Realizado desde 2010 e somente interrompido pela pandemia, o Festival busca, no público de bebês e pais, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez…
O Grupo Sobrevento realiza, de 3 a 29 de setembro, o Festival Primeiro Olhar – VIII Mostra Internacional de Teatro para Bebês. A programação é gratuita e reúne artistas do Brasil e do Chile, que apresentarão espetáculos para crianças de seis meses a três anos de idade, além de debates, oficinas e um encontro entre o público e realizadores de Arte para a primeiríssima infância. A programação, que acontece em São Bernardo do Campo (Teatro Lauro Gomes) e em São Paulo (Espaço Sobrevento), contará ainda com atividades de formação para artistas, educadores e pesquisadores.
Realizado desde 2010 e somente interrompido pela pandemia, o Festival busca, no público de bebês e pais, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez, que seja capaz de se maravilhar com coisas pequenas, simples e delicadas.
“A sociedade não pode negar aos bebês o acesso à cultura. O festival é uma oportunidade de encontro poético e congrega pais e filhos em um local que difunde a poesia”, conta Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento.
Apresentando diferentes propostas de comunicação poética com a primeiríssima infância, o festival visa a garantir o acesso à Cultura a um público historicamente excluído e a estimular a criação de novos espetáculos para essa faixa etária.
Por quatro finais de semana, 16 apresentações de 4 espetáculos terão lugar em São Paulo e em São Bernardo do Campo, revelando diferentes abordagens do Teatro para Bebês. O projeto é realizado pelo Grupo Sobrevento por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo e com o patrocínio da Eletrobras.
Primeiro Olhar – Viii Festival Internacional de Teatro para Bebês
Datas: 3 a 29 de setembro de 2022
Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – São Paulo
Telefone: (11) 2692-1549
Teatro Lauro Gomes
Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 4368-3483
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de até 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão. Demais espectadores ficarão sujeitos à disponibilidade de vagas, a critério da produção. Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br
Programação | Espetáculos
Cia. Teatro De Ocasión | Chile
Espetáculo TUM
3 de setembro, às 11h e às 14h
Espaço Sobrevento – São Paulo
4 de setembro, às 15h e às 17h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Três irmãos nos contam a história do seu quintal, o lugar onde brincaram e cresceram. Personagens afetuosos os acompanharão e os convidarão a uma misteriosa viagem subterrânea, na qual descobrirão as luzes do germinar e o retorno dos brotos da vida. Semear a terra, semear o céu: os sentimentos também são sementes a semear. “TUM” é uma viagem pelo ciclo da vida, o sentido de pertencimento, a perda e o encontro. Objetos, narração, canto e movimento. Madeira, plástico e luzes ganham vida e se transformam em cena, seguindo a poética de artesanato em movimento que a companhia tem desenvolvido em cada criação.
Ficha Técnica
Direção: Tita Iacobelli Delpiano | Atuação e música ao vivo: María Fernanda Carrasco Blancaire, Álvaro Sáez Ramírez e César Espinoza Araya | Encenação: Belén Abarza Castillo | Programação visual: Manuel Espinoza Salinas | Figurinos: Lorena Álvarez Lorealva | Realização de adereços de iluminação: Francisco Enrique Estay | Som: Júlio Rafael Gennari Gacitua
Grupo Sobrevento | SP_Brasil
Espetáculo Terra
10 de setembro, às 11h e às 14h
Espaço Sobrevento – São Paulo
11 de setembro, às 15h e às 17h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.
Ficha Técnica
Realização: Grupo Sobrevento | Texto, direção e interpretação: Sandra Vargas | Cenografia e Adereços: Liana Yuri e Sueli Andrade | Direção Musical e Músicas Originais: William Guedes | Músicos: Denise Ferrari e William Guedes | Iluminação: Renato Machado | Montagem e operação de luz: Marcelo Amaral | Preparação corporal: Sueli Andrade e Almir Ribeiro | Figurino: Sandra Vargas
Grupo Porto Cênico | SC_Brasil
Espetáculo Casa
17 de setembro, às 11h e às 14h
Espaço Sobrevento – São Paulo
18 de setembro, às 15h e às 17h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
O espetáculo aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, o espetáculo apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes constroem uma narrativa que dialoga criativa e artisticamente com o universo dos bebês. Afirmando, dessa maneira, um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético.
Ficha Técnica
Realização: Porto Cênico | Direção e dramaturgia Sandra Vargas | Direção de Produção: Karoline Gonçalves | Produção Executiva: Ana Clara Marques | Assistente de Produção: Ianca Hass Reinert | Atriz criadora, figurinos e objetos: Valéria de Oliveira | Atriz criadora e sonoridades: Aline Barth | Iluminação: Rafael Bessa Mota | Confecção dos figurinos: Ivanna Corrêa
Márcio De Camillo | Ms_Brasil
Espetáculo Crianceiras Bebê
24 de setembro, às 11h e às 14h
Espaço Sobrevento – São Paulo
25 de setembro, às 15h e às 17h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, onde o cantor e compositor Márcio De Camillo apresenta poemas de Mario Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda – violão, viola caipira, mandoline e braguinha – e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade, quanto para os adultos que as acompanham. Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.
