Serão 8 debates com as presenças de especialistas das maiores universidades do Estado de São Paulo nos meses de maio e junho…
O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e parceria com as escolas de Biblioteconomia ECA/USP, PUC Campinas, FESPSP, UFSCar e Centro Universitário Assunção, promove nos dias 2, 10, 15, 21 e 29 de maio e 3, 7 e 14 de junho o II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reunindo entidades nacionais representativas da área da Biblioteconomia Escolar e da Educação. As inscrições para os debates são gratuitas e estão abertas. Além de vagas presenciais, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Canal do CRB-8 no YouTube.
De acordo com a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, o II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai discutir como as bibliotecas escolares podem contribuir com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
“O Fórum vai aprofundar as discussões sobre a BNCC e as contribuições das bibliotecas escolares. Os participantes podem interagir com especialistas e ampliar o diálogo em torno do assunto em busca de uma educação de qualidade e um país mais justo e democrático”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins.
Para os oito painéis do Fórum foram convidados pesquisadores, bibliotecários, professores, políticos e representantes da área da educação, que vão fomentar diálogos acerca do tema. Podem participar bibliotecários, educadores, pesquisadores, gestores, estudantes, e interessados pelos temas.
Segundo a vice-presidente do CRB-8, Regina Fazioli, o bibliotecário escolar, em parceria com o professor, pode potencializar as competências da BNCC, estimulando que as escolas, além de transmissoras de conteúdo, auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológico, socioambiental, de responsabilidade, criatividade, entre outros.
Entre os temas que serão debatidos: competências socioemocionais, a Agenda 2030, o papel do bibliotecário escolar na Educação midiática e competência em informação, promoção da aprendizagem ao longo da vida, entre outros.
“Muitas são as contribuições do bibliotecário escolar para a BNCC, seja orientando os alunos em pesquisas em sites que contém informações fidedignas, estimulando a análise das informações obtidas, na mediação de debates, na ampliação do repertório cultural com saraus, slams, concurso de música ou dança; desenvolvendo a comunicação e a escuta ativa com clube de livros e troca de ideias; promovendo debates, entre outras ações”, explica Katia Cristina da Mata, Conselheira do CRB-8 na Comissão Temporária de Bibliotecas Escolares Públicas.
O II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Bibliotheca.
Biblioteca escolar é Lei
No último mês de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 14.837/2024, que passa a considerar a biblioteca escolar um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. Alterando, assim, a Lei que trata da Universalização das Bibliotecas Escolares e criando o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBE), que visa a promoção e o incentivo à implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do país, sempre sob a gestão e a liderança do profissional bibliotecário.
II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2.05.2024 (5ª feira), 19h – As bibliotecas escolares e as competências socioemocionais (Centro Universitário Assunção)
Inscrição: www.even3.com.br/iiforumdebibliotecasescolares-painel1/
10.05.2024 (6ª feira), 19h20 – Biblioteca Escolar: abertura ao novo – mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (PUC Campinas)
15.05.2024 (4ª feira), 8h – A Agenda 2030 e o papel das bibliotecas: relatos de experiência do Colégio São Luís e SENAC (FESPSP)
21.05.2024 (3ª feira), 19h A biblioteca escolar em debate (UNESP Marília)
29.05.2024 (4ª feira), 19h II Articulando ações para promoção da aprendizagem ao longo da vida (UFSCar)
03.06.2024 (2ª feira), 19h A importância das competências socioemocionais dos bibliotecários escolares para as ODS da Agenda 2030 (USP/RP)
07.06.2024 (6ª feira), 9h30 Biblioteca Escolar e democracia cultural (USP/SP)
14.06.2024 (6ª feira), 19h – Formando pensadores críticos: o papel do Bibliotecário Escolar na Educação Midiática e Competência Informacional (UNISANTA)
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/crb8sp
Confira os painéis:
02.05.2024 (5ª feira), 19h – As bibliotecas escolares e as competências socioemocionais
O primeiro painel vai debater de que modo as bibliotecas podem fortalecer as competências socioemocionais dos alunos. O evento contará com as presenças de Janaina Dias de Melo (bibliotecária escolar Rede SESI), Kátia Maria Capucci Fabri (psicóloga e pedagoga), Vanessa Bibiane Vieira Góes (docente Núcleo Pedagógico da DER – São Roque) e Katia Cristina da Mata (bibliotecária Diretoria de Ensino de São Roque -SEESP). A mediação é de Rogério Xavier Neves (bibliotecário UNESP).
Centro Universitário Assunção
Auditório Maria Rosa Mística
Rua Afonso Celso, 671/711 – Vila Mariana, São Paulo.
