Live: Segundo Ato
Iluminação: Ricardo Silva
Figurino: Caio da Rocha
Direção e Produção: Alexandre Borges
Pantera
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Data: 4 de julho de 2021, domingo, 18h
Sessão presencial e transmitida ao vivo e online no Cultura em Casa:
https://culturaemcasa.com.br
Duração: 60 min.
Ingressos: Gratuitos
Horário de Funcionamento: – de terça a sábado das 14h às 19h
Sala Nydia Licia 320 lugares (312 + 8 cadeirantes).
40% da capacidade total da plateia, conforme estabelecido pelo protocolo do Governo do Estado e da Prefeitura da capital
Classificação indicativa: Livre
Sobre #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,6 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.500 cidades e em 157 países. E envolvendo 15.483 profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro. Em 2020, o TSC cumpriu 40 anos de atividades, tendo recebido temporadas importantes de todas as linguagens artísticas e em novos formatos de transmissão, se consolidando como um dos espaços cênicos mais representativos da cidade de SP.
Foto: Divulgação
1 comentário em “Denise Assunção apresenta o show Pantera no Teatro Sérgio Cardoso”Adicione o seu →