Durante o mês de maio, espetáculos que marcaram a trajetória da trupe estarão em cartaz no Centro Cultural São Paulo…
Em 2022 a La Mínima comemora 25 anos de história, de muita palhaçaria clássica combinadas com números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais. Para marcar bem a data e comemorar junto ao público, a companhia faz uma série de atividades, entre elas a apresentação de alguns dos seus mais emblemáticos espetáculos.
De 7 a 15 de maio de 2022 serão encenados: A Noite dos Palhaços Mudos, À La Carte e Ordinários. As sessões acontecem na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo – CCSP (Rua Vergueiro, 1000, Vergueiro, São Paulo, SP), com ingressos gratuitos.
São várias ações acontecendo ao longo deste ano, além da Mostra no CCSP. Entre elas: Oficinas de Formação; Apresentações de espetáculos nas ruas e em diferentes lugares e formatos; circulação do Ônibus-Palco nas periferias de São Paulo e a publicação inédita com ilustrações da Laerte Especial 25 anos da La Mínima.
A programação completa está nas redes sociais da Companhia e no site www.laminima.com.br/.
Dias 7 e 8 de maio a mostra apresenta A Noite dos Palhaços Mudos (2008), adaptação do quadrinho da cartunista Laerte para o teatro. A partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras, o espetáculo traz os conflitos entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente do palhaço, com base no argumento da HQ original. Tema recorrente da obra de Laerte, a relação entre o real e à fantasia transforma a trama num “policial noir” ou “clown noir”, tornando-a preciosa para a atuação dos atores.
Em À La Carte (2001) – sem a utilização de um texto como base narrativa e através de um roteiro baseado em magias, técnicas circenses e números musicais – o espetáculo utiliza a arte do palhaço em prosaicos números de forte gestualidade, resgatando o valor do palhaço como observador crítico do comportamento humano. Ele é um poeta da ação. As apresentações do espetáculo são dias 8, 14 e 15 de maio de 2022.
Três soldados em uma missão de guerra – um metido a valente, um muito atrapalhado e outro covarde, que quer desistir antes mesmo de começar – é o mote de Ordinários (2018), apresentado nos dias 14 e 15 de maio. Misturando teatro, circo e humor, os personagens recebem a difícil missão de invadir o território inimigo para resgatar um superior. Mas a tarefa, que já não seria fácil, ganha contornos de comédia graças às situações criadas pelos três soldados, que não têm nada de estrategistas.
Ficha Técnica do Projeto La Mínima 25 anos
Direção de Produção: Luciana Lima
Produção Executiva: Priscila Cha
Produção e Administração: Chai Rodrigues
Assistência de Produção: Vanessa Zanola
Este projeto foi realizado através do Edital Proac Expresso Direto nº38/2021 – Fomento Direto a Projetos Culturais.
La Mínima
A companhia foi fundada em 1997 pela dupla de palhaços Fernando Sampaio e Domingos Montagner para pesquisar o repertório clássico do palhaço, adaptá-lo e aplicá-lo a diversos suportes dramatúrgicos. Ao longo desses 25 anos, a La Mínima produziu 16 espetáculos, se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura. As obras são inspiradas em manifestações populares de comunicação e cultura que podem ser desde literatura clássica ou arte medieval, quadrinhos ou programas de rádio.
Mostra de Repertório La Mínima
Centro Cultural São Paulo
Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Lotação: 321 lugares
De 7 a 15 de maio de 2022
Ingressos: Gratuitos – A distribuição será feita 1h antes de cada apresentação, em uma plataforma no foyer próxima a entrada de público.
