Fernanda Preta Estreia You Will Be Unafraid na Funarte São Paulo

Solo de dança explora poeticamente o arquétipo do guerreiro e reflete sobre as relações entre medo e coragem…

 

 

 

Como habitar o mundo contemporâneo sem medo de assumir suas escolhas? Essa questão rondou a bailarina Fernanda Preta nos últimos cinco anos, período de criação da coreografia You Will Be Unafraid, um manifesto de coragem em relação aos desafios apresentados na atualidade. O solo de dança chega aos palcos da Funarte São Paulo em quatro apresentações com estreia dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 20h30.

You Will Be Unafraid teve seu processo de criação iniciado no segundo semestre de 2016 e integrou a pesquisa de doutorado em dança de Fernanda Preta concluído na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em julho de 2019. Porém, a obra, que explora poeticamente o arquétipo do guerreiro e reflete sobre as relações entre medo e coragem, começa a ganhar forma apenas em 2020 quando a artista encontrou a resposta de onde vinha o medo.

Para ela, a arte precisa de tempo e as questões que cada trabalho pergunta têm seu próprio tempo de serem respondidas. “Em You Will Be Unafraid pretendo fazer um manifesto de coragem em relação aos desafios apresentados em nossos tempos. Num momento de crise nos princípios éticos vivenciados em sociedade, é preciso uma atitude de resiliência que permita um atravessamento rumo a uma transformação”, explica Fernanda.

Em 2013, o arquétipo do guerreiro e do samurai haviam inspirado o espetáculo Miradas do Caos #1, um solo realizado pelo 3º Corpo, de Belo Horizonte (MG), grupo do qual Fernanda Preta faz parte. Após realizar a trilogia Miradas do Caos, que abordou as poéticas do caos, a artista inaugurou uma nova temática: como dar fim ao caos? Ao invés de explorar a violência, a criação de You Will Be Unafraid é uma arma contra toda e qualquer maneira de negativismo, pois traz à cena, de forma poética, temas como coragem e força.

Em You Will Be Unafraid, o guerreiro trabalhado anteriormente foi transformado na figura do santo-guerreiro como ilustra O dragão da maldade contra o santo-guerreiro, filme de Glauber Rocha, continuação do emblemático Deus e Diabo na Terra do Sol, na fusão dos dois personagens Santa Bárbara e Antão. “Enquanto a primeira traz consigo a devoção, o outro representa a bravura. O santo-guerreiro é uma figura disposta a empregar todo esforço no cultivo de uma força geradora de transformações nos padrões doentes de consumo, guerra e abusos de poder que seguem em nossa atualidade”, conta Fernanda.

 

Improvisação e conceitos coreográficos
Estruturado em três eixos: o medo; luta e silêncio; e fim da guerra, a partir da criação de conceitos coreográficos que nortearam o desenvolvimento de cada etapa do trabalho, a composição coreográfica de You Will Be Unafraid foi desenvolvida com base na improvisação estruturada a partir de uma composição feita em tempo real. “Portanto, trata-se de uma criação eclética, não só com relação à composição de movimentos, mas do ecletismo de linguagens de outras disciplinas como música e vídeo, que o atravessam”, define a artista.

O eixo um, desenvolvido no conceito onírico/imaginário, tem como principal disparador imagens-sonho e resquícios de memória, sendo o mais carregado de história pessoal e memória da artista. Nesse sentido, toda movimentação partiu de algo muito pessoal, fruto de vivências, memórias e sonhos que inspiraram cada momento.

O eixo dois – luta e silêncio como exploração poética é baseado na contaminação da dança pela artes marciais. O movimento entra numa relação de captura de determinados códigos que não são originariamente da linguagem da dança. A composição coreográfica do solo foi baseada na exploração de diferentes espacialidades. Assim, You Will Be Unafraid inicia no nível baixo e, aos poucos, acontece num nível mais alto, ou seja, no ar. Já no eixo três – fim da guerra, a movimentação acontece no nível alto, com exploração de movimentos que seguem um fluxo mais livre.

 

Imagens do cotidiano
O cenário de You Will Be Unafraid é composto apenas por uma tela de projeção com imagens simples captadas do cotidiano da artista e também de imagens que fazem parte de sua memória em diálogo com a poética do trabalho. Essa concepção vai de encontro à criação de uma atmosfera intimista proposta no solo.

O figurino é composto por dois trajes principais, um com capuz que remete a estética de uma espécie de guerreiro virtual e outro composto por trajes mais sociais que remetem ao desprendimento do eixo três. A iluminação mantém a atmosfera poética sugerida e a música é uma paisagem sonora, com trilhas que fazem parte do repertório afetivo da bailarina, a partir de uma releitura através da remixagem e de fragmentos de textos.

Ficha Técnica
Bailarina e Direção Artística – Fernanda Preta
Preparação Corporal – Henrique Lima
Produção – Cassia Sandoval
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta
Fotos – Jennifer Glass | Fotos do Ofício.

 

 

 

 

You Will Be Unafraid
Funarte São Paulo
Sala Rennée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Tel.– (11) 3662-5177
Bilheteria – Abre uma hora antes da apresentação.
De 9 a 12 de dezembro, quinta-feira a sábado às 20h30 e domingo às 19h
Duração – 30 minutos
Livre
Ingressos – R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Vendas antecipadas pelo site Sympla 

Foto: Jennifer Glass

1 comentário em “Fernanda Preta Estreia You Will Be Unafraid na Funarte São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *