No dia 14 de setembro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira acontece no Mackenzie Higienópolis. A primeira parte terá um Duo de Saxofone e Piano com José de Carvalho e Arlete Tironi Gordilho. Depois será um trio com canto, violoncelo e piano, Fernando Cupertino, Ana Cláudia Assis e Consuelo Quireze…
O Duo de Saxofone e Piano possui como mote principal, a música brasileira de câmara, com a interpretação de obras de representatividade na cultura popular e erudita, com destaque para a escrita refinada de Edmundo Villani-Côrtes. O duo tem como objetivo a difusão da música brasileira de câmara escrita originalmente para a formação de saxofone e piano. Outros compositores do repertório são Almeida Prado, Beetholven Cunha, Osvaldo Lacerda e Radamés Gnatalli.
O trio de canto violoncelo e piano vive em Goiânia e tem na região intensa atividade como intérprete e professor. O trio interpretará músicas do próprio Fernando Cupertino e ainda Camargo Guarnieri, Leopoldo Miguez, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos.
Programa
Primeira parte
Duo de saxofone e piano José de Carvalho (saxofone) e
Arlete Tironi Gordilho (piano)
Beetholven Cunha – Villaniando
Edmundo Villani-Côrtes
Ibira Guira Recê
Balada dos 15 minutos
Osvaldo Lacerda – Três Momentos Musicais
Almeida Prado – New York, East Street
Radamés Gnatalli – Bate Papo
Segunda parte
Fernando Cupertino (canto), Ana Cláudia Assis (violoncelo) e
Consuelo Quireze (piano)
Fernando Cupertino
Romance para violoncelo e piano
Valsa – Piano solo
Eu e o tempo… (texto de Marilai Silva)
À primeira vista (texto de N. Chaul)
Transformação (para piano, violoncelo e voz. Texto de José Moacir Cadenassi)
Osvaldo Lacerda – Ária Cançoneta
Ouvir Estrelas (dedicada à Fernando Cupertino)
Heitor Villa-Lobos – Pequena Suíte (Romancette, Legendária, Harmonias Soltas, Melodia, Gavote-scherzo)
Camargo Guarnieri – Improviso nº 2 dedicada a Heitor Villa-Lobos – Piano solo
Leopoldo Miguez – Noturno opus 10
Centro de Música Brasileira
Duo de saxofone e piano – José de Carvalho (saxofone) e Arlete Tironi Gordilho (piano)
Fernando Cupertino (canto), Ana Cláudia Assis (violoncelo) e Consuelo Quireze (piano)
Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130, Higienópolis – Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Sábado, 14 de setembro, às 18h
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Entrada gratuita
Duo de Saxofone e Piano é formado por José de Carvalho (saxofone) e Arlete Tironi Gordilho (piano), o duo possui como mote principal, a música brasileira de câmara, desde obras de representatividade no que se refere a utilização de temáticas da cultura popular, a partir da escrita refinada de compositores brasileiros como Edmundo Villani-Côrtes, compositor cuja obra norteia o trabalho do duo. Como proposta, Arlete e José possuem como objetivo a difusão da música brasileira de câmara escrita originalmente para a formação de saxofone e piano. Em junho de 2023 o duo se apresentou na série “Villa-Lobos Aplaude” pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando ao público a audição de versões inéditas das obras 230 East 51st Street, New York, para saxofone alto e piano, de José Antônio Resende de Almeida Prado (1983) e Fantasia Sul América para saxofone e piano de Claudio Santoro (1983).
