A acreana Mayra Clara, cantora, produtora e atriz, criada na cidade do Recife, mostra a força do canto da mulher nordestina no dia 2 de março em seu show Vingança, no charmoso palco da Vila Itororó…
Integrante da Reverbo – Mostra Autoral de Música Pernambucana – já se apresentou na Ocupação Reverbo que ocorreu no Itaú Cultural SP, em julho de 2022, e agora desembarca em São Paulo para mostrar seu trabalho MVB – Música Vingativa Brasileira.
Seu segundo EP, ‘Vingança’, é um prato que se come em forma de canção. Lançado nos streamings em 2021, teve como produtor musical o grande pianista pernambucano Amaro Freitas, que vem se destacando no cenário da música nacional e internacional.
Mayra interpreta canções como: ‘Vingança’, de Lupicínio Rodrigues e ‘Olhos nos olhos’, de Chico Buarque. Também canções de autores pernambucanos da cena atual da MPB: ‘Eu não quero mais’, parceria de Juliano Holanda e Igor de Carvalho, e ‘Vingança’, parceria do escritor Marcelino Freire e do músico Revoredo.
Esse álbum recebeu o Prêmio da Música de Pernambuco na categoria: Melhor Álbum MPB Cantora. E também no primeiro semestre deste ano, a cantora fez o show de lançamento desse trabalho no Teatro da Caixa Cultural com ingressos esgotados e uma sessão extra.
Álbum e Show
O álbum e o show, MVB – Música Vingativa Brasileira, nascem após a cantora Mayra Clara ter vivenciado um relacionamento (des)amoroso tóxico, e foi através da música que ela encontrou a força e a potência para se reerguer ao conseguir transformar suas dores em beleza artística. Nesse trabalho, a cantora apresenta releituras de obras da Música Popular Brasileira, nas quais as letras trazem o mote da vingança, ou melhor, da ‘volta por cima’ após uma desilusão amorosa.
A MVB, portanto, é um subgênero criado pela cantora, e o que a artista propõe é uma espécie de alquimia por sublimação de transformar dor em fortalecimento, amor próprio e canção. O show tem o intuito de espalhar a onda da MVB e ajudar mais pessoas no processo de cura e empoderamento através da arte.
Para o repertório, Mayra Clara apresenta algumas canções mais clássicas da MPB, como por exemplo, “Olhos nos olhos (Chico Buarque); “Vingança” (Lupcínio Rodrigues), e mesclou com outras canções, especialmente, de autores da nova geração da música autoral pernambucana, a exemplo de “Eu não quero mais” (Igor de Carvalho / Juliano Holanda) e “Vingança” (Marcelino Freire e Revoredo).
É importante destacar, contudo, que o conceito da palavra ‘vingança’ nesse projeto tem também um significado mais amplo. A cantora utiliza como referência a frase do filósofo Friedrich Nietzsche: “Sem música a vida seria um erro”, e a frase do escritor Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”, para ressaltar que a arte é, em si, a própria vingança de toda pessoa que é artista. Vingança da insuficiência da vida e para lhes dar mais amplitude e sentido. Ou seja, toda criação artística é uma espécie de vingança, de força de transformação no mundo.
A realização do show da cantora Mayra Clara também tem esse intuito de valorizar e divulgar uma nova artista, intérprete de canções da cena pernambucana/brasileira e de ser inspiração catártica à vivacidade de seguir caminho, apesar dos tropeços e más experiências em alguns relacionamentos, para dessa forma criativa vingar-se da dor e renascer em autoamor.
Mayra Clara apresenta: MVB – Música Vingativa Brasileira
Centro Cultural Vila Itororó
Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo
Capacidade: 200 pessoas
Sábado, 02 de março, às 19h.
Ingressos: Gratuito
Classificação: livre
Duração: 70 minutos
Foto: Divulgação
1 comentário em “Centro Cultural Vila Itororó recebe Mayra Clara”Adicione o seu →