O mais recente trabalho do Projeto Mov_oLA, dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, coloca novamente um filme clássico como ponto de partida para mergulhar nos seus dez anos de trajetória. Em 10 anos em 8 e meio, Soares usa o filme 8 e ½ (1963), de Federico Fellini (1920-1985), para buscar formas de entrelaçar dança e cinema…
Como aconteceu em Devolve 2 horas da minha vida, coreografia que estreou em 2016 (vencedora do prêmio APCA de melhor espetáculo), inspirada em Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock (1899-1980), o novo espetáculo evoca cenas de diferentes coreografias para revisitar sua atuação.
Contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o espetáculo teve sua temporada de estreia em novembro e dezembro de 2019 no Atelier Cênico.
O título do filme de Fellini é uma referência ao número de trabalhos que o diretor já havia rodado, o “meio” se refere a seu episódio de Amore in Città (1953), composto por episódios de diferentes diretores. Em 8 ½, Marcello Mastroiani (1924-1996) é Guido Anselmi, um cineasta de grande sucesso em crise de inspiração.
Curiosamente, este novo trabalho também é a oitava criação do Projeto Mov_oLA e, considerando as videodanças como curtas, 10 anos em 8 e meio também tem esta marca, 8 e ½. Mas é com o olhar para rever sua história e criações, que a nova coreografia se aproxima do filme de Fellini. “A pesquisa se apropria da premissa do filme para tentar de alguma maneira conciliar os conflitos de todas as criações anteriores do Projeto Mov_oLA em uma nova obra”, afirma Alex Soares.
Em 10 anos em 8 e meio, Soares usa o filme 8 e ½ (1963), de Federico Fellini (1920-1985), para tentar conciliar de alguma forma os conflitos de todas as criações anteriores do Mov_oLA em um novo trabalho.
Ficha Técnica:
Direção: Alex Soares
EIenco: Caroline Zitto, Icaro Freire, Maria Basulto, Natacha Takahashi, Victoria Cavalcante e Wilson Aguiar.
Trilha Sonora: Alex Soares a partir da trilha do filme 8 e mezzo, de Nino Rota.
Desenho de Luz: Alexandre Zullu
Cenário: Wilson Aguiar
Figurino: Cassiano Grandi
Operação de Luz: Alexandre Zullu
Videos: Alex Soares
Preparação Teatral: Luciana Canton
Fotografia: Clarissa Lambert
Produção: Leo Mattos | Filemon 7 Produções Ltda.
Assistente de Produção: Thalita Sousa
Assistente de Palco: Violeta Chagas
“Projeto contemplado pela 30ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura”
10 anos em 8 e meio
Projeto Mov_oLA
Sextas e Sábados às 21h00
Domingos às 19h00
Duração: 70minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita – Retirada de ingressos 1h antes do início de cada sessão
20, 21 e 22 de maio
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 – Lapa
03, 04 e 05 de junho
Teatro Arthur de Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
17, 18 e 19 de junho
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino
*É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19, para pessoas acima de 12 anos. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital (disponível nos aplicativos Conecte SUS, Poupatempo Digital e E-saúde SP).
Essas ações integram o projeto “Manutenção Projeto Mov_oLA 2022 ” contemplado pela 30ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Foto: Clarissa Lambert
1 comentário em “Projeto Mov_oLA apresenta o espetáculo “10 anos em 8 e meio””Adicione o seu →