No teatro, todos tem que lidar com as diversidades. Desenvolver habilidades, como se expressar em público…
“Temos crianças que chegam e não conseguem nem dizer seu nome. Aos poucos, com muita delicadeza, são convidadas a participar das atividades, num ambiente acolhedor. A diferença é notável depois de algumas semanas, transformam-se em crianças ‘tagarelas’, conseguem apresentar trabalhos na escola, conversar nas reuniões familiares, ou seja, passam a exercer seu direito de voz, na cena e no mundo”, conta Luciana Saul, diretora do espaço.
O Teatro da Praça cria coletivamente os textos com temas sugeridos pelos alunos. Cada grupo tem a sua pasta, drive, onde são reunidos os textos de todos que trazem para desenvolver o texto final. A escola acaba trabalhando textos, interpretação, temática e escrita.
Cada grupo prepara periodicamente o seu espetáculo.
Atualmente temos uma turma desenvolvendo um espetáculo que discute as classes sociais: um grupo da favela e um de pessoas ricas. Os personagens que moram na favela estão numa situação de desemprego, miséria e fome. Então os adolescentes estão refletindo até que ponto eles têm escolhas em manter sua ética diante de uma situação-limite tão radical.
Outra turma trabalha num espetáculo que se passa numa escola de elite. Nesta escola, a diretora recebe propina dos pais ricos empresários. As crianças ricas fazem bullying com as crianças bolsistas e humilham os funcionários, o faxineiro, a tia da cantina. O faxineiro é analfabeto e tem muita curiosidade pelas aulas. Então o professor de História oferece a ele algumas aulas de alfabetização. Em determinado momento da narrativa, os funcionários decidem fazer uma greve e denunciam a diretora ao MEC. As crianças, também decidem por fim à cultura de bullying entre os alunos.
Uma outra turma trabalha num espetáculo sobre a loucura. O espetáculo se passa num hospital psiquiátrico, abordando situações de abandono dos pacientes, solidão e onde em algum lugar de suas vidas teve um momento de poesia
O Teatro da Praça é um curso de teatro para criar interações, socializar, lidar com timidez, ansiedade. A própria dinâmica teatral permeia as dificuldades, lida com a diversidade.
O trabalho de dramaturgia e concepção cênica é realizado dentro de um curso de teatro, ao longo de 1 ano, com 2 horas de aulas, 1 vez por semana. A metodologia da escola envolve três momentos: Apreensão do contexto dos alunos com o objetivo principal de possibilitar que os sujeitos/educandos tragam suas experiências e seus saberes e possam compartilhá-los com o grupo. Tematização e criação da dramaturgia narrativa onde partimos da premissa que todos os personagens precisam ter seu lugar na história! Cada um deles deve ter uma ação determinante na trama. De forma participativa, os alunos fazem um levantamento dos temas que gostariam de elaborar por meio da obra teatral e definem seus personagens. Inicia-se então a construção da dramaturgia narrativa. O processo envolve improvisações gravadas e transcritas, criação por meio de jogos teatrais, atividades de produção textual individuais, em duplas, grupos, etc.. A ideia é propor um espectro de opções para que todos os gostos individuais sejam contemplados nas suas facilidades e ao mesmo tempo sejam desafiados em novas possibilidades estratégicas. Alguns meses são necessários para a produção textual e mais alguns meses para a edição do texto, com o grupo, dos encaixes das cenas, refinamento de vocabulário, cortes, alterações.
Práxis e criação da dramaturgia orgânica por meio de vários jogos de exploração do espaço, os participantes encontrarão lugares para suas cenas, nichos apropriados, e trabalharão criativamente com ideias de onde e como o público poderá assistir ao espetáculo.
Autonomia
Partimos sempre de temas significativos aos grupos, com os quais atuam redigem a dramaturgia, interpretam, criam cenário e figurino. A construção artística, nessa forma, possibilita a elaboração de questões pessoais, o desenvolvimento artístico e pessoal e a reflexão e a prática da cidadania. O processo pressupõe o diálogo, respeito às propostas dos colegas, o olhar para a sociedade e a autonomia em todas as etapas de uma criação autoral
O Teatro da Praça é um sonho que o grupo persegue! Consiste num espaço cultural de criação artística, pesquisa e construção de conhecimento. Neste espaço, são oferecidos cursos regulares de teatro para todas as idades, a partir de 5 anos até +60 anos, apresentações de espetáculos, saraus literários e livres, promove-se encontros de artistas. Pessoas vindas de diferentes geografias, com diferentes saberes, diferentes linguagens e maneiras de “ler o mundo”. Sujeitos que se encontram num espaço que valoriza seus conhecimentos de experiência feitos, sujeitos que mediatizados pelo teatro, constroem, de forma dialógica e participativa, novos conhecimentos, na arte, para a vida.
Teatro da Praça
Rua Prof. Custódio de Faria, 20 – Mandaqui, Zona Norte, São Paulo
Inscrições (11) 98898-0847
Instagram: @teatrodapraca
Foto Teatro da Praça: Letícia Conegundes
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