Chico Cesar abre a série sobre música com 12 episódios na web produzidos pelo Polo Cultural

Jussara Marçal, Ellen Oléria, Marcinho Eiras e Xênia França estão entre os entrevistados do programa que traz reportagens em espaços para shows como Casa de Francisca, Blue Note e Bona. Tem ainda a “canja” dos convidados que fazem um som no final com a apresentadora e baixista Ana Karina Sebastião. No ar toda terça, às 20h pelo canal do @polocultural no Youtube…

 

 

 

 

Jam Brasil estreia dia 13 de setembro, terça-feira, às 20 horas, e abriga a genial diversidade musical brasileira em suas vertentes – MPB, samba, choro, forró, jazz, instrumental, gospel. Com apresentação de Ana Karina Sebastião, os programas têm uma hora de duração, tempo para conversas descontraídas e, a cereja do bolo, uma “canja” do convidado com a hostess. Pelo canal de Youtube do Polo Cultural – @polocultural. A série de TV na web reúne 12 episódios no formato de talk-show. Além do bate-papo e do número musical, a atração traz imagens das casas de show mais descoladas da cidade, como Bona, Casa de Francisca, Blue Note, Juninho Club, Rockambole, Apare lha Luzia e Jazz Factory. A produção do Polo Cultural estreia dia 31/7 com ninguém menos que Chico César. Ao longo da temporada, transmitida às terças-feiras, às 20 horas, até 29 de novembro, quem assiste vai de deliciar com entrevistas com Xenia França, Salomão Soares, Marcinho Eiras, Dani Nega, Vanessa Moreno, Raphael Dantop, Juçara Marçal, Ellen Oléria, Júlio Fejuca, Anaí Rosa e Lívia Mattos.

Idealização e direção geral de Marcelo Sollero, roteiro e co-direção de João Bley, pesquisa de M. Fernanda Teixeira, pauta de João Bley, M. Fernanda Teixeira e Raissa Tomazin, direção de arte de Nathalia, montagem de Anita Fabri, produção de Raíssa Tomazin e Luiza Pitta, assessoria de imprensa de Arteplural, produção de Luiza Pitta, áudio e podcast de Rachel Rocha, produção executiva de Alcione Alves. Produtoras associadas – Imagem Essencial e Pas de Deux.

 

Programação

Dia 13/09 – Chico César – Casa de Francisca
Programa #1 – Ana Karina Sebastião estreia a série com Chico César, um símbolo da nossa cultura que é músico, poeta, ativista, e que une tudo isso se definindo como um cantautor. Durante o papo, Chico César conta histórias da sua infância no interior da Paraíba, compartilha suas experiências e aprendizados depois da vinda para São Paulo, e também sobre o sucesso recente da sua música “Deus me proteja de mim”. Durante o episódio, também sabemos um pouco mais sobre a Casa de Francisca, um tipo de Teatro de cabaré com petiscos, pratos em estilo italiano e música popular brasileira ao vivo.

Dia 20/09 – Xênia França – Blue Note
Programa #2 – Neste dia a conversa é com Xenia França, cantora do Recôncavo Baiano que usa a música para falar sobre ciência, amor, ancestralidade e espiritualidade. Durante o papo, a artista conta como foi se entender como cantora, quais lembranças traz de sua passagem pelo Aláfia e também sobre o processo de produção do seu novo álbum, “Em nome da estrela”. O episódio é ilustrado por inserts no Blue Note, casa de show acolhedora que a equipe de reportagem do programa visitou.

Dia 27/09- Salomão Soares – Juninho Club
Programa #3 – O foco do terceiro episódio é Salomão Soares, pianista de mão cheia que traz um ritmo muito próprio no seu jeito de tocar. Durante o papo, Salomão revela como tocar forró contribuiu na performance com seu instrumento. Fala, ainda, sobre como foi trabalhar no seu primeiro disco de piano solo, e também a respeito da história por trás da parceria com a cantora Vanessa Moreno. Como imagem de cobertura, sempre presente no formato do programa, cenas do Clube do Julinho, espaço tradicional da cidade que mistura o ambiente de boteco com a tradição da rodinha de samba e da música ao vivo.

