Exposição acontece entre os dias 5 e 13 de novembro e homenageia vítimas da Covid-19, além da cantora Elza Soares, o humorista Jô Soares e o cartunista Haroldo Gepp…
Em novembro, o Memorial da América Latina (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) será o palco de celebrações da grande festa do Dia dos Mortos com uma exposição de altares, entre os dias 5 e 13 de novembro, e festival gastronômico regado a comidas e danças típicas, apresentações de mariachis e luta livre, nos dias 12 e 13 de novembro. A entrada para todas as atrações é gratuita.
O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) – reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música.
A festa do Dia dos Mortos é realizada pelo Consulado Mexicano, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. O Festival Gastronômico é uma realização da Art Shine Promoções e Eventos.
Exposição de Altares
A principal atração são os altares expostos na Galeria Marta Traba, ornamentados com oferendas que reverenciam a memória dos mortos. Neste ano, a exposição também vai explicar um pouco da tradição mexicana, que começa com um espaço dedicado aos astecas e o culto a quatro deuses e os paraísos que eles comandam, passando pela invasão dos espanhóis e influência católica na tradição. Além disso, também estarão expostos manequins com as roupas típicas usadas na Festa de Dia de Mortos.
A exposição também conta com um altar que homenageia toda a América Latina; um altar que representa o México e as senhoras mexicanas; e cinco altares de alunos do Centro Paula Souza, vencedores entre 80 candidatos que se inscreveram para montá-los.
A cada ano, a exposição presta homenagens. Em 2022, o Consulado do México homenageará as vítimas da Covid-19 e o Memorial da América Latina homenageará três artistas que nos deixaram neste ano: a cantora Elza Soares, o humorista Jô Soares e o cartunista Haroldo Gepp.
Festival Gastronômico
Programado para os dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, das 11h às 21h, o Festival Gastronômico traz quitutes típicos mexicanos como os tacos, guacamoles e tortilhas. O espaço contará com diversos brinquedos e jogos para crianças. Animais de estimação são bem-vindos.
Durante o evento, serão realizados concursos de fantasias, exposição de produtos típicos, caveiras decorativas, roupas e acessórios mexicanos, piñatas e objetos de decoração com a temática Día de Muertos.
Também estão na programação apresentações de Lucha Libre e de mariachis, gênero musical popular do México.
Memorial da América Latina
Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
Exposição de Altares
Visitação: dias 5 e 6 de novembro, das 11h às 20h | dia 7 de novembro, fechado | dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10h às 17h | dias 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20h
Galeria Marta Traba | Portões 2 e 5
Entrada gratuita
Classificação livre
Festival Gastronômico
Dias 12 e 13 de novembro, das 11h às 21h
Praça da Sombra | Portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação livre
Foto: Flavia Gatti
1 comentário em “Memorial da América Latina recebe a tradicional festa mexicana do Dia dos Mortos com exposição de altares e festival gastronômico”Adicione o seu →