Trupe Baião de 2 apresenta Histórias de Papelão no Sesc Santo Amaro

Espetáculo infantil de circo teatro tem sessão única e gratuita no sábado, 16 de dezembro…

 

 

 

Espetáculo infantil de circo teatro Histórias de Papelão, da Trupe Baião de 2, tem apresentação no dia 16 de dezembro de 2023, às 17h, na Convivência do Sesc Santo Amaro (R. Amador Bueno, 505). A entrada é gratuita.

O espetáculo apresenta reflexões sobre o nosso comportamento e as escolhas que se faz para seguir em frente. Nessa aventura, duas personagens vivem em uma sociedade onde tudo foi encaixotado em caixas de papelão e a descoberta de um livro muda suas vidas abrindo caminho para cores e imaginação de narrar histórias que não são suas, mas que mostram que o mundo é bem maior que uma caixa.

Ficha Técnica
Direção geral: Ronaldo Aguiar
Intérpretes Criadores: Rachel Monteiro e Guilherme Awazu
Música: Ivan Alves
Figurinos: Juliana Bertolini
Cenografia: Rodolpho Xisto
Iluminação: Júlia Peres
Efeitos mágicos: Eduardo Rosendo
Fotografia: Michel Igielka
Produção Executiva: Gisele Tressi

 

 

 

 

 

Histórias de Papelão
com Trupe Baião de 2
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505 – Convivência
Sábado, 16 de dezembro de 2023, às 17h
Grátis
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: livre
https://www.sescsp.org.br/programacao/historias-de-papelao-2/

 

Rachel Monteiro
Artista circense fundadora da Trupe baião de 2, uma das idealizadoras e organizadoras das três edições do Festival do circo do Bixiga. Artista criadora e intérprete dos números circenses Conexão, duo Acrobático em perna de pau que traz a relação da pele com o alumínio pra cena, e do Tucum, que utiliza as memórias familiares sobre esse objeto (rede de tranças, como gatilho para as movimentações aéreas. Rachel também atua e participou da criação de Retirantes e Histórias de Papelão, se dedica a estudar acrobacias em dupla e em grupo, percha-lira e perna de pau, realizando, inclusive, oficinas destas práticas e um grupo de estudos e aprofundamento na perna de pau: Pernaltas de Quinta. Possui formação pelo Método Bertazzo, formação em teatro físico no Estúdio Luis Louis, estudou em diversos cursos de formação da SP Escola de Teatro: História do Circo, com Verônica Tamaoki, Percha de Equilíbrio, como Viviane Rabelo e Alfredo Muñoz, Mão a Mão, com Marina Bombachini e Carlos Cosmai, estudou 3 meses com Helen Goodrum, quem lhe introduziu o vocabulário de perna de pau da Cia de teatro físico CarpetBag Brigade, participou de três ateliês de Pesquisa em Corpo-Objeto-Suspensão e do laboratório (Dis)Parem as máquinas! – fundamentos e práticas de crítica circense com Maria Carolina Oliveira, participou do workshop Diálogos sobre a Contemporaneidade Circense, de Rodrigo Matheus, do laboratório Dramaturgias do Risco – a construção textual de espetáculos circenses, conduzido por Erica Stoppel e Leandro Mendoza. Para além de estudos específicos da disciplina circense, Rachel também participou da oficina de escrita parir a si mesmo Repartir-se conduzida por Letícia Bassit e da oficina Performatividade e Autobiografias de Gênero com Janaína Leite, participou do workshop Ruínas de um Futuro em Desaparecimento de Flávia Pinheiro.

 

Guilherme Awazu
Possui formação Superior em Educação Física e exerce a carreira como Artista Circense, Professor de Circo e Preparador Físico. Concluiu os Cursos de Direção de Espetáculo Circense, Dramaturgia do Circo, Percha de Equilíbrio e Técnica de mão a mão na SP Escola de teatro. Em 2013 co-fundou a Trupe Baião de 2, onde atua como artista criador nas habilidades de Acrobacia em dupla, Perna de pau, Percha e Acrobacia de solo integrando dança, teatro físico e música a diferentes estéticas. Em 2016 fez curso de criação de número de circo com Jade Golveia, curso de criação de espetáculo Vinícius Piedade no Estudio Luis Louis, curso de Mão a Mão com Cosmai e Marina da Cia La Mala na SP Escola de teatro. Já se apresentou no Festival Baixo Centro 2013 e 2014, Circo no Beco, 2º e 3ª Convenções Praianas de Circo, SP 460 no Parque Ibirapuera, Festival de Artes de Rua na Praça Elis Regina (2013 e 2014), Comemoração do Bicentenário do Obelisco do Largo da Memória, Projeto Arte Independente no CCSP, Festa Transamericana no Memorial da América Latina, participou do Espetáculo Herói Torto, diversas unidades do Sesc. Apresentou o Espetáculo Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos III Festival de Circo de São Bernardo, Projeto Arte nos Parques, Satyrianas 2014 (trechos), Circuito das bibliotecas municipais de São Paulo. Cofundou o Coletivo de Circenses do Bixiga e da realização do I e II Festival de Circo do Bixiga, já se apresentou no II e IV Festival de Circo de São Bernardo, no Circuito Cultural Paulista e Circuito Municipal.

 

Foto: Michel Igielka

1 comentário em “Trupe Baião de 2 apresenta Histórias de Papelão no Sesc Santo AmaroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *