Atividades gratuitas acontecem até o dia 16 de setembro de 2022…
O Instituto Cervantes de São Paulo e o Consulado da Argentina apresentam até o dia 16 de setembro uma série de eventos gratuitos. Com a proposta de exaltar a cultura argentina as atividades, que acontecem nos formatos virtual e presencial, contam com exposições, um encontro sobre a performance na montagem da exposição Vanitas e leitura de clássicos.
A programação faz parte do projeto Canoa, que é a primeira rede pan-hispânica de internacionalização da cultura em espanhol, e conta com a colaboração de consulados, universidades e instituições da américa latina para apoiar o trabalho e difusão da cultura desse bloco.
Confira a programação
08 de setembro – A dança da clareira da floresta
A dança da clareira da floresta com Agustina Sario e Marifé Santiago Bolaños
On Line: Inscrições: https://forms.office.com/r/traN8AKCz2
Agustina Sario e Marifé Santiago Bolaños falam sobre a produção de dança “Vanitas 1 – Quem te tira as coisas dançadas”. Pensar que não se dança na floresta, mas que é a floresta, seu coração, que dança. Essa mudança de perspectiva ativa a integração das camadas do vivente, a dança gera um movimento que atravessa os corpos, nos alerta e nos incentiva a pensar em nós mesmos como integrados ao nosso ecossistema.
Sobre as palestrantes:
Marifé Santiago Bolaños é Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. É também escritora e publicou obras de poesia, filosofia além de quatro romances. Pelo seu trabalho como gestora cultural recebeu a Comenda de Número da Ordem do Mérito Civil (Governo de Espanha) e a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (Governo de Portugal).
Agustina Sario é coreógrafa, professora e performer. É coreografa assistente da Companhia Nacional de Dança Contemporânea do Ministério da Cultura da Argentina. É graduada em Psicologia e é doutoranda em Artes pela UNA (Universidad Nacional de las Artes)
Até 16 de setembro, das 16h às 20h
Instituto Cervantes de São Paulo
Avenida Paulista, 2439
Exposição Vanitas
Uma mostra audiovisual pictórica barroca baseada no eixo eros/thanatos, incorporando o eixo corpo/entorno.
Vanitas 1- Um corpo feminino em uma floresta (2 canais, HD-27 Min). Filmado no Parc Naturel Régional du Pilat-France.
Vanitas 2 – O corpo masculino (2 canais, HD-27 Min). Filmado na Cidade de Buenos Aires.
Sobre os artistas:
Agustina Sario é coreógrafa, professora e intérprete. Assistente Coreógrafa na Companhia Nacional de Dança Contemporânea – Ministerio de Cultura da Nación-Argentina. Tem graduação em Psicologia, e é doutora em Artes-UNA.
Matthieu Perpoint é formado em Enfermagem e suas influencias estão em Benoit Lachambre, Franz Polstra e Kirstie Simson. Ele trabalha com renomados coreógrafos como David Zambrano, Mark Tompkins e Maguy Marin. Reside em Buenos Aires desde 2012.
Até 16 de setembro – Exposição Convite ao Pensamento – Arte têxtil e vídeo-performance.
Bordadeiras da América Latina em foco. As artistas Delia Dubroff, Mariángeles Blanco e Marian Cvik, por meio de suas obras têxteis, convidam o expectador a refletir sobre diferentes realidades e os estimulam a contemplar e pôr em dialogo estético suas vivências, seus próprios modos de criar e gerar transformações.
Sobre as artistas:
Delia Dubroff é artista têxtil formada em Serviço Social, Psicologia Social e especialista em Educação a Distância. Sua obra denota o transbordamento do mundo atual, o filosófico e o político da realidade contemporânea.
Mariángeles Blanco é licenciada em Artes Visuais e em Design e Comunicação Visual. É professora e pesquisadora da Universidade Nacional de Artes Visuais, UNA, Argentina.
Marian Cvick é psicóloga e começou cedo a sua formação em oficinas de desenho, monocópia, têxteis e cerâmica. Participa em exposições individuais e coletivas desde 1984.
Foto Exposição Vanitas 2: Divulgação
1 comentário em “Cultura argentina é destaque em eventos promovidos pelo Instituto Cervantes de São Paulo e o Consulado da Argentina”Adicione o seu →