Mesclando as linguagens artísticas apresenta músicas autorais de seu primeiro EP Love+ e grandes sucessos de Caetano, Ney Matogrosso e Glória Groove, com performance de drag queen…
Crescido nos palcos como ator e performer, o cearense Joma vai fazer sua estreia em shows com uma apresentação única de seu EP Love+ em São Paulo, no dia 16 de junho às 20 horas, no Centro Cultural da Diversidade. Para celebrar a cultura drag, Joma convidou a artista Hannah Montada para fazer uma performance. Além disso, o show também vai contar com um DJ. “Esse é o primeiro show que eu faço, significa um novo passo e uma nova vertente do artista que eu sou. Estou me redescobrindo”, comemora.
No palco, ele une as músicas que escreveu para o espetáculo homônimo apresentado no ano passado a canções que o moldaram como cidadão e artista. De seu EP, estão Frito, Berro, Agito; Paixão Repentina; Existo e Tô Vivo; e Metamorfose. Com pop e eletrônico bem dançantes, suas músicas falam sobre liberdade, transformação e amor.
E faz também covers de grandes canções do pop e da música popular brasileira: Sangue Latino (Secos & Molhados); Bateu a Química (Banda Sedutora); O Quereres (Caetano Veloso) e Vermelho (Gloria Groove). “Adicionei músicas que conversam muito comigo e minha trajetória, fizeram parte da minha história, me moldaram como sou. E elas complementam o show de forma dramática e teatral”, diz.
Muito presente em sua trajetória, as letras falam dos temas fundamentais que marcam nossa vida contemporânea, como amor, sexualidade, liberdade e política. Joma é de Fortaleza, no Ceará, e faz questão de levar sua bagagem nordestina para sua arte e para o palco. “Em qualquer performance artística, eu acabo passando por estes temas. O fato de eu, nordestino, estar cantando em cima de um palco e ter pessoas me assistindo já tem um viés social”, afirma o artista.
Ele começou a trabalhar com teatro em 2004 e se mudou para São Paulo em 2010. Além das músicas, ele pretende adicionar dramaticidade à apresentação com movimentações corporais ritmadas e declamação de um poema, mesclando as linguagens artísticas. “Sempre fiz teatro pra me entender e descobrir quem sou, um processo por vezes doloroso, mas também muito divertido. Hoje performando música me vejo cada vez mais perto de quem sou e quero ser”, diz.
Love+
Tudo começou com o espetáculo Love+, que unia stand-up, cinema, música e videos para falar sobre ser um homem gay, afeminado e nordestino. Foi ali a primeira vez que JOMA se arriscou a cantar em um projeto. “Atravesso minhas fantasias e aprofundo meus desejos Experimento o que achei que não conseguiria e falo, corajosamente, o que tanto queria falar. Dentro de uma mistura de tantas histórias, cinco músicas as contam e permeiam, e compõem meu primeiro EP. Danço, canto, sonho tudo o que é bom.”
Também foi de lá que surgiu a parceria com a diretora Jessica Teixeira, que agora também dirige o show. O cantor diz que seu trabalho o ajudou a formatar e fortalecer sua identidade artística.
O maior desafio da direção foi descobrir como transformar a essência do cantor em um espetáculo multilinguagem. “A delicadeza e o cuidado estiveram presentes durante todo o processo de criação e de produção, desde os primeiros desejos de fala e posicionamento do ator. Estética e política não se separam e, por isso, tentamos fazer com que cada escolha de imagem, de cor, de movimento, de ação, de fala, de som, não determinasse um modo ou uma verdade – a linguagem LOVE+ surge da necessidade de abrir um leque de possibilidades”, explica Jéssica.
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens — Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha Técnica
Intérprete: Joma. Participação: Hannah Montada. Direção Geral: Jéssica Teixeira. Produção Executiva: Pedro Leão e Carol Henriques. Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez. Direção de Arte: Daniel Beoni. Assistente de Produção: Isabella Purcino. Iluminação e Operação de Luz: Guilherme Soares. Guitarrista:Luca Grecco. Técnico e Operador de Som: Pedrita Ribeiro. Maquiagem: Daniel Beoni. Intérprete de Libras:Luccas Araujo. Coordenação de comunicação: Jessica Rodrigues. Assessoria de imprensa: Adriana Basanelli. Midias Sociais: Mateus Bruza e Jessica Rodrigues. Design gráfico: Lucas Sancho. Co-produção: Contorno Produções e Catástrofe Produções. Realização: Cubo Cultural
Joma Love+
Centro Cultural da Diversidade
Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Dia 16 de junho, quinta-feira, às 20h
Duração: 40 minutos
Ingressos: Gratuitos, retirados 1 hora antes da apresentação na bilheteria.
O show contará com tradução e interpretação em libras.
Foto: Vitória Mantovani
1 comentário em “Artista cearense Joma estreia como cantor com show que exalta cultura LGBTQIA+”Adicione o seu →