Ficha técnica do espetáculo
Composição e Interpretação: Márcio De Camillo | Direção: Luiz André Cherubini | Percussão cênica: Nath Calan | Iluminação: Camila Jordão | Cenotécnico: Paulo Higa | Sonorização: Roberta Siviero | Produção: Izabella Maggi
Programação | Atividades De Formação
Oficina: Criando Um Espetáculo Para Bebês
Com Sandra Vargas (Sobrevento)
7 e 8 de setembro, das 19h às 22h
Espaço Sobrevento – São Paulo
28 e 29 de setembro, das 19h às 22h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
*Direcionada a educadores da rede pública e artistas
Inscrições abertas, exclusivamente pelo e-mail info@sobrevento.com.br
O Teatro para Bebês nos obriga a adotar uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender do que a ensinar. Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos.
II Encontro Cena Bebê Brasil
20 de setembro, das 19h às 22h
Espaço Sobrevento – São Paulo
Em um espaço único no Brasil para a troca de informações, experiências e sonhos, artistas, gestores, educadores, mães e pais se encontram para discutir as possibilidades do Teatro para a Primeira Infância e o acesso à Cultura nas grandes cidades.
Debates
12 de setembro, às 19h
Espaço Sobrevento – São Paulo
21 de setembro, às 19h
Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Bate-papos entre artistas e público sobre espetáculos da programação.
Sobre As Companhias Participantes
Porto Cênico (Santa Catarina – Brasil)
Coordenado pela atriz Valéria de Oliveira e pela produtora Karoline Gonçalves, o grupo foi fundado em Itajaí (SC) em 2004. Pesquisa teatral, produção de espetáculos, publicação de revista e cursos e oficinas de Teatro são a base das atividades artísticas da companhia. Também se destaca pela congregação e realização de intercâmbios com diferentes artistas, pesquisadores, educadores, educandos que compõem as diversificadas atividades do Grupo. Há cinco anos dedica-se ao Teatro para Bebês.
Sobrevento (São Paulo – Brasil)
Pioneiro no Teatro para Bebês em nosso país, o grupo se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de bonecos. Há treze anos, o Sobrevento realiza uma série de atividades direcionadas à primeira infância e a artistas, educadores, pesquisadores e agentes culturais interessados em desenvolver atividades artísticas para bebês – festivais, apresentações, debates, mesas-redondas, oficinas.
Teatro de Ocasión (Chile)
Fundado em 2010, mistura Teatro, Música, Cultura Popular e se dedica à criação de espetáculos para a primeira infância. Com “Una Mañanita Partí…”, projeto financiado pelo Fundo Iberescena 2010-2011 e codirigido por Teloncillo Teatro (Espanha), percorreu o Chile, de norte a sul, apresentando-se com sucesso nos principais palcos e festivais do país, sendo premiada no Festival de Teatro Infantil de La Reina. Em 2013, fez a primeira turnê internacional, apresentando-se na Bósnia-Herzegovina, onde conquistou o prêmio de melhor espetáculo infantil. Também esteve no Brasil, México, Espanha, Suíça, Canadá, Coreia e China. Em 2016, lançou seu primeiro disco Canciones de Ocasión, que reúne canções de seus espetáculos. Criou e organizou o Festival de Ocasión – Festival Iberoamericano de Artes Cênicas para a Primeira Infância, realizado em 2013, 2014 e 2017.
Márcio De Camillo (Mato Grosso do Sul – Brasil)
Cantor, compositor e instrumentista, criado no Mato Grosso do Sul, cenário que compôs a base inicial do seu estilo musical. Envolvido em projetos de destaque como o espetáculo Crianceiras e o trio Hermanos Irmãos, o músico foi apresentador do programa Meu Mato Grosso do Sul, exibido pela TV Morena/REDE Globo de 2012 a 2015, criou e dirigiu a Mostra Violas do Brasil e o Festival Música do Brasil Central, ambos no CCBB/Rio, além do CD “Gerações” no qual reuniu 42 artistas da música sul-mato-grossense. Em duas décadas de carreira, Márcio De Camillo lançou oito CDs e um DVD, sendo quatro discos solos, dois CDs com o Trio Hermanos Irmãos e dois álbuns infantis. Márcio de Camillo é criador do Projeto Crianceiras, que consiste em musicar, para crianças, a obra de poetas brasileiros e apresentar as canções em CDs e espetáculos cênico-musicais. Crianceiras 1 reúne poesias de Manoel de Barros e seu show, já há 4 anos em circulação, apresentou-se em cidades brasileiras de diferentes estados – MS, SP, RJ, MT, MG, SC e no DF, sempre com grandes plateias. Crianceiras 2, por sua vez, reúne poesias de Mario Quintana e teve o seu CD lançado recentemente. Ambos os CDs foram indicados para o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum Infantil”. Em uma experiência ousada e pioneira, o novo show começou voltado para bebês e, só mais adiante, ganhou uma versão para palcos tradicionais e para crianças de todas as idades.
Ficha Técnica
Realização: Grupo Sobrevento
Direção de produção: Maurício Santana
Curadoria: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Iluminação: Marcelo Amaral
Coordenação de palco e montagem: Agnaldo Souza
Monitoria: Agnaldo Souza e Sandra Vargas
Programação visual: Marcos Corrêa – Ato Gráfico
Assessoria de imprensa: Márcia Marques – Canal Aberto
Foto Espetáculo TUM – Cia. Teatro de Ocasión (Chile): Divulgação
1 comentário em “Primeiro Olhar: Festival Internacional de Teatro para Bebês chega à oitava edição”Adicione o seu →