10.05.2024 (6ª feira), 19h20 – Biblioteca Escolar: abertura ao novo – mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
O segundo painel irá debater o tema Biblioteca Escolar: abertura ao novo – mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, na Faculdade de Biblioteconomia da PUC-Campinas. Participam Elivan Andrade (educador na Biblioteca Multicultural Obá Biyi), Caroline Gomes de Oliveira (bibliotecária Instituto Paula Souza), e Cristiane Lopes Carvalho Nikel (bibliotecária do Colégio Pedro II). A mediação é de Valéria dos Santos Gouveia Martins (coordenadora da PUC Campinas).
Remoto com transmissão pelo Canal do CRB-8 no YouTube
15.05.2024 (4ª feira), 8h – A Agenda 2030 e o papel das bibliotecas: relatos de experiência do Colégio São Luís e SENAC
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) será a sede do terceiro painel do Fórum que trará o tema A Agenda 2030 e o papel das bibliotecas: relatos de experiência do Colégio São Luís e SENAC e contará com as presenças de: Adriana Maria de Souza (bibliotecária/docente); Nádia Rodrigues Lopes de Oliveira (bibliotecária); Vanessa Soares da Silva (bibliotecária); Ariovaldo Tersariolli (bibliotecário). A mediação é de Valéria Valls (Docente/Conselheira do CFB).
FESPSP
Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo.
21.05.2024 (3ª feira), 19h A biblioteca escolar em debate
O quarto painel acontece na UNESP Marília, com as presenças da Dra. Helen de Castro Silva Casarin (docente); Dr. Marcos Paulo de Passos (bibliotecário/docente) e Michela Iris Silva (bibliotecária). A mediação é da Dra. Franciele Marques Redigolo (docente). O painel terá como tema A biblioteca escolar em debate.
UNESP Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 – Mirante – Marília/SP.
29.05.2024 (4ª feira), 19h – Articulando ações para promoção da aprendizagem ao longo da vida
A Universidade São Carlos (UFSCar) será palco do quinto painel onde será discutido o tema II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulando ações para promoção da aprendizagem ao longo da vida. O encontro contará com o Dr. Adilson Sanches Marques (desenvolve projetos de incentivo à leitura com idosos em bibliotecas escolares); Amanda Cristina Marangoni (docente representante do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos – SIBISC); Estela Maris Ferreira (bibliotecária representante da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB). A mediação será Dr. Januário Albino Nhacuongue (docente).
UFSCar Núcleo de Apoio a Pesquisa – NAP/CECH
Rod. Washington Luís km 235 – SP-310 – Área Sul – São Carlos/SP.
03.06.2024 (2ª feira), 19h A importância das competências socioemocionais dos bibliotecários escolares para as ODS da Agenda 2030 (USP/RP)
A Universidade de São Paulo Campus de Ribeirão Preto (USP/RP) traz o tema -A importância das competências socioemocionais dos bibliotecários escolares para as ODS da Agenda 2030 para o sexto debate. Participam Claudio Marcondes de Castro Filho (docente), Filomena Elaine Paiva Assolini, Giovanna Costa, Gabriela Pedrão (bibliotecária) e Carlina Lorenzatto. A mediação é de Márcia Regina da Silva (docente).
USP/RP
Av. Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP.
07.06.2024 (6ª feira), 9h30 Biblioteca Escolar e democracia cultural (USP/SP)
A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo traz para o sétimo painel o tema Biblioteca Escolar e democracia cultural. O evento contará com Ivete Pieruccini (docente e pesquisadora da ECA/USP) e Edmir Perrotti (docente ECA/USP). A mediação é de Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (docente ECA/USP).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, SP. Auditório Lupe Contrim (sala 100). Prédio Central, 1º andar.
14.06.2024 (6ª feira), 19h Formando pensadores críticos: o papel do Bibliotecário Escolar na Educação Midiática e Competência Informacional
O último painel do Fórum com o tema Formando pensadores críticos: o papel do Bibliotecário Escolar na Educação Midiática e Competência Informacional acontece na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) que traz para o debate Daianny Seoni de Oliveira (bibliotecária) e Maria Eduarda dos Santos Puga (bibliotecária). A mediação é de Maria Cristina Zinezi (bibliotecária – Prefeitura de Santos/SEDUC/SEBIBLI).
Transmissão: Canal do CRB-8 no YouTube
https://crb8.org.br/
@crb8sp
Ilustração: Reprodução do site do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo
1 comentário em “Fórum vai debater a articulação entre bibliotecas escolares e a Base Nacional Comum Curricular”Adicione o seu →