Dia 4/10 – Marcinho Eiras – Rockambole
Programa #4 – Marcinho Eiras, guitarrista autodidata que já trabalhou em TV, viajou pelo mundo tocando e que gosta de misturar música com comédia, é o entrevistado do episódio 4. Durante a conversa, o músico revela como aprendeu a tocar guitarra por conta própria, sua experiência tocando em programas de TV (como o Domingão do Faustão) e compartilha suas vivências tocando em shows e festivais ao redor do mundo. No papo, ele explica sua técnica Two Handed Tapping, semelhante ao piano, podendo tocar com duas guitarras simultaneamente.

Ilustram a entrevista a Casa Rockambole, um centro cultural voltado para apresentações musicais e também produções audiovisuais.

Dia 11/10 – Dani Nega – Aparelha Luzia
Programa #5 – A atriz e rapper Dani Nega, cria dos bailes da rua 10, na zona leste, é a atração do dia 11 de outubro. Entre os temas do papo com Ana Karina Sebastião estão a relação de sua família com a música, o trabalho como atriz MC e como produtora musical de coletivos teatrais como Os Crespos. Além da “canja” com a apresentadora Ana Karina, temos uma reportagem sobre Aparelha Luzia, um centro cultural e quilombo urbano de São Paulo voltado para manifestações culturais africanas.

Dia 18/10 – Anaí Rosa – Ó do Borogodó
Programa #6 – Cantora nascida no interior de São Paulo, Anaí Rosa canta de tudo: música clássica, jazz, forró, gafieira e até samba. Na entrevista, a artista comenta sua ligação com os vários gêneros musicais, seu trabalho no Ó do Borogodó e o estilo que imprime em suas interpretações musicais. O foco da reportagem deste episódio é o próprio Ó do Borogodó, um ambiente clássico da cidade que sempre reúne artistas do samba e do choro para tocarem junto ao público do bar.

Dia 25/10 – Lívia Mattos – Galpão Cru
Programa #7 – A sanfoneira Lívia Mattos, craque na mescla de música e circo e dona de estilo muito particular, é a convidada do programa 7. Durante o papo, Lívia fala sobre o processo de encontrar sua identidade musical, a importância das mulheres instrumentistas no mercado e o como foi produzir seu novo disco, “Apneia”. A reportagem traz imagens do Galpão Cru, na Barra Funda, espaço de uma antiga fábrica que se tornou abrigo de manifestações artísticas de vanguarda da cidade.

Dia 1/11- Vanessa Moreno – Bona Casa de Música
Programa #8 – Vanessa Moreno é uma cantora que se vale da percussão corporal nas suas interpretações e composições, e é a convidada do episódio 8. Na sua conversa com Ana Karina, ela fala um pouco da sua forma de encarar a música como uma brincadeira, revela que o rock foi sua primeira paixão e conta do processo de produção do seu novo single. O destaque da reportagem é a casa de música Bona, pequena casa de shows que atualmente abriga o cenário da música independente brasileira, em um trabalho de curadoria cuidadoso.

Dia 8/11- Raphael Dantop – Jazz Factory
Programa #9 – Tecladista e produtor que já foi chamado de Robert Glasper com o swing brasileiro, Raphael Dantop discorre sobre a influência do seu pai e do trabalho na igreja em sua carreira, a forma como a noite paulistana foi formativa para seu trabalho e os ônus e bônus de ter decidido se especializar em black music. A Durante o episódio, também visitamos o O Jazz Factory, local que reproduz o ambiente de um galpão antigo onde as estrelas do jazz e do blues se apresentavam no início do século passado.