Espetáculos da Mostra de 25 anos
A Noite dos Palhaços Mudos
Sábado, 7 de maio, às 21h
Domingo, 8 de maio, às 20h
Classificação Indicativa: 10 Anos
Duração: 55 minutos
Os Palhaços Mudos são seres que habitam a cidade e dedicam-se a praticar palhaçadas. Existe uma Seita, no entanto, que os considera uma ameaça alarmante e os persegue, na tentativa de extingui-los. Numa noite de caça a dois Palhaços, conseguem capturar apenas um e na tentativa de matá-lo, conseguem apenas arrancar seu nariz. O pobre mutilado escapa, e não conseguindo suportar a vergonha ele se desespera. Surge então o segundo Palhaço Mudo, que entende o que aconteceu e arrasta-o para um ousado resgate nasal. Perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos, para apresentar os conflitos entre intolerâncias contemporâneas e a lógica do palhaço, se é que ela existe.
Ficha Técnica:
Texto: Laerte
Adaptação e Roteiro: La Mínima e Alvaro Assad
Colaboração: Paulo Rogério Lopes
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Elenco Alternante: Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro
Música Original: Marcelo Pellegrini
Iluminação: Wagner Freire
Figurinos: Inês Sacay
Cenografia: La Mínima Adereços: Maria Cecilia Meyer
Assessoria Técnica de Magia: Volkane
Coreografia: Sergio Rocha
À La Carte
Domingo, 8 de maio, às 16h
Sábado, 14 de maio, às 16h
Domingo, 15 de maio, às 16h
Classificação Indicativa: 8 Anos
Duração: 60 minutos
Na periferia de um subúrbio perdido no espaço e no tempo, duas pessoas convivem onde o conforto passa longe e a segurança desconhece o endereço. Por vezes percebe-se a existência de vida fora daquele ambiente devido a algumas interferências sonoras. Um deles mostra-se muito tenso, um feixe de nervos obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. Mas algo os une como verdadeiros irmãos: a fome, quer seja ela de alimento, ou mesmo de dignidade, de poder. Neste terreno impreciso, onde da mesma fonte brota o alimento e a arma letal, a fantasia se mostra tão fundamental quanto o trigo na composição de um prato que possa saciar a fome, tanto das formigas quanto das cigarras. Até que seja novamente despertada.
Ficha Técnica:
Direção: Leris Colombaioni
Roteiro: Paulo Rogério Lopes
Elenco: Fernando Sampaio e Filipe Bregantim
Direção de Atores: Carla Candiotto
Cenografia: La Mínima
Figurinos e adereços: Inês Sacay
Iluminação e Assistente de Cenografia: Liu Koseki
Trilha sonora: Domingos Montagner
Operação de luz: Renata Fongaro
Operação de Som: Luana Alves
Ordinários
Sábado, 14 de maio, às 21h
Domingo, 15 de maio, às 20h
Classificação Indicativa: 10 Anos
Duração: 55 minutos
Em algum lugar, três soldados formam um pelotão improvável. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receber uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Mas afinal quem é adequado para a guerra?
Ficha Técnica:
Concepção: Alvaro Assad, Fernando Paz, Fernando Sampaio e Filipe Bregantim
Roteiro: Newton Moreno, Alvaro Assad e La Mínima
Assistente de Dramaturgia: Almir Martines
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini
Elenco: Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim
Iluminação: Marcel Alani
Figurino e Visagismo: Carol Badra
Cenografia: La Mínima
Adereços: Dario França, Juciê Batista e Reticências
Assessoria técnica de Magia: Ricardo Malerbi
Operação de Som: Luana Alves
Operação de Luz: Marcel Alani
Siga as redes sociais da companhia:
site: www.laminima.com.br
Instagram: @laminima_circo
Youtube: LaMínima Circo e Teatro: https://www.youtube.com/laminimacircoeteatro
facebook: www.facebook.com/laminima/
Foto do quarteto que compõe a Cia. La Mínima: Filipe Bregantim, Fernando Paz, Fernando Sampaio e Marcelo Castro: Carlos Gueller
1 comentário em “La Mínima faz mostra de repertório gratuita para comemorar 25 anos”Adicione o seu →