José de Carvalho – saxofone – natural de Matias Olímpio, Piauí, José de Carvalho é doutorando em Música, com pesquisa apoiada pela agência de fomento CAPES, na área de Teoria e Prática da Interpretação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Mestre em Musicologia (Teoria e Análise Musical) pela Universidade de São Paulo, USP, com pesquisa financiada pela CAPES. No Ensino Superior possui Bacharelado em Música com habilitação em Saxofone, e Licenciatura em Música, pelo Centro Universitário Sant’Anna (São Paulo, Capital). Atuou entre 2017 e 2023 como Professor de Ensino Superior nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música do Centro Universitário Sant’Anna. Como saxofonista, teve como base de formação o Curso de Saxofone Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – Tom Jobim). Na sua formação tem os estudos realizados no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí – SP). Como camerista, juntamente com o pianista Henrique Gomide, obteve em 2007 o 1o Lugar no II Concurso de Música de Câmara EMESP – Tom Jobim após ter alcançado o 3o Lugar no ano anterior (2006). É Professor de Saxofone na Escola Técnica de Música e Dança (Conservatório de Cubatão) – Ivanildo Rebouças da Silva / Cubatão – SP e Maestro Assistente na Banda Municipal de Embu das Artes – SP. Na música de câmara, atualmente tem se dedicado à difusão e pesquisa do repertório brasileiro para saxofone e piano em parceria com a pianista paulistana Arlete Tironi Gordilho. Participou como músico convidado em orquestras como a Bachiana Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Atuou como solista convidado frente à Orquestra Filarmônica Santo Amaro – SP (OFISA), sob regência de Mônica Giardini. Em 2015 participou do Brasília Sax Fest com o Ensemble Belvedere de Saxofones acompanhando artistas internacionais como os saxofonistas Alain Crépin (Bélgica), Emiliano Barri (Argentina), Miguel Villafruela (Cuba – Chile) e Vicent David (França). Em 2014 apresentou-se com o Axioma – quarteto de saxofones no VI Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí – SP. Como discente tem participado de várias atividades de aperfeiçoamento entre as quais estão os Master Classes com os saxofonistas Emiliano Barri (ARG), Kenneth Radnosky (USA), Dílson Florêncio (BR), Rodrigo Capistrano (BR), Erik Heimann Pais (URU/BR) e Carlos Gontijo (BR).
Arlete Tironi Gordilho – piano – iniciou seus estudos musicais aos 6 anos. É formada pela Faculdade Superior de Música Santa Marcelina, na classe de Alberto Salles. Participa do Grupo de Pianistas de São Paulo e dedica-se ao magistério. Realizou estudos de aperfeiçoamento com Lina Pires de Campos, Vera Del Nero Gomes, Magda Tagliaferro e Maria Curcio (Inglaterra). Entre seus prêmios, 1º lugar obtido no II Concurso Nacional de Piano Guiomar Novaes, em Petrópolis, e no Concurso Clarisse Leite, em Bauru e São Paulo. Recebeu o prêmio de interpretação no V Concurso Nacional Lorenzo Fernandez, em Juiz de Fora. Participou de master classes com os pianistas Flávio Varani e Gilberto Tinetti, com o qual continuou fazendo curso de interpretação. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, sob a regência do Maestro José Nilo Valle. Foi integrante da Sociedade Duo Pianístico do Brasil. Como recitalista tem se apresentado em espaços culturais em São Paulo e no interior, recebendo críticas elogiosas. Seu grande projeto foi a idealização do Grupo AUM, sexteto de música instrumental brasileira para o qual se dedicou durante 20 anos, com um trabalho intenso junto ao grande compositor Edmundo Villani-Côrtes. Foram 4 CDs e 1 DVD lançados, centenas de apresentações em todo o país, programas de rádio e TV e muito reconhecimento do público, crítica e classe musical.