Dia 15/11 – Juçara Marçal – Cine Jóia
Programa #10 – Juçara Marçal é cantora e também professora, pesquisadora e apaixonada pela palavra. Ela compartilha com a apresentadora Ana Karina Sebastião sua vivência com as bandas Metá Metá, Vésper Vocal e A Barca e sobre como foi se aventurar no universo da música eletrônica no álbum premiado Delta Estácio Blues. No papo, menciona também seu trabalho solo, falando do disco Encarnado, destaque da crítica especializada e o prêmio de Música Compartilhada, por júri especializado, no Prêmio Multishow. Durante o episódio, temos uma reportagem sobre o Cine Joia, clube com ambiente intimista em local de antigo cinema com música ao vivo.

Dia 22/11 – Ellen Oléria – CL Music Hall
Programa #11 – A atração do programa é Ellen Oléria, cantora e compositora soprano dramática conhecida por seu timbre cintilante e o repertório brasileiríssimo, com 16 anos na estrada da música, cinco discos na bagagem e turnês pelo Brasil e no Exterior. Na conversa, Ellen comenta a mistura de gêneros em seu trabalho, como se descobriu afrofuturista e sobre o novo disco, Retrato. A produção traz imagens do CL Music Hall, nova casa de shows da cidade.

Dia 29/11 – Júlio Fejuca – Jazz B
Programa #12 – Neste episódio, Ana Karina Sebastião conversa com Júlio Fejuca, músico multi-instrumentista, professor, compositor de trilhas e diretor musical. Entre os assuntos do papo, Fejuca fala sobre o aprendizado em roda de samba, a importância de ouvir muita música para tocar e produzir shows, além da experiência de trabalhar com artistas como Liniker e Emicida. Atração à parte do episódio são as imagens captadas no Jazz B, pequena casa de jazz no centrão de São Paulo com ambiente íntimo e iluminação suave, além de curadoria que privilegia bandas do cenário do jazz e do blues.

Ficha Técnica
Direção geral e idealização: Marcelo Sollero.
Roteiro e Co-direção: João Bley
Direção de arte: Nathália Campos
Direção de produção: Alcione Alves
Apresentadora: Ana Karina Sebastião
Produção de set: Bruna Luisa
Iluminação: Marcelão dos Anjos
Produção Polo Cultural: Luísa Pitta
Figurinos: Amanda Pilla e Samantha Macedo
Montagem: Anita Fabri
Edição de Áudio e Podcast: Rachel Rocha
Assessoria de Imprensa: Arte Plural
Identidade Visual: Gabriel Rodrigues
Produtora associada: Imagem Essencial
Apoio – Espaço Leão

Sobre Ana Karina Sebastião
A trajetória musical de Ana Karina começou nas aulas de violão, aos 9 anos, com aulas de violão e teclado. Aos 12, já estudava contrabaixo elétrico. Cursou a Universidade Livre de Música (ULM), hoje EMESP Tom Jobim, por 8 anos e obteve aulas de contrabaixo elétrico, teoria musical e prática de conjunto. Ana também é formada em licenciatura musical. Participou de diversos festivais de música como integrante da banda D’Brothers, formada por seus três irmãos mais velhos (Ricardo Júnior, Michel Sebá e Ulysses Sebastião). Hoje, transita pelos mais diversos gêneros musicais, tendo acompanhado, como integrante da banda do programa Conversa com Bial, da TV Globo, importantes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa, Martinho da Vila, Elza Soares, Paulinho da Viola, Alcione e Iza. Ana também já tocou e gravou com artistas nacionais e estrangeiros como: Maria Gadú, Chico César, Arrigo Barnabé, Liniker, Paulo Miklos, Tony Lindsay e Nik West. Ana Karina Sebastião foi baixista e backing vocal dos programas Na Voz Delas, durante as temporadas 1, 2 e 3, e Samantha Canta, ambos transmitidos pelos canais Bis e Multishow.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Chico Cesar abre a série sobre música com 12 episódios na web produzidos pelo Polo CulturalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *