Itaú Cultural recebe a estreia de Diálogo, espetáculo da marionetista Juliana Notari inspirado no gestual do músico Naná Vasconcelos

O artista pernambucano, homenageado em uma das exposições da série Ocupação em cartaz atualmente no IC, tem sua forma tocar, falar e respirar como base da construção do personagem central da trama, um artista ancião que está cansado da falta de escuta e de comunicação no mundo…

 

 

 

 

 

De 26 a 29 de setembro (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural será palco para a estreia do espetáculo Diálogo, da marionetista e diretora Juliana Notari. A peça tem como base o estudo iniciado pela artista no ano passado sobre o gestual do músico pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016), e leva à cena uma marionete de 1m50, criada e manipulada por ela, para interagir com três músicos, numa série de improvisos entre música e gestual. Diálogo acontece em sinergia com a Ocupação Naná Vasconcelos, em cartaz no Itaú Cultural até o dia 27 de outubro, e integra as homenagens aos 80 anos que o músico completaria em 2024.

As apresentações da peça são gratuitas, como toda a programação do Itaú Cultural. Os ingressos devem ser reservados sempre na quarta-feira da semana anterior à apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI, com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar possíveis ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração, e os ingressos que tiverem desistência são distribuídos por ordem de chegada.

Diálogo, personagem central da trama e que dá nome ao espetáculo, é um artista ancião atemporal, que se sente cansado, isolado e silenciado por viver no mundo atual, cheio de comunicados, decretos e gritos. Então, usa o palco e o teatro, espaços que considera sua casa, como local para partir em defesa da necessidade de diálogo. Para tanto, interage com os músicos Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino, em improvisos entre música e gestual.

“A essência da música é o diálogo, e a da atuação da marionete também”, explica Juliana Notari sobre a relação que se estabelece em cena entre essas duas expressões artísticas. “A relação que existe entre os instrumentos e o som é a mesma que eu tenho com a marionete”, detalha a artista, que divide o palco com a criação assinada por ela.

Juliana ressalta, ainda, que o personagem não representa no espetáculo Naná Vasconcelos, mas que traz nele o resultado do estudo do gestual do artista feito por ela, sobre como era sua forma de tocar, falar e até respirar. Naná se faz presente no espetáculo nos detalhes dos gestos, assim como na representatividade da sua relação íntima, profunda e religiosa com a música, os instrumentos de percussão e o corpo.

“A peça também não traz músicas do Naná, mas sim sua musicalidade. Ela está presente nesse diálogo do personagem com instrumentos como o piano, o vibrafone e a percussão, que serão interpretados em dias alternados durante a temporada, criando um espetáculo diferente a cada dia”, adianta ela.

 

Sobre a artista
Juliana Notari se dedica inteiramente à pesquisa e à experimentação nas artes da marionete há mais de 24 anos. Homônima da artista visual pernambucana, ela, no entanto, concluiu em 2005 sua graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2009, foi bolsista no Institut International de lá Marionnette em Charleville-Mézières, na França, onde estudou a relação entre marionete, público e marionetista. No país, iniciou um mestrado em Artes do Espetáculo na Universidade de Estrasburgo, o qual deixou em 2010 para realizar uma pesquisa artística sobre a velhice. Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e educadora teatral, criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarés, oficinas e cursos, realizando turnês no Brasil e em mais de 10 países.

Em 2010, recebeu o prêmio de Melhor Experimentação nas Artes da Marionete no Festival de Praga. Em 2021-2022, realizou o projeto 20 anos de Marioneta Libre – Festa e Manifesto, apoiado pelo edital Rumos Itaú Cultural, e em 2023 realizou uma mostra de repertório no Festival Anima IF, na ilha da Sardenha, na Itália. Em 2024, colaborou com o Grupo Folias, criando marionetes e auxiliando na animação e movimentos para a nova peça Coisas estranhas que o mar traz.

Ficha técnica:
Concepção e direção geral: Juliana Notari
Criação de Marionetes e animação: Juliana Notari
Direção musical: Felipe Veiga
Criação musical: Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino
Interpretação musical Primeiro Movimento: Fábio Leandro e Felipe Veiga
Interpretação musical Segundo Movimento: Felipe Veiga e Heri Brandino
Figurinos: Maria Elou
Iluminação: Cris Souto
Provocação: Jairo Pereira
Produção: Marionete Livre e Serena Produções

 

 

 

 

Diálogo
Concepção e direção geral: Juliana Notari
Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Piso Térreo – Bela Vista – próximo à estação Brigadeiro do metrô
Capacidade: 224 lugares
De 26 a 29 de setembro (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Classificação indicativa: 10 anos [temas sensíveis, como angústia]
Duração: 60 minutos aproximadamente
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na quarta-feira da semana anterior à apresentação, a partir das 12, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Fila de Espera:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

Protocolos:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 

 

Foto Diálogo – Juliana Notari: Paulo Pereira

1 comentário em “Itaú Cultural recebe a estreia de Diálogo, espetáculo da marionetista Juliana Notari inspirado no gestual do músico Naná VasconcelosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *