Montagem ocorre simultaneamente em português e libras, tendo como suporte a bicicleta, marca registrada do grupo e uma caixa que se transforma em cenário…
Uma bicicleta, uma caixa que se transforma em cenário e duas atrizes-contadoras de histórias atuando ao mesmo tempo em linguagem oral e em libras. Em síntese esta é a proposta de Histórias Gregas em Sinais e Imagens, espetáculo infantil criado pelo grupo Ciclistas Bonequeiros, que circulará pela cidade de São Paulo no mês de janeiro em diversas unidades dos CEUs – Centros Educacionais Unificados, dentro do projeto Recreio nas Férias, a partir do dia 17 de janeiro.
No espetáculo, as contadoras de histórias Bianca Viunas e Bruna Burket, relembrarão famosos mitos gregos como A Caixa de Pandora, Asas de Ícaro, Prometeu Acorrentado e Ulisses e as Sereias, sob direção e dramaturgia de Gustavo Guimarães Gonçalves.
A criação se apropria do formato Kamishibais, técnica milenar japonesa, em que um contador ia até povoados distantes e narrava histórias para crianças que nunca haviam presenciado uma apresentação artística, utilizando apenas uma caixa-cenário. Trata-se de uma estrutura teatral em miniatura, que no decorrer da narrativa exibe diversas imagens que dialogam com o enredo, colaborando assim com a compreensão visual da história.
Libras – Além disso, é importante ressaltar que o espetáculo foi concebido em perfeita sintonia entre as linguagens oral e em libras, em que a dupla de atores-contadores se desenrola num jogo cênico, fazendo com que a encenação seja acessível ao público não ouvinte, porém longe da conhecida tradução simultânea em libras.
Em cena, os atores incorporam os sinais nas próprias histórias, fazendo com que tanto as crianças e jovens ouvintes quanto as surdas aprendam sobre as histórias, os sinais em libras e a diversidade. O resultado é uma perfeita união entre inclusão e introdução de obras literárias clássicas para este público.
“É mais do que arte pensada no sentido da acessibilidade, é a abertura para novos olhares e descobertas visuais que transpõem as barreiras didáticas, que se aproximam de um ambiente verdadeiramente inclusivo sem a interferência da figura do intérprete”, explica o grupo.
Durante o espetáculo, há ainda a interação com a plateia, que participa ativamente da história quando palavras e termos são ensinados e contextualizados na narrativa. “O projeto explora a percepção dos sentidos, fazendo uso de duas narrativas simultâneas (libras e português), respeitando a comunidade surda, valorizando os potenciais da Libras e aproximando-se cada vez mais de plateias heterogêneas”, enfatiza a companhia.
Ficha Técnica
Histórias Gregas em Sinais e Imagens – Grupo Ciclistas Bonequeiros
Elenco: Bruna Burket e Bianca Viunas
Direção e dramaturgia: Gustavo Guimarães Gonçalves
Vídeo sobre o espetáculo: www.youtube.com/watch?v=20-uDGPf4FU&t=31s
Programação
Dia 17 de janeiro, às 10h
CEU Lajeado
Rua Manuel da Mota Coutinho, 293
Dia 17 de janeiro, às 14h
CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
Dia 18 de janeiro, às 10h
Associação Jardim Nazaré
Rua Santo Antônio da Vargem Alegre, 2
Dia 18 de janeiro, às 14h
Associação Moradores do Jaraguá
Travessa Dona Luiza Ursula, 103
Dia 19 de janeiro, às 10h
CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870
Dia 19 de janeiro, às 14h
CEU Uirapuru
Rua Nazir Miguel, 849
Dia 20 de janeiro, às 10h
CEU Cantos do Amanhecer
Av. Cantos do Amanhecer, S/N – Jardim Eledy
Dia 20 de janeiro, às 14h
CEU Guarapiranga
Estr. da Baronesa, 1120
Dia 21 de janeiro, às 10h
CEU São Mateus
Rua Curumatim, 201
Foto Ciclistas Bonequeiros: Gustavo Guimarães Gonçalves
1 comentário em “Histórias Gregas em Sinais e Imagens, espetáculo criado e encenado pelo grupo Ciclistas Bonequeiros, será apresentado em unidades dos CEUs”Adicione o seu →