Fernando Cupertino – canto – é natural de Goiânia/GO. Viveu toda a sua infância e parte de sua adolescência na Cidade de Goiás, antiga Capital do Estado. Ali recebeu influências do meio cultural extremamente rico, a partir do seio de sua própria família. Com a Darcília Amorim (1903-1995), aprendeu teoria musical e técnica vocal e viu seu talento criativo ser gradativamente direcionado para a música litúrgica. Durante o curso de Medicina, em Goiânia, no final da década de 70, frequentou o Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás como aluno não-regular, onde aprofundou seus conhecimentos de Harmonia. A partir de 2002, incentivado pelas pianistas Belkiss S. Carneiro de Mendonça e Consuelo Quireze, dedicou-se de modo mais intenso à escrita para piano, sem deixar, contudo, o gosto pela música litúrgica. Estudou Composição com Osvaldo Lacerda (1927-2011) de 2005 a 2011 e concluiu seu Mestrado em Música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás em 2007. Participou, como jurado, de dois concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em S. Paulo (2019 e 2016). Com a pianista Consuelo Quireze, forma o Duo Terra Brasilis, que tem procurado divulgar a música brasileira de concerto no Brasil e no exterior (França, Canadá e Portugal). Em 2013, teve a estreia de sua Missa Brevis in honorem Beatissimae Virginis Mariae, pelo Coro Polifónico da Lapa, na cidade do Porto (Portugal); em 2015, por solicitação do Coro Arquidiocesano de Campinas (São Paulo), escreveu a Missa de Santa Cecília, cuja estreia se deu no Mosteiro de S. Bento de Vinhedo (São Paulo). Foi membro titular do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, de 2012 a 2017. Atualmente, é vice-presidente do Centro de Música Brasileira, em São Paulo, e coordena o Instituto Cultural Sicoob Unicentro Br.
Ana Cláudia Assis – violoncelo – é natural de Goiânia-GO. Iniciou seus estudos violoncelísticos em 2010, com o Alexandre Gontijo. Graduou-se pela Emac- UFG, na classe de David E. Gardner. Participou de diversos festivais e masterclasses, como o Festival Sesc de Música em Pelotas, Gramado In concert, Música nas Montanhas e encontros de violoncelo em Porto Alegre e Peiropolis. Como integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás participou de duas turnês internacionais (Alemanha-2014 e China 2016/2017). Em 2018 e 2019 atuou como violoncelista convidada em apresentações da mesma instituição em São Paulo, Campos do Jordão e Trancoso. Em 2023, como camerista, realizou recitais em Goiânia, Cidade de Goiás e no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e atua como violoncelista do trio Allegretto.
Consuelo Quireze – piano – é Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participa de concertos, congressos e festivais nacionais e internacionais. Nos palcos, alterna entre o solo, com recitais de piano a quatro mãos, com dois pianos, música de câmara vocal e instrumental, com destaque para duos de piano com Maria Lúcia Roriz, Sylvia Maltese, Duo Terra Brasilis com Fernando Cupertino, divulgando principalmente a música brasileira. É intérprete da música para piano do compositor Fernando Cupertino.
Vários prêmios foram-lhe outorgados durante sua carreira: 2005 a “Medalha do Mérito Anhanguera”, do Governo do Estado de Goiás; 2009, o prêmio de “Destaque Cultural do Ano” do Conselho Estadual de Cultura de Goiás; 2012, a “Medalha de Mérito Cultural – Música”; 2017, com o violista Cleverson Cremer, foi distinguida com o Grand Prize Virtuoso, recebeu o primeiro prêmio e o convite para tocar no Royal Albert Hall, em Londres; 2019 , a Comenda da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos na cidade de Goiás- Go; 2019, a Medalha Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça pela União Brasileira de Escritores – UBE . Foi curadora dos projetos Concertos em Série da Fundação Jaime Câmara, de 2000 a 2012 e das comemorações de 20 de agosto, em homenagem à Nhanhá do Couto a partir de 2010 até os dias atuais. Idealizou e Coordenou os VI Encontros de Piano da EMAC UFG. Atualmente, é Coordenadora de programação de Música e Cênicas do Centro Cultural UFG e do Núcleo de Piano da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). Coordena, ainda, os projetos PianoForte e Medicina em Concerto. É curadora do projeto Allegro – Concertos CCUFG/SICOOB e Allegretto – Trio de Câmara. Ministra aulas de piano, formação de repertório, música de câmara e piano a quatro mãos. É membro titular da Academia Nacional de Música e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Em 2022 foi agraciada com o título de cidadã Villaboense.
O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 360 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Foto: Divulgação
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